Share

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

TEATRO

Circo de sombras

Circo de Sombras
Com Cia Quase Cinema
O primeiro e único circo onde os artistas são sombras que falam e dançam. São muitas histórias que irão mexer com a sua imaginação em um universo povoado de personagens fantásticos. Não perca a oportunidade de conhecer o mágico engolidor de sombras, o trapezista que dança nos ares, as irmãs acrobatas e a incrível menina domadora de sombras. O Circo das Sombras é um espetáculo alegre, imagético e lúdico que conta a história de uma família circense através do teatro de sombras. Cenário, figurino e trilha sonora são inspirados no filme “Clowns”, do cineasta Federico Fellini. 40 minutos. De 4 a 8 anos.
Dia 12 de novembro às 14h30

Evaporou-se

Evaporou-se
Com TIMOL - Teatro Infantil da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Os moradores de uma pequena cidade recebem a visita de um estranho homem que promete solucionar o problema de falta d’água. Para isso será necessário entrar numa floresta cheia de mistérios. Entre a cidade e a floresta muitas coisas irão acontecer.
Dia 14 de novembro às 20h
Dia 16, 29 e 30 de novembro às 16h
Dia 18 e 27 de novembro às 15h30



SARAUS


Sarau Encontro de Utopias na Monteiro
Com Regina Tieko, Fábio Abramo e Paulo D'Áuria
Traga sua voz e sua luz, suas canções, seus instrumentos e adereços, seu livro de cabeceira, seus poemas e textos! Arte é mesmo pra dividir. Entre na roda: cultura é protagonismo. Livre. Sempre na terceira terça-feira do mês.
Dia 18 de novembro às 19h
Dia 16 de dezembro às 19h


Sarau das Artes
Direção Artística: Maria Zélia Wolff
Sarau que acontece semanalmente na "Monteiro Lobato" há mais de 20 anos, onde se apresentam cantores, pianistas, bailarinos, corais, instrumentistas, balé clássico japonês, declamadores, tangueiros - uma delícia!
Às sextas-feiras de novembro às 14h
Sexta-feira, dias 5 e 12 de dezembro às 14h

LEITURA COM MEDIAÇÃO


Leitura para primeira infância
Com Maria de Fátima França Baptista. De 0 a 6 anos.
Às terças e quintas-feiras de outubro e novembro às 10h


CINE GAROTADA
Às terças-feiras

Coca recoca

Jeca Tatu  (ESPECIAL 100 ANOS DO JECA)
Brasil, 1959, 95 min, DVD
Direção: Milton Amaral. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Nena Viana.
Jeca é um roceiro preguiçoso, mas essa preguiça está com os dias contados, pois seu ranchinho está ameaçado pela ganância de latifundiários sem coração. Homenagem de Mazzaropi a Monteiro Lobato. Livre
Dia 4 de novembro às 14h30

Universidade monstros
Monsters University, EUA, 2013, 107 min, dublado, DVD
Direção: Dan Scanlon. Elenco: Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi.
Mike Wazowski sabe que os melhores assustadores estudam na Universidade Monstros (UM). Mas os planos de Mike saem dos trilhos quando seu caminho cruza com Sulley, um assustador nato. Livre
Dia 11 de novembro às 14h30

Irmão urso

Brother bear, EUA, 2003, 85 min, dublado, DVD
Direção: Robert Walker.
Em busca de vingança por seu pai ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado em um urso. Livre
Dia 18 de novembro às 14h30

Toy story 3

Toy story 3, EUA, 2010, 103 min, dublado, DVD
Direção: Lee Unkrich.
Andy está prestes a ir para a faculdade. Ele precisa arrumar o quarto e definir o que irá para o lixo e o que será guardado no sótão. Livre
Dia 25 de novembro às 14h30


OFICINA

Brincando em Inglês
Com Tatiana Sant Anna
Brincar, ouvir músicas, fazer teatro, ler livros e conversar, pode ser uma forma até melhor – ou pelo menos mais divertida - de se aprender inglês... Com estas atividades, as crianças e os adolescentes se aproximam com facilidade da língua e da cultura inglesas. De 9 a 16 anos.
Às sextas-feiras às 17h40 até 5 de dezembro


Futsal Feminino e Masculino
Um projeto da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e da Base Comunitária de Segurança da Praça Rotary. O time masculino existe há oito anos, com o nome HURR (Humildade, União, Raça e Respeito), escolhido desde então pelos próprios meninos. O feminino atua há dois anos, com o nome Meninas da Vila Buarque. Masculino de 8 a 15 anos. Feminino para maiores de 12 anos.
Às terças e quintas-feiras às 7h e aos sábados às 9h30 até 13 de dezembro


CLUBE DOS LEITORES
Encontro regular de leitores para discutir as impressões sobre uma determinada obra literária previamente selecionada e lida.


