Share

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

TEATRO

E se as histórias fossem diferentes?
Com Cia. TRUKS
Aqui a Cia Truks utiliza uma técnica absolutamente inusitada para fazer do espetáculo uma brincadeira divertida: misturam-se os bonecos com desenhos que são produzidos ao vivo, em cena.  Um ator tem, à sua frente, uma versátil mesa de trabalho, equipada com lápis de cor, tintas e papéis de cores e texturas variadas. Conforme a história se desenrola, montam-se cenários, desenham-se situações e climas que, através de uma câmara de vídeo, colocada sobre a mesa, são registradas e lançadas, por um projetor, em um telão onde, por sua vez, surgem figuras – bonecos de sombras a interagir com as imagens projetadas. São contadas duas divertidas histórias que falam - com muito bom humor - sobre temas importantes de nossa contemporaneidade. Livre.
Serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência. 
Dia 23 de maio às 16h
Dia 24 de maio às 11h


Gigante
Com Cia. TRUKS
A peça conta a saga de um pequeno vilarejo onde estranhos fatos acontecem: os animais estão confusos, um artista pinta sempre a mesma tela, o músico não sabe a nota seguinte de sua canção. Sua gente, no entanto, de nada se apercebe. Nada estranha. Nada sente. É uma gente esquecida da vida, e das coisas da vida. Ali perto vive o grande Gigante a quem ninguém vê. Astuto, ele se esconde durante o dia e invade a noite da vila. É então que deposita em sua enorme sacola as notas musicais que rouba das canções, as palavras que tira dos poemas, a memória que tira das pessoas do lugarejo. Tudo para... SE ALIMENTAR! É a menina Clara, cheia de sonhos, quem desvendará os estranhos acontecimentos, e quem vai virar a mesa, para mostrar o quanto valem nossa identidade e nossos sonhos. Livre.
Serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência.
Dia 30 de maio às 16h
Dia 31 de maio às 11h


Vovô
Com a Cia.Truks
Vovô é uma homenagem aos imigrantes que chegaram ao nosso país no século passado, e celebra a continuidade da vida, simbolizada por uma de suas marcas mais fortes: a corrente inquebrantável da família. Retratando um período quase recente, e muito significativo de nossa história, que marcou nossas gerações e nosso país como um todo, a peça conta a história do personagem Vovô. Desde sua infância num país distante, sua adolescência, o início da vida adulta, as guerras na Europa, a dura viagem e a adaptação ao Brasil, até chegar à sua velhice, quando se transforma no contador de histórias capaz de emocionar a todos nós com suas histórias tão fantásticas e tão reais. Livre.
Serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência.
Dia 6 de junho às 16h
Dia 7 de junho às 11h


A Gata Ingênua

A Gata Ingênua
Com a Cia.Teatral Aos Quatro Ventos
Numa fazenda do interior vive um casal de idosos, com uma gatinha muito preguiçosa - e que nunca estudou. Nessa casa aparece um casal de ratos que devora toda a comida. A gata tem que pegá-los... porém, como nunca estudou, não sabe como é um rato! Uma grande aventura se inicia: em busca do conhecimento, e dos astutos roedores. De 7 a 12 anos. 
Dia 9 de junho às 9h30

Os Vizinhos
Com a Cia.Truks
A peça conta a aventura de uma menina que precisa se decidir entre compartilhar seus lápis de cor com sua vizinha... ou brincar sozinha. É então que sua avó lhe conta a bonita história de dois reinos idênticos, os azuis e os amarelos, que vivem em pé de guerra, mas que dependem um do outro para sobreviver! De forma leve e divertida, discute-se aqui um tema vital para os nossos tempos: ou aprendemos a compartilhar os recursos, e viver de forma solidária, ou colocaremos em risco a nossa própria sobrevivência... Livre.
Serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência.
Dia 13 de junho às 16h
Dia 14 de junho às 11h



SARAUS

Sarau das Artes
Direção Artística: Maria Zélia Wolff
Neste mês teremos, entre outros: música, piano, canto, poesias, coral, bailado e jogral. Sempre bem selecionados e tudo muito bem executado!
Às sextas-feiras às 14h

Sarau Encontro de Utopias
Venha declamar, criar, cantarolar. Ou desenhar, interpretar. Entoar, abrir, escrever.
O convite é para o seu coração: traga você, sua arte e quem você tiver a sorte de ter como amigo! Entre na roda: cultura é protagonismo.
Dias 16 de junho, 21 de julho, 18 de agosto, 15 de setembro, 20 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro às 19h


LEITURA E LITERATURA

Clube de leitura Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Com João Luiz Marques
Encontros mensais para conversar sobre a leitura de autores brasileiros contemporâneos, previamente selecionados e lidos. A partir de 14 anos.
Dia 12 de junho - Opisanie swiata, romance de Veronica Stugger, da Ed. CosacNaify.


