Share

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

biblioteca

CINE GAROTADA
Toda terça-feira

Os incríveis
The Incredibles, EUA, 2004, 2h03min., dublado, DVD
Direção: Brad Bird
Roberto Pêra já foi o maior herói do planeta, salvando vidas e combatendo o mal todos os dias sob o codinome Sr. Incrível. Porém, após salvar um homem de se suicidar, ele é processado e condenado na Justiça.
6 de setembro às 14h30

Irmão Urso

Brother Bear, EUA, 2003, 1h25, dublado, DVD
Direção: Bob Walker, Aaron Blaise
Em busca de vingança por seu irmão ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado em um urso. Obrigado a viver sob a nova pele, ele começa a ver a realidade sob a ótica dos animais.
13 de setembro às 14h30

Procurando Nemo

Finding Nemo, EUA, 2003 , 1h41, dublado, DVD
Direção: Andrew Stanton, Lee Unkrich
O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador.
20 de setembro às 14h30

Meu Malvado Favorito

Despicable Me, 2010, EUA, 1h35, dublado, DVD
Direção: Chris Renaud, Pierre Coffin
A pirâmide de Gizé foi roubada, sendo substituída por uma imensa réplica a gás. O feito é considerado o roubo do século, o que mexe com o orgulho de Gru.
27 de setembro às 14h30


TEATRO

A Lua e o olhar

com Coletivo Artístico Suricate (CASU)
Encenação infantojuvenil de uma história de amor onde os protagonistas fazem da poesia uma essência. Num divertido contexto, envolvido por músicas populares e contos infantis, proporciona uma reflexão sobre sentimentos pessoais mostrando-nos a influência destes em nosso dia-a-dia. Distribuição de senhas uma hora antes do evento por ordem de chegada. 72 lugares. Livre. 1h.
14 de setembro, quarta-feira, às 14h30

João mata sete

com Cia A Santa Palavra
Um dia o sapateiro João Grumete estava preparando sua cola quando percebeu que algumas moscas haviam grudado no pote, então com um golpe só matou sete moscas, logo a notícia se espalhou: “Grumete sozinho mata sete”. Está armada a confusão, João sem saber como, se vê obrigado a enfrentar terríveis monstros e incríveis aventuras. Distribuição de senhas uma hora antes do evento por ordem de chegada. 72 lugares. Livre. 1h.
21 de setembro, quarta-feira, às 15h


MÚSICA

Mini musical “As canções, o cantar e o cantador”

com  Coral Associação Sabesp
Repertório de música popular brasileira e internacional. O coral é formado por funcionários, familiares e amigos da Sabesp e mantido pela Associação Sabesp. Distribuição de senhas uma hora antes do evento por ordem de chegada. 72 lugares. Livre. 50 min.
17 de setembro, sábado, às 15h

CORALUSP E OSUSP

Apresentação do CoralUSP com a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo – OSUSP. Repertório diversificado.
Distribuição de senhas uma hora antes do evento por ordem de chegada.   72 lugares. Livre. 1 hora.
24 de setembro, sábado, às 15h


CURSOS E OFICINAS

maestro

Introdução à Regência Orquestral, A Arte da Regência e Prática de Orquestra
Com Mtº Daniel Misiuk  e  Mtº Angelino Bozzini
Três importantes oportunidades para músicos que tenham interesse em dar os primeiros passos no mundo da regência orquestral e na prática de orquestra.
Informações e inscrições disponíveis em http://regenciaorquestral.blogspot.com.br/ ou diretamente com os maestros.
sábados, das 10h às 13h, no auditório Lúcia Lambertini

    Introdução à Regência Orquestral - Curso teórico e prático aberto a regentes iniciantes e interessados em conhecer os princípios da regência orquestral.
    A Arte da Regência - Para quem já tem alguma experiência como regente e gostaria de aprimorar sua técnica e formação artística
    Prática Orquestral - Abrindo um espaço para pessoas que têm uma formação instrumental e buscam um local para prática de conjunto formaremos uma orquestra que servirá de base para a formação de repertório camerístico e sinfônico para os integrantes da orquestra, bem como para a prática dos regentes do curso “A Arte da Regência”.

PIÁ – Programa de Iniciação Artística
O PIÁ é um programa de formação voltado para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos. A abordagem artístico-pedagógica do PIÁ relaciona processos artísticos e Cultura da Infância por meio da convivência entre artistas educadores, crianças e adolescentes, considerando ludicidade, experimentação estética e realidades sociais e culturais.