Clube de Leitura Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Com João Luiz Marques
Encontros mensais para conversar sobre a leitura de autores brasileiros contemporâneos, previamente selecionados e lidos. Para maiores de 14 anos.
Dia 14 de novembro às 20h - Romance de Luís Capucho "Mamãe me adora" da editora Vermelho Marinho
Dia 5 de dezembro às 20h - Romance de José Luiz Passos "O sonâmbulo amador" da editora Alfaquara



CIRCUITO SÃO PAULO DE CULTURA - ARTES CÊNICAS


Mivos Quartet (EUA)
Dedicado à interpretação de obras de compositores contemporâneos, o quarteto apresenta música nova para públicos diversos. Baseado em Nova York, o Mivos tem trabalhado com encomendas de obras e estréias mundiais, em estreita colaboração com os próprios compositores. Seus ntegrantes desenvolvem sólidas carreiras internacionais como solistas e cameristas, e vêm chamando a atenção da crítica especializada para seus concertos e gravações.
Dia 4 de novembro às 19h


PALESTRAS

1º Fórum de Solidariedade ao Povo Palestino
Com Supervisão de Cultura da Subprefeitura – Sé
Abertura: Breve história da Palestina: dos massacres à resistência
Mesas: 1- O movimento sindical e a solidariedade internacional, 2 - A resistência internacional da juventude, 3 - A impunidade de Israel no genocídio e expulsão do povo palestino, 4 - A questão palestina na mídia, 5 - Mulheres árabes e a luta contra o imperialismo ontem e hoje e 6 -Caminhos para a libertação da Palestina na visão dos partidos políticos
Plenária: Além de apresentar ao público a questão palestina, desde suas origens até os dias atuais, alguns movimentos e organizações da sociedade civil brasileira falarão sobre as ações e caminhos à solidariedade ao povo palestino e desmistificarão representações sobre o tema. Nesse espaço, promovido em unidade de ação pela Frente em Defesa do Povo Palestino, Comitê Estado da Palestina Já e entidades representativas que atuam em defesa do povo palestino, a proposta ao final é impulsionar campanhas e ações nesse sentido. Ao final, haverá apresentações e shows de cultura livre pela Palestina livre.
Dias 22 e 23 de novembro às 10h


ATIVIDADES ESPECIAIS - VISITA MONITORADA

Caminhos da Biblioteca
Visita monitorada para crianças.
Com Eulália Camara Lobato
Às terças e quartas-feiras às 10h


PROGRAMA VOCACIONAL DANÇA

DANÇA
Realizado pelo DEC - Departamento de Expansão Cultural da Secretaria de Cultura em diversos espaços públicos, o Programa Vocacional é aberto a maiores de 14 anos.
Turma 1: às terças-feiras das 16 às 19h
Turma 2: às terças-feiras das 19 às 21h

Mostra final dos artistas vocacionados do programa Vocacional Dança
Artistas Orientadores: Mariana Duarte e Renato Vasconcellos
Apresentação do processo de pesquisa e criação dos vocacionados orientados pelo Programa Vocacional de Dança, da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e da Galeria Olido sob a orientação dos artistas-orientadores Mariana Duarte e Renato Vasconcellos. Livre
Dia 8 de novembro às 15h

MÚSICA
Realizado pelo DEC - Departamento de Expansão Cultural da Secretaria de Cultura em diversos espaços públicos, o Programa Vocacional é aberto a maiores de 14 anos.
Turma 1: Às terças-feiras das 14h às 17h


PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA

O PIÁ (Programa de Iniciação Artística) atende crianças e jovens de 5 a 14 anos visando a iniciação e o despertar do interesse pelas seguintes linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro. A proposta artístico-pedagógica do PIÁ considera na sua abordagem as sensações, sentimentos, conceitos, valores e significados culturais e sociais. As brincadeiras, experimentações e convivências entre artistas-educadores, crianças e jovens, geram os processos artísticos que revelam, em suas incessantes transformações, o desenvolvimento da sensibilidade, percepção e imaginação. Inscrições abertas, diretamente na Biblioteca.


EXPOSIÇÕES

 
Exposição do VII Prêmio Arthur Bispo do Rosário - Pinturas, ilustrações, esculturas e instalações

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06
O sergipano Arthur Bispo do Rosário (1911-1989) foi internado em janeiro de 1939 na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Viveu cinco décadas trancafiado. Negro, solteiro, de naturalidade desconhecida, sem parentes, sem profissão e com antecedentes criminais, foi diagnosticado com esquizofrenia paranóide. Durante os 25 anos ininterruptos que passou sem sair do manicômio, produziu 804 obras. O Prêmio visa homenagear esse artista que, mesmo em condições adversas, tornou-se referência para o mundo das artes. Livre
Categorias “Esculturas/Instalações” e “Pinturas/Ilustrações”.
De 4 a 27 de novembro

Eu, Lobato


Eu, Lobato

Curadores: Oiram Antonini e Nelson Somma Junior
A exposição retrata passagens que José Bento Monteiro Lobato viu e viveu em seus 66 anos de vida. Composta por livros, objetos pessoais, roupas, materiais de pintura, documentos, mobiliário e painéis com uma linha do tempo na qual são retratados aspectos importantes ocorridos na vida do escritor. Livre. Permanente.
De segundas a sextas-feiras das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h e domingos das 10 às 14h



logo SMB

Monteiro Lobato