Saraus nas bibliotecas

Programação de novembro e dezembro de 2012

Literatura Periférica: Veia e Ventanias nas Bibliotecas de São Paulo

Literatura Periférica

A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Venha assistir e participar.


Sarau Marginaliaria
Dia 3 de novembro (sáb), 14h
- Biblioteca Raimundo de Menezes

Sarau da Poesia Maloqueirista - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 9 de novembro (sex), 19h – Pelada Poética
A proposta é multiplicar a quantidade de espaços pra brincar com as palavras. Seguindo o modelo lúdico do campinho de pelada que tanto favorece a invenção, as pessoas são contagiadas pelo prazer de jogar com a inteligência da beleza. Coordenação: Eduardo Tornaghi.
Dia 17 de novembro (sáb), 19h – Récita Maloqueirista
Sarau aberto que a cada edição recebe um autor para um bate-papo descontraído. O convidado da edição de setembro é o poeta Michel Yakini, organizador do Sarau Elo da Corrente, lançando o livro "Acorde um verso".
Dia 28 de novembro (qua), 19h – Tinta Fresca
Encontro aberto para leitura de textos inéditos, para compartilhar o que acabou de escrever ou escreveu faz tempo, mas ainda não mostrou.

Sarau do Desamadurecimento
Com Marko Concá
Espaço para leitura de poesias e crônicas, próprias ou de autores conhecidos. Nesse encontro, o músico performático conduzirá a construção coletiva de uma canção, a partir dos textos lidos.

Biblioteca Narbal Fontes
Dia 10 de novembro (sáb), das 14h às 16h
Dia 1 de dezembro (sáb), das 14h às 16h

Sarau Arte Maloqueira
Dia 10 de novembro (sáb), 17h
- Biblioteca Cora Coralina

Sarau dos Mesquiteiros
Dia 10 de novembro (sáb), 14h
- Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes

Sarau da Brasa
Dia 10 de novembro (sáb), 14h
- Biblioteca Afonso Schmidt

Sarau da Cooperifa
Dia 10 de novembro (sáb), 15h
- Biblioteca Paulo Duarte   

Sarau do Binho
Dia 24 de novembro (sáb), 11h
- Biblioteca Marcos Rey

Sarau Encontro de Utopias
Dia 24 de novembro (sáb), 14h
- Biblioteca Adelpha Figueiredo

Sarau da Vila Fundão
Dia 27 de novembro (ter), 14h
- Biblioteca Helena Silveira

Sarau Elo da Corrente Biblioteca Brito Broca
27 de novembro (sáb), das 15h às 17h – Intervenção Teatral
29 de novembro (qui), 19h – Sarau


Sarau do Ricardo ao Assumpção
Com o grupo de Teatro Projeto Bazar e participantes do Programa Vocacional
Levando o nome de dois poetas brasileiros, Cassiano Ricardo e Itamar Assumpção, o sarau tem como objetivo abrir o espaço da Biblioteca para o público. Os participantes poderão escolher poemas, crônicas e outros textos para recitar ou ler. O tema do mês será “os Cantautores na Biblioteca Temática de Música: Caetano, Chico, Gil, Itamar, Tom e Vinícius”.
Dia 29 de novembro (qui), 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Sarau Fantástico Zumbis: O Apocalipse dos Mortos-Vivos
Organizado por Silvio Alexandre, criador do Fantasticon. Com os escritores Alexandre Callari e Tiago Toy, mediados pelo produtor cultural Iam Godoy.
Na extensa bibliografia sobre o gênero terror, os zumbis mereceram pouca atenção, até agora. Enquanto vampiros, lobisomens e até assassinos seriais demandam respeito e foram exaustivamente analisados, o zumbi nunca é visto como algo mais que um bufão que se arrasta às margens do cinema de terror. Parte deste preconceito vem da falta de uma herança literária dos zumbis — diferente do Conde Drácula ou do monstro de Frankenstein, por exemplo. Entretanto, poucos monstros do cinema serviram tanto ao propósito de representar as tensões culturais da sociedade como o zumbi. Nascido no começo do século XX, é um mito moderno. Ele é um símbolo da inquietação mais primitiva do homem: o medo da morrer. Tornou-se um símbolo do
apocalipse, um arauto da perdição. É um monstro cuja aparição sempre ameaça desafiar a fé da humanidade num universo ordenado. Esses corpos ambulantes são símbolos da morte, paródias do suposto caráter final do corpo e da promessa de vida eterna da alma. O zumbi tem servido como metáfora para temas como escravidão, racismo, guerra fria, paranoia nuclear, desemprego, Aids, consumismo, intolerância. Mas, nem por isso deixaram de ser divertidos.
Dia 24 de novembro (sáb), das 17h30 às 19h30 - Biblioteca Viriato Corrêa


Sarau sertanejo
Organização: Paula Dundee. Apresentação: Guarani.
Todos últimos sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores.

Biblioteca Belmonte
Dia 24 de novembro (sáb), 15h
Dia 22 de dezembro (sáb), 15h

Sarau Líteromusical da Zona Norte
Organização: Tereza Rocha.
Escritor homenageado: Cecília Meireles. Espaço para assistir e apresentar poesias e outros estilos literários, além de música e outras atividades culturais.
Dia 30 de novembro (sex), 14h - Biblioteca Nuto Sant´Anna

Sarau do Ricardo ao Assumpção
Com o grupo de Teatro Projeto Bazar e participantes do Programa Vocacional
Levando o nome de dois poetas brasileiros, Cassiano Ricardo e Itamar Assumpção, o sarau tem como objetivo abrir o espaço da Biblioteca para o público. Os participantes poderão escolher poemas, crônicas e outros textos para recitar ou ler. O tema deste mês será Cantos e Contos Natalinos.
Dia 13 de dezembro (qui), 14h - Biblioteca Cassino Ricardo