Share

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

SARAUS

Sarau das Artes
Direção Artística: Maria Zélia Wolff
Neste mês teremos, entre outros: música, piano, canto, poesias, coral, bailado e jogral. Sempre bem selecionados e tudo muito bem executado!
Às sextas-feiras às 14h

Sarau Encontro de Utopias
Venha declamar, criar, cantarolar. Ou desenhar, interpretar. Entoar, abrir, escrever.
O convite é para o seu coração: traga você, sua arte e quem você tiver a sorte de ter como amigo! Entre na roda: cultura é protagonismo.
Dias 21 de julho, 18 de agosto, 15 de setembro, 20 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro às 19h


CINEGAROTADA


Lá vem história - Histórias do folclore brasileiro I
Série que apresenta lendas e histórias do imaginário popular brasileiro e estrangeiro, interpretadas por renomados contadores de histórias. Livre.
Dia 7 de julho às 14h30

Lá vem história - Histórias do folclore brasileiro II

"Lá vem história" é uma série que apresentar lendas e histórias do imaginário popular brasileiro e estrangeiro, interpretadas por renomados contadores de histórias. Livre.
Dia 14 de julho às 14h30

O Gato Félix - Novas aventuras

Seis histórias do Gato Félix que usa todo o seu charme e astúcia para se ver livre de um terrível professor e seu assistente. Livre.
Dia 21 de julho às 14h30

O Grilo Feliz

Em um pequeno povoado de insetos na floresta, o Grilo Feliz compõe músicas com sua violinha feita de casca de amendoim. Mas a paz será quebrada com a chegada do ambicioso lagarto Maledeto e seu Bando do Brejo. Livre.
Dia 28 de julho às 14h30


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Tecendo Saberes
- Abertura e bate-papo com a artista Marie Ange Bordas, a jornalista Gabriela Romeu e a editora Dolores Prades.
- Projeção de mini-vídeos criados com as crianças
- Contação de Histórias: Tecendo saberes das crianças do Baixo Amazonas
Com Cia. Conto em Cantos
Quebrar castanhas, salvar um cachorro da barriga de uma sucuri, ouvir o assobio da Matinta Perera, fazer brinquedos de palha e madeira... Estas são apenas algumas das experiências e sabedorias das crianças quilombolas do Baixo Amazonas que você vai conhecer neste passeio com as atrizes e contadoras de histórias Juliana Offenbecker e Priscila Harder. Interagindo com projeções de foto-ilustrações criadas pela artista Marie Ange Bordas em parceria com a criançada de 5 comunidades do Pará, a dupla brinca de misturar lendas, causos e um montão de saberes e fazeres locais com brincadeiras, instrumentos e objetos trazidos da região amazônica.
Dia 11 de julho a partir das 14h30

Histórias contadas com as mãos em: Os contos de bicho de Ricardo Azevedo
Narração de histórias em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e traduzidas para o Português. Nessa apresentação, as pessoas surdas ou ouvintes, que sabem falar Libras ou não, podem entrar na floresta, conhecer e se relacionar com os bichos dos contos do autor brasileiro Ricardo Azevedo: o público verá as confusões de "A Tartaruga e a Fruta Amarela" e o esforço do sapo para ir à festa no céu. Livre
Dia 29 de julho às 14h


CURSO


Brincando em Inglês

Coordenação de Tatiana Sant’Anna
Brincar, ouvir músicas, fazer teatro, ler livros e conversar, pode ser uma forma até melhor – ou pelo menos mais divertida - de se aprender inglês... Com estas atividades, as crianças e os adolescentes se aproximam com facilidade da língua e da cultura inglesas. Para maiores de 10 anos.
Às quintas-feiras das 17h30 às 19h

Futsal Feminino
Meninas da Vila Buarque é o time feminino de Futsal da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, fruto de um projeto em parceria com a Base Comunitária de Segurança da Vila Buarque, e já existe há três anos. Para maiores de 12 anos.
Aos sábados às 9h30
 
Futsal Masculino

O time masculino de Futsal da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato existe há nove anos, com o nome HURR (Humildade, União, Raça e Respeito), escolhido desde então pelos próprios meninos. O Projeto Futsal para crianças e adolescentes é uma parceria com a Base Comunitária de Segurança da Vila Buarque, e os meninos já disputaram vários torneios, ganhando diversos troféus nesses anos. De 7 a 14 anos
Aos sábados às 7h
Às terças-feiras às 7h e às 13h (aulas independentes)
Às quintas-feiras 7h e às 13h (aulas independentes)


LEITURA E LITERATURA

Diálogos com a literatura brasileira contemporânea
Com João Luiz Marques
Encontros mensais para conversar sobre a leitura de autores brasileiros contemporâneos, previamente selecionados e lidos. A partir de 14 anos.
Dia 17 de julho às 20h


ATIVIDADES ESPECIAIS - VISITA MONITORADA

Caminhos da Biblioteca
Visita monitorada para crianças com Eulália Camara Lobato. É necessário agendar com antecedência.
Às terças e quartas-feiras às 10h


EXPOSIÇÕES

Eu, Lobato


Eu, Lobato

Curadoria de Oiram Antonini e Nelson Somma Junior
A exposição retrata passagens que José Bento Monteiro Lobato viu e viveu em seus 66 anos de vida. Composta por livros, objetos pessoais, roupas, materiais de pintura, documentos, mobiliário e painéis com uma linha do tempo na qual são retratados aspectos importantes ocorridos na vida do escritor. Livre. Permanente.
De segundas a sextas-feiras das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h e domingos das 10 às 14h






PROGRAMAÇÃO SPCULTURA

SPCultura
Veja a programação de toda a Secretaria da Cultura


logo SMB

Monteiro Lobato