Share

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

biblioteca

 
CINE GAROTADA
Exibição de filmes Infantis e Infanto-juvenis em versões dubladas às terças-feiras às 14h


O Programa Curtas Infantis 2 traz quatro ficções protagonizadas por crianças e adolescentes.

Curtas Infantis 1

Isabel e o cachorro flautista (SP, 2004, FIC/ANI, 14 min.) / O tamanho que não cai bem (RS, 2001, ANI, 7 min.)/ Alma carioca - um choro de menino (RJ, 2002, ANI, 6 min.) / Disfarce explosivo (SP, 2000, ANI, 6 min.). / O nordestino e o toque de sua lamparina (CE, 1998, ANI, 8 min.) / Mitos do mondo: como surgiu a noite? (RJ, 2005, ANI, 6 min.), HIstorietas assombradas (para crianças malcriadas) (SP, 2005, ANI, 16 min.)
6 de dezembro às 14h

Curtas Infantis 2

Maré capoeira (RJ, 2005, FIC/DOC, 15 min.) / Caçadores de Saci (BA, 2005, FIC, 13 min.) / Dona Cristina perdeu a memória (RS, 2002, FIC, 13 min.) / Paisagem de meninos (PR, 2003, fic, 25 min.)
20 de dezembro às 14h


CURSOS E OFICINAS

Evento de Finalização – Fanzines na Zona de Sampa

Com Márcio Sno
O Programa Fanzines nas Zonas de Sampa que completa 11 anos de existência, tradicionalmente recebe dois profissionais da área de Fanzines para conversar com os participantes do curso. Neste ano, o evento acontecerá na Biblioteca Monteiro Lobato, com a presença de Germana Carvalho, que é quadrinista e trabalha ainda como letrista e designer e Márcio Sno, fanzineiro que nos anos noventa editou diversos zines e fez ilustrações para bandas e publicações e que lançou três capítulos da série de documentários "Fanzineiros do Século Passado".
10 de dezembro às 14h


LIVRO E LITERATURA

Chá com aroma de história: Os porquinhos

com Cia. Tem Tomate no Palco
Recriação da famosa história dos três porquinhos. Contado de forma lúdica e animada, faz com que as crianças explorem a criatividade e a imaginação. Através da junção da contação de história, das músicas e dos objetos em cena, o público é levado a entrar em um mundo onde um simples aroma de chá pode te levar a outros ares.
Dia 1º de dezembro às 9h30

Lendas da Tribo
com Grupo A Jaca Est
Narração de lendas de tribos indígenas de várias regiões do país: “A lenda do Uirapuru”, “A lenda do Boi Tatá”, “ A lenda da mandioca”, entre outras. Concepção, pesquisa, direção e atuação: Elizabeth Cavalcante e Geraldo Fernandes.
2 de dezembro às 14h


SARAU,  CORAL E MÚSICA


SARAU
Sarau das Artes

Coordenação Maria Zélia Wolff 
A cada encontro são apresentadas diferentes produções artísticas variadas como piano, canto, danças, poesias, coral, bailado, jogral entre outras. Para maiores de 60 anos.
As sextas-feiras das 14h às 16h, até 9 de dezembro


MÚSICA

Coral USP/OSUSP regência do maestro Tiago Pinheiro de Souza
Apresentação de músicas natalinas entre outras, como encerramento das atividades de 2016. Livre.
3 de dezembro às 15h

Concerto dos alunos do Curso de Regência Orquestral
Natal 2016
Professores:
Maestro Daniel Misiuk e Maestro Angelino Bozzini
Tema: Natal 2016 - apresentação de músicas natalinas como encerramento das atividades de 2016. Livre.
17 de dezembro às 12h

Breve história da música caipira
com Passoca
Passoca interpreta músicas de artistas clássicos do mundo da viola, como: Alvarenga e Ranchinho, Inezita Barroso, Raul Torres, João Pacífico, Cascatinha e Inhana, entre outros, intercalando com “causos” e curiosidades sobre a vida destes artistas que construíram a história da música caipira.
16 de dezembro às 14h


TEATRO

Se comporta
com Cia. Mimos
Totalmente sem falas e fruto de um trabalho bastante embasado no palhaço, na pantomima e em lutas cênicas, a peça traz um humor pastelão extremamente corporal e expressivo; consiste em esquetes individuais, em duplas ou com o trio, apresentando situações inusitadas vividas pelas personas clownescas correspondentes aos atores.
6 de dezembro às 9h30


#TABU:Qual o B.O?
A Cia Interato apresenta uma peça juvenil que trata das questões vivenciadas (mas não abordadas) na adolescência, transformando-se em tabus. O projeto parte de oficinas, pesquisa empírica e rodas de conversa com representantes de grupos focais excluídos por estes tabus.
"Tabu" se dispõe a quebrar conceitos e padrões enraizados na sociedade e na arte, apresentando um espetáculo que aposta em uma linguagem híbrida entre o teatro e o jogo de tabuleiro.
15 de dezembro às 10h

ATIVIDADES ESPECIAIS - VISITA MONITORADA

Caminhos da Biblioteca
Visita monitorada para escolas e grupos de interessados, com o objetivo de apresentar as dependências da biblioteca, seu acervo, os serviços prestados e a programação cultural disponível. É necessário entrar em contato pelo e-mail programacaobml@gmail.com ou pelos telefone  3256-4438 para agendar previamente a visita.


EXPOSIÇÕES
Para visitas guiadas às exposições é necessário agendamento pelo telefone 3256-4438 ou e-mail bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br


80 Anos da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
ERA UMA VEZ... A Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato

Curadoria Azilde Andreotti; Coordenação e Produção Mariana Galender
Exposição de fotografias que demonstra a trajetória da BIJ Monteiro Lobato nesses oitenta anos (1936-2016). As  imagens fazem uma retrospectiva da história da Biblioteca, a primeira do país dirigida ao público infantil, por meio do protagonismo da criança, desde sempre, sua vocação principal.
De 8 de novembro a 22 de dezembro. Segunda a sexta-feira das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h e domingos das 10 às 14h

Eu, Lobato


Eu, Lobato

Curadoria de Oiram Antonini e Nelson Somma Junior
A exposição retrata passagens que José Bento Monteiro Lobato viu e viveu em seus 66 anos de vida. Composta por livros, objetos pessoais, roupas, materiais de pintura, documentos, mobiliário e painéis com uma linha do tempo na qual são retratados aspectos importantes ocorridos na vida do escritor. Livre. Permanente.
De segunda a sexta-feira das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h e domingos das 10 às 14h
Para visitas monitoradas à exposição necessário agendamento pelo telefone 3256-4438 ou e-mail bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br



PROGRAMAÇÃO SPCULTURA

SPCultura
Veja a programação de toda a Secretaria da Cultura


logo SMB

Monteiro Lobato