Share

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

CIRCUITO DE MÚSICA

Mustache e Os Apaches
A banda nasceu da simbiose criativa de cinco excêntricos músicos que também atuam em vários campos da arte como o circo, artes plásticas, cinema e literatura. Iniciaram seu projeto apresentando-se nas ruas de São Paulo e logo se destacaram por serem capazes de transformar qualquer lugar da cidade em um espaço para shows.
Dia 29 de agosto às 19h


The Gasolines
Com quatro CDs e uma fita K7 lançados, a banda começou tocando temas do Link Wray, um dos mestres do rock'n'roll. Rapidamente as influências de rock de garagem foram dando espaço para ritmos latinos, composições de filmes de faroeste, sutilezas do jazz e, claro, surf rock. O disco mais recente mis recente, "Pura Veneta" às2008), abrange ainda mais as influências da banda, com sonoridades orientais, dub e reggae.
Dia 26 de setembro às 18h




CIRCUITO DE TEATRO INFANTIL

Um ratinho na lua - foto de Enrique Sitchin

Um Ratinho e a Lua
Com Rafael Curci
Uma história de amor contada com humor. O protagonista desta obra é Gualdo, um pequeno ratinho que morre de vontade de conhecer pessoalmente a sua eterna namorada, a Lua. Além de apaixonado, este ratinho é obstinado e arrojado, qualidades que o impulsionaram a buscar diversas maneiras de cruzar o espaço para chegar até a sua amada. Livre
Dia 10 de setembro às 14h30


TEATRO

chapeuzinho colorido

Chapeuzinhos Coloridos
Com Grupo Cênico Projeto Bazar
As histórias de Chapeuzinhos Coloridos começam com o "era uma vez..." de todos os bons contos de fadas. Mas se as fábulas clássicas serviam apenas para ensinar e divertir, as histórias do livro de Torero e Pimenta, que inspiraram este espetáculo, querem estimular a imaginação dos pequenos espectadores. E se o chapeuzinho de Chapeuzinho Vermelho não fosse vermelho? E se o Lobo fosse bonzinho? E se houvesse um romance entre o Caçador e a Mãe? E se tudo fosse um plano diabólico da Avó? Um convite ao público para inventar a sua própria maneira de ir pela estrada afora. Livre
Dia 7 de setembro às 11h – Bosque da Leitura Parque do Ibirapuera
Dia 24 de setembro às 14h30


SARAUS

A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Venha assistir e participar.
Sarau Encontro de Utopias na Monteiro
Com Regina Tieko, Fábio Abramo e Paulo D'Áuria
Traga sua voz e sua luz, suas canções, seus instrumentos e adereços, seu livro de cabeceira, seus poemas e textos! Arte é mesmo pra dividir. Entre na roda: cultura é protagonismo.
Dia 16 de setembro às 18h30

Sarau das Artes
Direção Artística: Maria Zélia Wolff
Sarau que acontece semanalmente na "Monteiro Lobato" há mais de 20 anos, onde se apresentam cantores, pianistas, bailarinos, corais, instrumentistas, balé clássico japonês, declamadores, tangueiros - uma delícia!
Às sextas-feiras de agosto e setembro às 14h


LEITURA COM MEDIAÇÃO


Leitura para primeira infância
Com Maria de Fátima França Baptista e Marta Nosé Ferreira. De 0 a 6 anos.
Às terças-feiras de agosto e setembro às 10h
Às quintas-feiras de agosto e setembro às 15h


Naquele livro tinha uma história

Com Marta Nosé e Maria Haila de Oliveira
Às segundas e terças-feiras de agosto e setembro às 14h30
Às quartas e quintas-feiras de agosto e setembro às 10h


CINE GAROTADA
Às terças-feiras

Coca recoca

A casa monstro
Monster house, EUA, 90 min, dublado, DVD
Direção: Gil Kenan.
Quando a casa do outro lado da rua se transforma em um monstro vivo, o jovem DJ convoca seus amigos Chowder e Jenny para descobrir o segredo que mantém a casa viva. Livre
Dia 26 de agosto às 14h30

Baú de histórias - volume I
Brasil, 2005, 46 min, DVD
Direção: Mário Sergio Cardoso. Elenco: com os contadores de histórias Sérgio Serrano e Cris Miguel.
Histórias superdivertidas estão guardadas dentro deste baú! Quando a caixa é aberta, tudo pode acontecer. Episódio 1: Chapeuzinho Vermelho -- Mala Mundi: Índia, Pandit Krishna -- A história da loja de brinquedos -- Episódio 2: Pastorzinho -- Boneco Julião: Mãe-d'água -- Mala Mundi: Peru. Livre
Dia 2 de setembro às 14h30

Baú de histórias - volume II
Brasil, 2005, 45 min, DVD
Direção: Mário Sergio Cardoso. Elenco: com os contadores de histórias Sérgio Serrano e Cris Miguel.
Episódio 3 : O gato e a galinha -- A princesa e o rubi -- 2. Episódio 4: A princesa e o sapo -- Giuditta e Giuseppe: Papagueno. Livre
Dia 9 de setembro às 14h30

