Dicas de Leitura – Primavera

Em 23 de setembro tem início a Primavera. Estação do ano caracterizada pelo reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano.

Dicas de leitura Primavera

Em 23 de setembro tem início a Primavera. Estação do ano caracterizada pelo reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, o sol ameno e  temperaturas agradáveis. Muitos autores trazem esta estação em suas obras.

Casimiro de Abreu, famoso poeta romântico brasileiro, foi um dos que escreveu sobre o tema. Inclusive, seu único livro publicado de poesias faz aniversário neste mês, tendo sido publicado em 7 de setembro de 1859. O livro é uma coletânea de poesias melancólicas e sentimentais, com grande simplicidade na forma.

Sobre o livro:
As primaveras
Casimiro de Abreu

Este livro traz temas prediletos do poeta e que o identificam como lírico-romântico: a nostalgia da infância, a saudade da terra natal, o gosto da natureza, a religiosidade ingênua, o pressentimento da morte, a exaltação da juventude, a devoção pela pátria e a idealização da mulher amada. A sua visão do mundo externo está condicionada estreitamente pelo universo do burguês brasileiro da época imperial, das chácaras e jardins. Trata de uma natureza onde se caça passarinho quando criança, onde se arma a rede para o devaneio ou se vai namorar quando rapaz.

Confira outros livros sobre o tema que você encontra nas Bibliotecas:

Contos e poemas para crianças extremamente inteligentes de todas as idades: primavera
Harold Bloom

O livro faz parte da coleção para jovens que tem como cenário cada uma das estações do ano. O livro contém fábulas, contos e poemas com a primavera como plano de fundo.

Discurso de primavera e algumas sombras
Carlos Drummond de Andrade

O livro está dividido em seis blocos: Notícias do Brasil, Os marcados, São Sebastião e pecadores do Rio de Janeiro, Capítulos de história colonial, Assim vai (?) o mundo, Música de fundo. Entre melancólico e irritado, Drummond chora o Rio São Francisco que seca, a poluição do Tietê, as mudanças para pior introduzidas na Belo Horizonte de sua infância, a ansiedade das pessoas, a venda da cultura brasileira.

No verão, a primavera: romance
Lucília Junqueira de Almeida Prado

Um romance de amor, alicerçado em sentimentos de ternura e carinho que há muito não aparecem na literatura brasileira. A autora tem uma tese de que o romantismo não morreu.

Recado de primavera
Rubem Braga

Coleção de crônicas publicadas na Revista Nacional. A que dá título ao livro foi feita para no primeiro aniversário da morte de Vinícius de Moraes. Este livro fala de coisas como a Rainha Nerfetite, a Revolução de 1932, o diário secreto de um cara subversivo, a mulher casada que sentia uma estranha vontade de navegar e o holandês que cortava pepinos no rio Guadalquivir.

A primavera da lagarta
Ruth Rocha e Maria Cecília Marra

Escrito em versos, marcado pelo estilo bem-humorado de Ruth Rocha, o texto conta a história de uma lagarta muito comilona que estava acabando com todas as folhas da floresta. Reunidos, a Formiga, o Louva-a-deus, o Camaleão e o Caracol decidiram acabar com ela, já que só trazia prejuízo para todos. Mas era primavera, e a lagarta tinha desaparecido.

Na programação você encontra atividades relacionadas ao tema Primavera:

Espaço gourmet delícias da literatura oral – Primavera na chapa
Com Antonia Andrea de Sousa. Chefs convidadas: Giselle Ramos, musicista e Iracy Cardoso.
O concorrido encontro que reúne e expressa manifestações da cultura popular em um ambiente de comedoria e serve ao público um cardápio que traz: cantigas de roda gratinadas no forno da memória, salpicão de trava-línguas, com lascas de parlendas, cordel ao ponto marinado com causos, sorvete de advinhas com cobertura de anedotas, finalizado com licorzinho de ditos populares. As chefs convidadas, ricamente trajadas de floristas, servem contos e cantos da Primavera.  
Biblioteca Belmonte
Dia 28 de setembro às 14h30

Café com leitura na Ricardo Ramos

Com Sumara Franqueira e Rachel Rocha
Convidamos o público para uma roda de leitura em voz alta de livros infantis, infanto-juvenis, poesias e textos literários, acompanhado de um delicioso café. Em setembro, o tema será primavera e livros da autora Ana Maria Machado. Livre. 60 min.
Biblioteca Ricardo Ramos
Dias 11 e 25 de setembro às 15h30


Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes títulos estão disponíveis

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.