Inscrições de segunda a sexta, das 10h às 17h, na recepção da biblioteca ou diretamente nos dias e horários indicados para cada turma.
Turmas e horários
quartas-feiras
8 a 10 anos, das 9h às 11h
5 a 7 anos, das 14h às 16h
quintas-feiras
5 a 7 anos, das 9h30 às 11h30
8 a 10 anos, das 14h às 16h30

Curso Avançado de Contadores de Histórias
com Ana Luisa Lacombe, Kelly Orasi e Simone Grande.
O curso pretende levantar temas fundamentais para o aprofundamento do estudo do contador de histórias.
Este curso destina-se a pessoas que já tem experiência em contar história. 18 anos. Carga horária total: 45 horas.
Inscrições de 1 a 10 de agosto, de segunda a sábado das 10h às 17h, na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. No ato da inscrição, o interessado deverá apresentar uma carta de intenção redigida em uma única lauda. Essa carta será decisiva para a escolha dos participantes e está sujeita a um processo de seleção que será realizado pelas responsáveis pelo curso.
De 20 de agosto a 10 de dezembro das 10h às 13h - Informamos que todos os inscritos foram aprovados na seleção.

Emília e Visconde de Sabugosa
com Maria Cininha
A oficina vai trabalhar em recorte e colagem de papéis, fantoches dos personagens Emília e Visconde de Sabugosa de Monteiro Lobato. Material fornecido pela oficineira. Não há necessidade de inscrição prévia, participação por ordem de chegada. 20 vagas.  Para crianças a partir de 5 anos (menores de 7 anos precisam estar acompanhados de um adulto). 2 horas.
8 de setembro às 14h


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias de encantar

com  Deise Maria Tebaldi Pedro
Serão contadas as histórias “As três penas” dos Irmãos Grimm e “Romeu e Julieta” de Ruth Rocha.
As três penas – Irmãos Grimm: Era uma vez um rei que tinha três filhos. Dois deles eram inteligentes e sensatos, mas o terceiro não falava muito, era simpático e era chamado de Bobalhão. Romeu e Julieta – Ruth Rocha: Esta é a história de um jardim onde tudo era dividido em canteiros de flores da mesma cor, sendo que em cada canteiro moravam famílias de borboletas da mesma cor das flores. Elas não podiam se misturar. Um dia o Romeu que era uma borboletinha criança e estava muito triste por não poder conhecer lugares diferentes, encontrou o amigo ventinho que o levou para passear no canteiro amarelo e ele conheceu a borboletinha  Julieta. Livre. 50 min.
22 de setembro, quinta-feira, às 14h30
13 e 27 de setembro, terça-feira, às 10h



SARAU E CORAL


SARAU
Sarau das Artes

Coordenação Maria Zélia Wolff 
A cada encontro são apresentadas diferentes produções artísticas variadas como piano, canto, danças, poesias, coral, bailado, jogral entre outras. Para maiores de 60 anos.
As sextas-feiras das 14h às 16h


CORALUSP

Regente Tiago Pinheiro Souza
O projeto pretende reunir prática vocal, criação e improvisação musicais, percussão e expressão corporal em uma mesma atividade. Não é necessária inscrição. Maiores informações com o regente no dia das atividades.
Às 2ªs feiras (iniciantes) das 12h às 14h
Às 4ªs feiras (intermediário e avançado) das 12h às 14h

ATIVIDADES ESPECIAIS - VISITA MONITORADA

Caminhos da Biblioteca
Visita monitorada para escolas e grupos de interessados, com o objetivo de apresentar as dependências da biblioteca, seu acervo, os serviços prestados e a programação cultural disponível. É necessário entrar em contato pelo e-mail programacaobml@gmail.com ou pelos telefone  3256-4438 para agendar previamente a visita.



EXPOSIÇÕES

Eu, Lobato


Eu, Lobato

Curadoria de Oiram Antonini e Nelson Somma Junior
A exposição retrata passagens que José Bento Monteiro Lobato viu e viveu em seus 66 anos de vida. Composta por livros, objetos pessoais, roupas, materiais de pintura, documentos, mobiliário e painéis com uma linha do tempo na qual são retratados aspectos importantes ocorridos na vida do escritor. Livre. Permanente.
De segunda a sexta-feira das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h e domingos das 10 às 14h


Monteiro Lobato - De Emília toda Maria tem um pouco
Exposição lúdica e inédita, com as Marias, personagens feitas de papel e cola da artista Maria Cininha, transitando no universo da Emilia, de Monteiro Lobato. Universo o qual, as duas tem muito em comum. A exposição é parte das comemorações dos 80 anos da Biblioteca Monteiro Lobato. As Marias estarão em suportes inusitados e sem uso de molduras.
De 8 a 30 de setembro




PROGRAMAÇÃO SPCULTURA

SPCultura
Veja a programação de toda a Secretaria da Cultura


logo SMB

Monteiro Lobato