Share

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

biblioteca

CINE GAROTADA
Toda terça-feira às 10h e às 14h30

Universidade dos monstros
Monsters University, EUA, 2013, 1h44min., dublado, DVD
Direção: Dan Scanlon
Mike Wazowski e James P. Sullivan são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto.
2 de agosto às 14h30

Kung Fu Panda

Kung Fu Panda, EUA, 2008, 1h30, dublado, DVD
Direção: Mark Osborne, John Stevenson
Po é um urso panda desajeitado, que trabalha no restaurante de macarrão de sua família. Um dia ele é surpreendido ao saber que foi escolhido para cumprir uma antiga profecia, o que faz com que treine ao lado de seus ídolos no kung fu.
9 de agosto às 14h30

A era do gelo 4

Ice Age: Continental Drift, EUA, 2012, 1h34, dublado, DVD
Direção: Steve Martino, Mike Thurmeier
Sempre em busca de sua cobiçada noz, o esquilo Scrat provoca, sem querer, a separação dos continentes. A situação provoca mudanças no terreno de vários locais, entre eles onde os amigos Manny, Diego  e Siid estão alojados.
16 de agosto às 14h30

Frankenweenie

Frankenweenie, EUA, 2012, 1h27, dublado, DVD
Direção: Tim Burton
Victor adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, onde um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, ele constrói uma máquina que permita reviver Sparky.
23 de agosto às 14h30

O serviço de entrega de Kiki

Majo no Takkyubin, Japão, 1989, 103 min, dublado, DVD
Direção: Hayao Miyazaki.
A bruxinha Kiki completa 13 anos e, como dita a tradição, ela deve ir morar durante um ano em uma cidade onde não more nenhuma outra bruxa. Lá, sobre uma vassoura voadora e com a ajuda de seu gato Jiji, Kiki abre um serviço de entregas.
30 de agosto às 14h30


MÚSICA


Apresentação de choro

Grupo de Choro consolidado em aulas-ensaio ao longo do primeiro semestre de 2016. São nove músicos que tocam repertório que vai de Pixinguinha a Chiquinha Gonzaga, entre vários outros compositores. Bob de Souza - coordena o grupo. Livre. 2h.
20 de agosto às 15h


CURSOS E OFICINAS

maestro

Introdução à Regência Orquestral, A Arte da Regência e Prática de Orquestra
Com Mtº Daniel Misiuk  e  Mtº Angelino Bozzini
Três importantes oportunidades para músicos que tenham interesse em dar os primeiros passos no mundo da regência orquestral e na prática de orquestra.
Informações e inscrições disponíveis em http://regenciaorquestral.blogspot.com.br/ ou diretamente com os maestros.
sábados, das 10h às 13h, no auditório Lúcia Lambertini

    Introdução à Regência Orquestral - Curso teórico e prático aberto a regentes iniciantes e interessados em conhecer os princípios da regência orquestral.
    A Arte da Regência - Para quem já tem alguma experiência como regente e gostaria de aprimorar sua técnica e formação artística
    Prática Orquestral - Abrindo um espaço para pessoas que têm uma formação instrumental e buscam um local para prática de conjunto formaremos uma orquestra que servirá de base para a formação de repertório camerístico e sinfônico para os integrantes da orquestra, bem como para a prática dos regentes do curso “A Arte da Regência”.

PIÁ – Programa de Iniciação Artística
O PIÁ é um programa de formação voltado para crianças e adolescentes de 05 a 14 anos. A abordagem artístico-pedagógica do PIÁ relaciona processos artísticos e Cultura da Infância por meio da convivência entre artistas educadores, crianças e adolescentes, considerando ludicidade, experimentação estética e realidades sociais e culturais.

Inscrições de segunda a sexta, das 10h às 17h, na recepção da biblioteca ou diretamente nos dias e horários indicados para cada turma.
Turmas e horários
quartas-feiras
8 a 10 anos, das 9h às 11h
5 a 7 anos, das 14h às 16h
quintas-feiras
5 a 7 anos, das 9h30 às 11h30
8 a 10 anos, das 14h às 16h30


