Ciclo de Palestras: pra que serve

As palestras acontecem na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato de 4 de agosto à 1 de setembro

Ciclo de Palestras

O momento de escolha da profissão não é nada fácil. Alguns sabem desde pequenos o que desejam e outros precisam de orientação e pesquisas para decidir a resposta da pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”. Pra tentar ajudar, alguns profissionais da área de humanas irão falar sobre pontos para se levar em consideração sobre o curso e a carreira da profissão em questão.

Conteúdo das palestras:
A origem do curso no meio universitário
O conteúdo a ser estudado
O sentido social da profissão
O mercado de trabalho na atualidade
As interfaces com outras profissões

Letras – Helder Garmes

Possui graduação em Linguística e em Letras pela UNICAMP, mestrado em Teoria e História Literária pela mesma universidade, doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Atualmente é professor doutor da USP, atuando especialmente nas áreas de literatura portuguesa, estudos comparados de literaturas de língua portuguesa, literatura brasileira, literatura comparada e história da literatura.
Dia 4 de agosto às 10h
 
Serviço Social – Rosa Maria Falzoni

Bacharel em Serviço Social e Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Atuou com diversas políticas públicas ligadas à Habitação Popular, Saúde e Cultura. É professora da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul.
Dia 4 de agosto às 14h

Turismo - Luiz Gonzaga Godói Trigo

Graduado em Filosofia e Turismo e mestre em filosofia pela PUC-Campinas, doutor em Educação pela Unicamp e livre-docente em Lazer e Turismo pela ECA-USP. É professor titular da EACH-USP, membro da Congregação da EACH, consultor dos Ministérios da Educação e do Turismo e editor do blog Global Paths (www.luiztrigo.blogspot.com). Foi diretor de turismo de Campinas, professor da PUC-Campinas e diretor e assessor da área de turismo e hotelaria do Senac São Paulo. Tem 17 livros e dezenas de artigos publicados em periódicos científicos e internacionais.
Dia 11 de agosto às 10h

Psicologia – Glauco Soto

Formado em psicologia em 1997, estudioso da primeira geração de terapia política do corpo no Brasil. Professor, pesquisador e clínico no campo das psicoterapias corporais neo-reichianas. Atua em instituições sociais de terceiro setor e equipamentos públicos, desenvolvendo dispositivos e tecnologias de trabalho em rede.
Dia 11 de agosto às 14h

Gestão Ambiental - Domingos Leôncio Pereira

Graduado em Ciências Sociais pela FFLCH – USP, com pós graduação em Educação Ambiental pela Faculdade De Saúde Pública – USP. Sociólogo efetivo da Prefeitura de São Paulo, educador ambiental na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente desde 1991. Atualmente atua no Departamento de Parques e Áreas Verdes - Parque Guarapiranga.
Dia 18 de agosto às 10h

Biblioteconomia – Sueli Nemen

Formada em Biblioteconomia e Documentação e Letras (Inglês-Português). Especialização em Serviços de informação educativos: mediação da informação e leitura pela ECA-USP e pós-graduação em Gestão Pública pela UMC. Atua como bibliotecária na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e como coordenadora no curso Técnico em Biblioteca do SENAC Consolação.
Dia 25 de agosto às 14h

Moda – Maria Silvia Barros de Held

Mestre e doutora em Artes. Professora Doutora efetiva da EACH-USP, é docente no Curso de Têxtil e Moda, na área de Design e Moda. É também membro do ICOM - International Council of Museums / UNESCO.
Dia 1 de setembro às 10h

Design Gráfico – Katia Halbe

Graduada em Comunição Visual - Bacharelado em designer - pela Universidade Mackenzie. Cursos de extensão e especialização na ECA-USP em Comunicação interdisciplinar: linguística e estética contemporânea. Cursos de artes gráficas no SENAI/SENAC e fotografia PB na Panamericana Escola de Arte e Design. Trabalha há 18 anos como produtora gráfica e editorial na editora Paz e Terra.
Dia 1 de setembro às 14h


Maiores informações no site da Biblioteca