Baú de histórias - volume III
Brasil, 2005, 43 min, DVD
Direção: Mário Sergio Cardoso. Elenco: com os contadores de histórias Sérgio Serrano e Cris Miguel.
Episódio 5: A loja do mestre André -- O mercador e o loro -- Mala mundi: Síria -- Episódio 6: Sapateiro -- O galo e a raposa -- Mala mundi: China: Bom pra nada. Livre
Dia 16 de setembro às 14h30

Baú de histórias - volume IV
Brasil, 2005, 40 min, DVD
Direção: Mário Sergio Cardoso. Elenco: com os contadores de histórias Sérgio Serrano e Cris Miguel.
Episódio 7: Yara -- A história da mata e do rio -- Mala Mundi: história indígena - Mundo novo -- Episódio 8: Tangolomango -- Matinta Pereira -- Sinhaninha. Livre
Dia 23 de setembro às 14h30

Baú de histórias - volume V
Brasil, 2005, 46 min, DVD
Direção: Mário Sergio Cardoso. Elenco: com os contadores de histórias Sérgio Serrano e Cris Miguel.
Episódio 9: Coca Recoca -- Mala mundi: África - Elefante -- O jardim da dona Nina -- Episódio 10: As três laranjas -- Heitor Villa-Lobos -- Mala mundi: México -Mulata de Córdoba. Livre
Dia 30 de setembro às 14h30


OFICINA

Brincando em Inglês
Com Milena e Tatiana
Brincar, ouvir músicas, fazer teatro, ler livros e conversar, pode ser uma forma até melhor – ou pelo menos mais divertida - de se aprender inglês... Com estas atividades, as crianças e os adolescentes se aproximam com facilidade da língua e da cultura inglesas. De 9 a 16 anos.
Às sextas-feiras das 17h40 às 19h


Futsal Feminino e Masculino
Um projeto da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e da Base Comunitária de Segurança da Praça Rotary. O time masculino existe há oito anos, com o nome HURR (Humildade, União, Raça e Respeito), escolhido desde então pelos próprios meninos. O feminino atua há dois anos, com o nome Meninas da Vila Buarque. 8- 15 (masculino). +12 (feminino)
Às terças e quintas-feiras às 7h
Aos sábados às 9h30



CLUBE DOS LEITORES
Encontro regular de leitores para discutir as impressões sobre uma determinada obra literária previamente selecionada e lida.


Clube de Leitura Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Com João Luiz Marques
Encontros mensais para conversar sobre a leitura de autores brasileiros contemporâneos, previamente selecionados e lidos. Para o encontro de setembro, foi escolhido o livro de crônicas Sonhos rebobinados, de Humberto Werneck, da Arquipélago Editorial. Para maiores de 14 anos.
Dia 12 de setembro às 19h

ATIVIDADES ESPECIAIS - VISITA MONITORADA

Caminhos da Biblioteca
Proposta diferenciada de visita monitorada, abrangendo toda a diversidade de atuação da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e adequando-a a realidade do grupo de visitantes, mostrando assim como a biblioteca é uma instituição democrática, capaz de interagir, integrar e compor com todo tipo de atividade a ser realizada. Agendamento prévio pelo telefone.


PROGRAMA VOCACIONAL DANÇA

DANÇA
Realizado pelo DEC - Departamento de Expansão Cultural da Secretaria de Cultura em diversos espaços públicos, o Programa Vocacional é aberto a maiores de 14 anos.
Turma 1: às terças-feiras das 16 às 19h
Turma 2: às terças-feiras das 19 às 21h


MÚSICA
Realizado pelo DEC - Departamento de Expansão Cultural da Secretaria de Cultura em diversos espaços públicos, o Programa Vocacional é aberto a maiores de 14 anos.
Turma 1: Às terças-feiras das 14h às 17h


PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA

O PIÁ (Programa de Iniciação Artística) atende crianças e jovens de 5 a 14 anos visando a iniciação e o despertar do interesse pelas seguintes linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro. A proposta artístico-pedagógica do PIÁ considera na sua abordagem as sensações, sentimentos, conceitos, valores e significados culturais e sociais. As brincadeiras, experimentações e convivências entre artistas-educadores, crianças e jovens, geram os processos artísticos que revelam, em suas incessantes transformações, o desenvolvimento da sensibilidade, percepção e imaginação. Inscrições abertas, diretamente na Biblioteca.


EXPOSIÇÕES

Eu, Lobato


Eu, Lobato

A exposição retrata passagens vividas por José Bento Monteiro Lobato ao longo dos seus 66 anos. Através de painéis biográficos, objetos de uso pessoal e livros escritos e editados por Lobato, visa mostrar a sua importância no cenário literário, econômico e político brasileiro.
De segundas a sextas-feiras das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h e domingos das 10 às 14h


logo SMB

Monteiro Lobato