CINEGAROTADA

As aventuras de Azur e Asmar

As aventuras de Azur e Asmar
Azur et Asmar, Bélgica, França, Espanha, Itália, 2006, 99 min, dublado, DVD
Direção: Michel Ocelot.
Azur e Asmar foram criados por Jeanne, mãe de Asmar. Um, louro de olhos azuis, o outro, moreno de olhos pretos. Já adultos, eles se reencontram, desta vez como rivais. Livre
Dia 26 de maio às 14h30

Ponte de Terabítia

Bridge to Terabithia, EUA, 2007, 95 min, dublado, DVD
Direção: Gabor Csupo. Elenco: Josh Hutcherson, Annasophia Robb, Zooey Deschanel.
Jesse é um garoto sonhador e sem amigos até conhecer Leslie. Ela desperta nele um mundo completamente diferente e juntos criam o secreto Reino de Terabítia. Livre
Dia 2 de junho às 14h30

Gasparzinho - o fantasminha camarada

Casper, EUA, 1995, 100 min, dublado, DVD
Direção:Brad Silberling. Elenco: Devon Sawa, Christina Ricci, Bill Pullman.
Um terapeuta de fantasmas foi contratado para exorcizar fantasmas. Mas os fantasmas não querem a presença de humanos, com exceção de um bom fantasma, que deseja fazer um amigo. Livre
Dia 9 de junho às 14h30

A ratinha valente

The secret of Nimh, EUA, 1982, 82 min, dublado, DVD
Direção: Don Bluth.
A Sra. Brisby, uma gentil mamãe rata, planeja salvar a família do Fazendeiro Fitzgibbon. Livre
Dia 16 de junho às 14h30

O mundo dos pequeninos

Kari-gurashi no Arietti, Japão, 2010, 94 min, dublado, DVD
Direção: Hiromasa Yonebayashi.
Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arietty vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Livre
Dia 23 de junho às 14h30

A família do futuro

Meet the Robinsons, EUA, 2007, 96 min, dublado, DVD
Direção de Stephen J. Anderson
Lewis é um órfão que sonha em encontrar uma família. Sua jornada o leva a um rumo inesperado quando um misterioso desconhecido chamado Wilbur Robinson o leva para um mundo onde tudo é possível... o futuro. Livre
Dia 30 de junho às 14h30


MÚSICA


Dale Kavanagh

A canadense vem sendo aclamada como uma das violinistas mais talentosas da atualidade. Com inúmeros prêmios importantes ao redor da Europa, a artista tem vasta experiência como solista de orquestras importantes no cenário internacional, além de acumular 16 álbuns gravados e mais de 1.000 recitais apresentados em cerca de 40 países. Livre. (retirar ingresso com uma hora de antecedência)
Dia 23 de maio às 14h


CURSO


Brincando em Inglês

Coordenação de Tatiana Sant’Anna
Brincar, ouvir músicas, fazer teatro, ler livros e conversar, pode ser uma forma até melhor – ou pelo menos mais divertida - de se aprender inglês... Com estas atividades, as crianças e os adolescentes se aproximam com facilidade da língua e da cultura inglesas. Para maiores de 10 anos.
Às quintas-feiras das 17h30 às 19h

Futsal Feminino
Meninas da Vila Buarque é o time feminino de Futsal da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, fruto de um projeto em parceria com a Base Comunitária de Segurança da Vila Buarque, e já existe há três anos. Para maiores de 12 anos.
Aos sábados às 9h30
 
Futsal Masculino

O time masculino de Futsal da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato existe há nove anos, com o nome HURR (Humildade, União, Raça e Respeito), escolhido desde então pelos próprios meninos. O Projeto Futsal para crianças e adolescentes é uma parceria com a Base Comunitária de Segurança da Vila Buarque, e os meninos já disputaram vários torneios, ganhando diversos troféus nesses anos. De 7 a 14 anos
Aos sábados às 7h
Às terças-feiras às 7h e às 13h (aulas independentes)
Às quintas-feiras 7h e às 13h (aulas independentes)


ATIVIDADES ESPECIAIS - VISITA MONITORADA

Caminhos da Biblioteca
Visita monitorada para crianças com Eulália Camara Lobato. É necessário agendar com antecedência.
Às terças e quartas-feiras às 10h


EXPOSIÇÕES

Eu, Lobato


Eu, Lobato

Curadoria de Oiram Antonini e Nelson Somma Junior
A exposição retrata passagens que José Bento Monteiro Lobato viu e viveu em seus 66 anos de vida. Composta por livros, objetos pessoais, roupas, materiais de pintura, documentos, mobiliário e painéis com uma linha do tempo na qual são retratados aspectos importantes ocorridos na vida do escritor. Livre. Permanente.
De segundas a sextas-feiras das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h e domingos das 10 às 14h






PROGRAMAÇÃO SPCULTURA

SPCultura
Veja a programação de toda a Secretaria da Cultura


logo SMB

Monteiro Lobato