Mulheres na Academia de Letras

Veja as escritoras eleitas para ocupar Cadeiras na Academia Brasileira de Letras e na Academia Paulista de Letras

Share/BookmarkCompartilhe

Escritoras na Academia

Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon, Rachel de Queiroz, Ruth Guimarães Botelho, Zélia Gattai


Academia Brasileira de Letras (ABL)
 
A primeira mulher a fazer parte da Academia Brasileira de Letras (ABL) foi a cearense Rachel de Queiroz. Quinta ocupante da Cadeira 5, eleita em 4 de agosto de 1977, na sucessão de Candido Motta Filho e recebida pelo Acadêmico Adonias Filho em 4 de novembro de 1977.

Nélida Piñon nascida na cidade do Rio de Janeiro, em 3 de maio de 1937, foi a quinta ocupante da Cadeira 30, eleita em 27 de julho de 1989, e em 1996-1997 tornou-se a primeira mulher, em 100 anos, a presidir a ABL, no ano do seu I Centenário.

A escritora Zélia Gattai, viúva de Jorge Amado, foi eleita em 7 de dezembro de 2001 para a ABL, passando a ocupar a cadeira 23, antes pertencente ao marido. A cadeira de Jorge Amado carrega a mística de ter como patrono José de Alencar e como fundador Machado de Assis.


Ana Maria Machado - Sexta ocupante da Cadeira nº 1, eleita em 24 de abril de 2003, na sucessão de Evandro Lins e Silva e recebida em 29 de agosto de 2003 pelo acadêmico Tarcísio Padilha.

Cleonice Berardinelli - Sexta ocupante da cadeira nº 8, eleita em 16 de dezembro de 2009, na sucessão de Antônio Olinto,  foi recebida em 5 de abril de 2010, pelo Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco (Afonso Filho).

Dinah Silveira de Queiroz - Sétima ocupante da Cadeira 7, eleita em 10 de julho de 1980, na sucessão de Pontes de Miranda e recebida pelo Acadêmico Raymundo Magalhães Júnior em 7 de abril de 1981.

Lygia Fagundes Telles - Quarta ocupante da Cadeira nº 16, eleita em 24 de outubro de 1985, na sucessão de Pedro Calmon e recebida em 12 de maio de 1987 pelo acadêmico Eduardo Portella.



Academia Paulista de Letras

A primeira mulher eleita para a academia foi Maria de Lourdes Teixeira, ocupante da Cadeira 12, em 1969.

Ruth Guimarães Botelho foi a primeira escritora negra a ser empossada na Academia Paulista de Letras em 2010. A trajetória literária ao longo dos 88 anos de idade é registrada nas mais de 40 obras. Ela ocupa a cadeira 22, deixada por Odilon Nogueira de Matos.

Ada Pellegrini Grinover - Cadeira 9. Patrono: Álvares de Azevedo. Fundador: Venceslau de Queiroz (Acadêmicos atuais)

Anna Maria Martins - Cadeira 7. Patrono: José Bonifácio de Andrada e Silva, O MOÇO. Fundador: José de Freitas Guimarães (Acadêmicos atuais)

Idelma Ribeiro de Faria - Cadeira 9.(Acadêmicos ateriores)

Lygia Fagundes Telles - Cadeira 28. Patrono: Caetano de Campos. Fundador: Rubião Alves Meira (Acadêmicos atuais)

Maria de Lourdes Teixeira - Cadeira 12.(Acadêmicos ateriores)

Ruth Guimarães - Cadeira 22. Patrono: João Monteiro. Fundador: Estevão de Almeida (Acadêmicos atuais)

Ruth Rocha - Cadeira 38. Patrono: Clemente Falcão de Souza Filho. Fundador: Adolfo Augusto Pinto (Acadêmicos atuais)

Tatiana Belinky - Cadeira 25. Patrono: Visconde de Porto Seguro. Fundador: Antônio Ferreira de Oliveira (Acadêmicos atuais)