Dicas de Leitura - Festas juninas: viva a cultura popular

Saiba mais sobre a cultura popular brasileira lendo sobre festas juninas.

Capas Dicas Junho

Festas juninas são tradicionais em muitos países. Historicamente eram relacionadas com a festa pagã do solstício de verão na Europa em 24 de junho. Cristianizadas na Idade Média, a data passou a ser comemorada como "Festa de São João". Os outros dois santos populares celebrados nesta mesma época são São Pedro (no dia 29) e Santo Antônio (no dia 13).

No Brasil, a festa européia logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. Sendo assim, as festas juninas brasileiras são multiculturais e altamente arraigadas na cultura popular.

Saiba mais obre as origens e tradições desta grande festa brasileira com nossos livros:

Festas juninas – Festas de São João: origens, tradições e história
Lúcia Helena Vitalli Rangel
Este livro, fruto de ampla pesquisa sobre o tema, fala não só das raízes das comemorações, mas também recupera suas tradições,que lhe conferem um encanto especial. As músicas e danças, as simpatias das moças casadoras, as várias modalidades de jogos e as receitas mais populares podem agora ser apreciadas e reproduzidas por todos aqueles que tomam parte nas festas.

Os três santos do mês de junho
Laura Della Mônica
São João, Santo Antonio e São Pedro, os três santos comemorados em junho e que são motivo das festas do mês.

Dicionário do folclore brasileiro
Luís da Câmara Cascudo
Livro publicado originalmente em 1954, com sucessivas edições, desde então. O dicionário contém, além dos verbetes em si, umas poucas imagens dispostas ao longo da obra, todas em preto e branco.

Festas e tradições populares do Brasil
Mello Moraes Filho
As festas e tradições populares são descritas em um rico pano de fundo histórico; um painel sobre a vida quotidiana, a atmosfera social, o trabalho, com informações sobre a arquitetura do Brasil do século XIX.

Festas populares brasileiras
Claudia Marcia Ferreira e Carlos Rodrigues Brandão
O livro fala sobre a importância das festas para nossa sociedade, como um contraponto à nossa rotina. “Aqui e ali, eis que a cultura de que somos parte, dentro da família, da igreja, da associação profissional, a todo o momento interrompe a seqüência dos dias da vida cotidiana e demarca ritualmente momentos de festejar.”


Não perca na nossa programação:

V Arraial literário da Biblioteca Belmonte
Comemoração junina com equipe, parceiros, comunidade e convidados da biblioteca, incluindo atividades que remetem às festividades juninas.  
Dia 30 de junho das 10h às 16h



Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estes títulos estão disponíveis

Veja também a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.