CICLO DE OFICINAS DE CRIAÇÃO DE LIVRO - Clareada: diário de uma expedição
com Marcella Tamayo e Marina Faria
“Clareada – diário de uma expedição escrito pelos irmãos Bernaldo” é uma história de dois irmãos exploradores, Nicodamus e Valentina, que vão morar em uma nuvem a fim de realizar pesquisas sobre fauna, flora e cultura. A presente proposta oferece uma atividade no formato de um ciclo de oficinas de criação de livro. Embora juntas as oficinas proponham um trabalho contínuo, cada uma é independente da outra. Projeto apoiado pelo Edital Proac n°33/2015. Mais informações sobre a oficina: http://estadodacultura.sp.gov.br/projeto/369/
Material fornecido pelas autoras. 20 vagas.  Não há necessidade de inscrição prévia, participação será por ordem de chegada. Livre (recomendado para crianças e seus acompanhantes). 2 h (por oficina)

Oficina 1 - CRIANDO UMA HISTÓRIA
Através de recortes e desenhos os participantes criarão em conjunto uma história, que vai sendo construída a partir da interação de diversos elementos. À medida que os desenhos que fazem vão se encontrando e sendo fixados e realocados nas cartolinas, cria-se naturalmente uma narrativa, constituída pela contribuição que cada um traz.
13 de agosto às 10h

Oficina 2 - CONTANDO A HISTÓRIA COM DESENHOS

É hora de ouvir e relembrar (ou conhecer) a história e que criamos no encontro anterior e deixar que as imagens que ela nos mostra alcancem o papel. A história será recontada em palavras, de forma a produzir imagens mentais e despertar a curiosidade dos participantes. Cada trecho irá se transformar em um desenho e ao
final todos terão a história contada em imagens.
20 de agosto às 10h

Oficina 3 - MONTANDO UM LIVRO

Desta vez o livro vai ser o suporte. Cada participante vai receber a história escrita e dividida em pedacinhos. À medida em que a história vai sendo recontada em voz alta, vamos reunir os desenhos feitos no segundo encontro e relacioná-los com cada trecho. Aqueles que não tiverem participado das oficinas anteriores poderão aproveitar esse momento para começar a desenhar (eles montarão um caderno onde poderão trabalhar mais nos desenhos posteriormente). Em seguida, os participantes vão aprender a montar os desenhos em formato de livro e, se sentirem necessidade, colar neles os trechinhos recebidos. Depois de pronto o miolo, cada um irá criar sua própria capa.
27 de agosto às 10h


Curso Avançado de Contadores de Histórias

com Ana Luisa Lacombe, Kelly Orasi e Simone Grande.
O curso pretende levantar temas fundamentais para o aprofundamento do estudo do contador de histórias.
Este curso destina-se a pessoas que já tem experiência em contar história. 18 anos. Carga horária total: 45 horas.
Inscrições de 1 a 10 de agosto, de segunda a sábado das 10h às 17h, na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. No ato da inscrição, o interessado deverá apresentar uma carta de intenção redigida em uma única lauda. Essa carta será decisiva para a escolha dos participantes e está sujeita a um processo de seleção que será realizado pelas responsáveis pelo curso.
De 20 de agosto a 10 de dezembro, das 10h às 13h


PALESTRAS E ENCONTROS


Hora do Mamaço São Paulo 2016
Evento Nacional de Conscientização e apoio ao Ato de Amamentar
O tema deste ano decidido pela WABA é “Aleitamento Materno: Presente Saudável, Futuro Sustentável”. Teremos roda de histórias e muitas surpresas mamães e bebês. Livre. 4 horas.
Inscrições pelo http://goo.gl/forms/xefBUZZaDQUuoERP2
6 de agosto às 14h

Virada da Educação

A Virada Educação é um projeto sobre provocar novas apropriações de um território em direção à construção coletiva de uma comunidade mais conectada, que percebe o aprender e o ensinar espalhados por todos os lugares. Informações sobre atividades e horários disponíveis em http://viradaeducacao.me/
18 de agosto às 13h

2ª Jornada do Patrimônio

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio de seus departamentos de Programação e de Patrimônio Histórico (DPH), realizará a 2ª Jornada do Patrimônio da Cidade de São Paulo, nos dias 27 e 28 de Agosto de 2016. A ideia é proporcionar a paulistanos e turistas a oportunidade de reconhecer seu patrimônio histórico, artístico e cultural, distribuído por diversos pontos da cidade. Informações sobre a visitação a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, disponível em: http://www.jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br
27 de agosto às 10h


SARAU E CORAL


SARAU
Sarau das Artes

Coordenação Maria Zélia Wolff 
A cada encontro são apresentadas diferentes produções artísticas variadas como piano, canto, danças, poesias, coral, bailado, jogral entre outras. Para maiores de 60 anos.
As sextas-feiras das 14h às 16h


CORALUSP

Regente Tiago Pinheiro Souza
O projeto pretende reunir prática vocal, criação e improvisação musicais, percussão e expressão corporal em uma mesma atividade. Não é necessária inscrição. Maiores informações com o regente no dia das atividades.
Às 2ªs feiras (iniciantes) das 12h às 14h
Às 4ªs feiras (intermediário e avançado) das 12h às 14h

TEATRO

Com que asas você voa
Gigantinho é um duende fora dos padrões e por isso, nunca foi aceito no Reino dos Duendes. Seu grande sonho é ganhar asas e voar, tornando-se então membro do respeitoso mundo das fadas. Para realizar seu desejo, recebe a missão de encontrar e transformar o destino do atrapalhado Príncipe Ababelado e da aventureira Princesa Fofoneta. Livre. 1h10min.
4 de agosto às 14h

Retorno ao assassinato

adaptação e direção Marcos Lopes
Leitura dramática apresentada em dois atos, conta com dez atores e tem como diferencial: figurinos, trilha sonora e movimentação cênica Retorno ao Assassinato (1960) é inspirado no clássico livro Os Cinco Porquinhos (1942) de Agatha Christie.
O enredo gira em torno de uma mulher julgada e condenada pelo assassinato do marido (um pintor famoso e infiel), morrendo pouco depois na cadeia. 16 anos depois, Carla, a filha, tenta reconstituir o passado, reunindo todos os envolvidos no caso, uma vez que a mãe deixou-lhe uma carta onde diz ser inocente. Será mesmo isto verdade? 12 anos. 1h30min.
13 de agosto às 15h30

Quem sabe virar cambalhota?

Os personagens Daniel e Teresa são de uma cidade que se chama Sassaré, onde tudo é perfeito, só tem um problema: Ninguém sabe virar cambalhota! Para ir em busca desse aprendizado, eles vivenciam uma trajetória cheia de desafios, onde a imaginação e a brincadeira tomam lugar. Livre. 45 min.
19 de agosto às 14h

O mistério do boto

Texto Edyr Augusto Proença | Adaptação Cauê Bonifácio | Responsável pela montagem Agência Top Line Modes
 A peça conta a história de um golfinho de água doce que em noites de festas e de  lua cheia sai das águas para seduzir as mais belas moças da aldeia, porém um mistério envolve essa história, só precisamos saber qual. 7 anos. 1h10min.
24 de agosto às 15h

Piramo e Tisbe

Trata-se de uma obra que conseguiu alinhavar as principais histórias de amor dos contos gregos. Como a história de amor ente dois adolescentes separados pela força do destino que inspirou a famosa peça Romeu e Julieta de Shakespeare. Outro mito surpreendente é a luta incessante de Orfeu para trazer sua amada de volta a vida do mundo dos mortos. A tão poética e bela história de Eco e Narciso, o intrigante sofrimento da vida eterna da Profetisa Sibila, a curiosidade angustiante de Pandora. Através dos infortúnios e anseios vividos no espetáculo o público é levado às sensações mais primitivas do homem envolvendo medo, amor e desejo pelo proibido. 12 anos. 1he30min.
26 de agosto às 15h

ATIVIDADES ESPECIAIS - VISITA MONITORADA

Caminhos da Biblioteca
Visita monitorada para escolas e grupos de interessados, com o objetivo de apresentar as dependências da biblioteca, seu acervo, os serviços prestados e a programação cultural disponível. É necessário entrar em contato pelo e-mail programacaobml@gmail.com ou pelos telefone  3256-4438 para agendar previamente a visita.



EXPOSIÇÕES

Eu, Lobato


Eu, Lobato

Curadoria de Oiram Antonini e Nelson Somma Junior
A exposição retrata passagens que José Bento Monteiro Lobato viu e viveu em seus 66 anos de vida. Composta por livros, objetos pessoais, roupas, materiais de pintura, documentos, mobiliário e painéis com uma linha do tempo na qual são retratados aspectos importantes ocorridos na vida do escritor. Livre. Permanente.
De segunda a sexta-feira das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h e domingos das 10 às 14h






PROGRAMAÇÃO SPCULTURA

SPCultura
Veja a programação de toda a Secretaria da Cultura


logo SMB

Monteiro Lobato