Share

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

CIRCUITO DE MÚSICA


Mustache e Os Apaches

A banda nasceu da simbiose criativa de cinco excêntricos músicos que também atuam em vários campos da arte como o circo, artes plásticas, cinema e literatura. Iniciaram seu projeto apresentando-se nas ruas de São Paulo e logo se destacaram por serem capazes de transformar qualquer lugar da cidade em um espaço para shows.
Dia 1o de agosto às 19h


Oswaldinho e Marisa Viana "Uma viagem pelo Brasil"

Misturando viola, percussão artesanal e cancioneiro popular em seus shows, Oswaldinho e Marisa Viana trabalham pela divulgação da música regional interiorana.
Dia 8 de agosto às 19h


CLUBE DOS LEITORES
Encontro regular de leitores para discutir as impressões sobre uma determinada obra literária previamente selecionada e lida.


Clube de Leitura "Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato”
Com João Luiz Marques
Encontros mensais para conversar sobre a leitura de autores brasileiros contemporâneos, previamente selecionados e lidos. Para o encontro de agosto, foi escolhido o livro Mongólia, de Bernardo Carvalho. Para maiores de 14 anos.
Dia 8 de agosto às 20h


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Naquele livro tinha uma história
Marta Nosé Ferreira
Narrativas e leituras de prosa e poesia da literatura infantojuvenil. Livre
Às segundas e terças-feiras de julho às 14h30
Às quartas e quintas-feiras de julho às 10h



SARAUS

Literatura periférica

A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Venha assistir e participar.
Sarau Encontro de Utopias na Monteiro
Com Regina Tieko, Fábio Abramo e Paulo D'Áuria
Traga sua voz e sua luz, suas canções, seus instrumentos e adereços, seu livro de cabeceira, seus poemas e textos! Arte é mesmo pra dividir. Entre na roda: cultura é protagonismo.
Dia 22 de julho às 18h
Dia 19 de agosto às 18h30


Sarau das Artes
Direção Artística: Maria Zélia Wolff
Sarau que acontece semanalmente na "Monteiro Lobato" há mais de 20 anos, onde se apresentam cantores, pianistas, bailarinos, corais, instrumentistas, balé clássico japonês, declamadores, tangueiros - uma delícia!
Às sextas-feiras de julho e agosto às 14h


TEATRO

A flor do Lácio
Com Grupo Baú Encantado
Com base no teatro popular e com formato de jogral trovadoresco, propõe um diálogo humorado e lúdico entre a literatura e outras linguagens juntando, por exemplo, o cordel e o rap. Desafios de rimas e letras, popularizando a língua portuguesa, e mostrando que ela não pertence às academias - é nossa, e falada por mais de 235 milhões de pessoas no mundo todo. Para maiores de 12 anos.
Dia 6 de agosto às 19h

Última notícia

Última notícia
Cia Truks
Um detetive procura por uma estranha figura, fugida, vejam só, das páginas dos jornais. Trata-se de um "menino de jornal", personagem antes preso ao periódico, que decide deixar a realidade para viver as mais incríveis aventuras. Assim, ele é engolido por uma baleia em alto mar, perde-se no mundo dos dinossauros, voa com seu balão para o espaço sideral, até por fim salvar uma indefesa princesa de um temível dragão. Estarão abertas as portas para a poesia. Estará no ar a última notícia: crianças brincam no mundo dos sonhos!
Sábado, dia 9 de agosto às 11h e às 16h
Domingo, 10 de agosto às 11h e às 16h

Pandolfo Bereba

Pandolfo Bereba
Com Cia Circo de Trapo
Pandolfo Bereba era príncipe. E todos sempre esperam que os príncipes sejam lindos, encantadores e perfeitos. Mas Pandolfo Bereba não era lindo, nem encantador e muito menos perfeito. Não era, mas queria que os outros fossem, e isso acabava sendo uma tremenda injustiça, que durou até o dia em que... Para maiores de 5 anos.
Dia 20 de agosto às 14h30

LEITURA COM MEDIAÇÃO


Leitura para primeira infância
Com Maria de Fátima França Baptista e Marta Nosé Ferreira. De 0 a 6 anos.
Às terças-feiras de julho e agosto às 10h
Às quintas-feiras de julho e agosto às 15h


Naquele livro tinha uma história

Com Marta Nosé e Maria Haila de Oliveira
Às segundas e terças-feiras de agosto às 14h30
Às quartas e quintas-feiras de agosto às 10h


CINE GAROTADA
Às terças-feiras

Curtas infantis 4
Brasil, 97 min, DVD
Direção: Vários.
"Gol a gol" (2008, 12 min), "O céu de Iracema" (2002, 11 min), "Emília escreve um diário" (2007, 3 min), "Ernesto no país do futebol" (2009, 14 min), "Águas de Romanza" (2002, 15 min), "Guido e Gaspar" (2008, 15 min), "A menina espantalho" (2008, 12 min), "As férias de Lord Lucas" (2008, 15 min). Livre
Dia 29 de julho às 14h30

A era do gelo 4
Ice Age: Continental Drift, EUA, 2012, 87 min, dublado, DVD
Direção: Mike Thurmeier, Steve Martino.
A infinita perseguição de Scrat por sua noz causa um cataclisma continental que leva Manny, Diego e Sid a lidar com uma horda de piratas decididos a impedi-los de voltar para casa. Livre
Dia 5 de agosto às 14h30

O garoto cósmico

Brasil, 2007, 77 min, DVD
Direção: Alê Abreu. Elenco: Aleph Naldi, Belchior, Bianca Rayen.
Cósmico, Luna e Maninho vivem em um mundo futurista, onde as vidas são inteiramente programadas. Livre
Dia 12 de agosto às 14h30

Wallace & Grommit – a batalha dos vegetais

Wallace & Gromit: The Curse of the Were-Rabbit, Inglaterra, 2005, 94 min, dublado, DVD
Direção de Steve Box, Nick Park.
O bairro onde moram o pacato inventor Wallace e seu fiel cão Gromit está em polvorosa com a proximidade do concurso anual de legumes gigantes, organizado pela bela e solteira Lady Tottington. Livre
Dia 19 de agosto às 14h30

A casa monstro

Monster house, EUA, 90 min, dublado, DVD
Direção: Gil Kenan.
Quando a casa do outro lado da rua se transforma em um monstro vivo, o jovem DJ convoca seus amigos Chowder e Jenny para descobrir o segredo que mantém a casa viva. Livre
Dia 26 de agosto às 14h30


OFICINA

Brincando em Inglês
Com Milena e Tatiana
Brincar, ouvir músicas, fazer teatro, ler livros e conversar, pode ser uma forma até melhor – ou pelo menos mais divertida - de se aprender inglês... Com estas atividades, as crianças e os adolescentes se aproximam com facilidade da língua e da cultura inglesas. 9 a 16.
Às sextas-feiras de julho e agosto das 17h40 às 19h


ATIVIDADES ESPECIAIS - FÉRIAS NA LOBATO
Em julho a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato oferece atividades como contação de histórias, brincadeiras, exibição de curtas entre outros! De segunda a sexta, no horário de funcionamento da Biblioteca.

Férias Diferentes: leituras e brincadeiras
Com Marta Nosé Ferreira
Atividades de leitura e resgate de brincadeiras populares e diversos espaços da biblioteca.

Curtindo os curtas
Com Washington Luiz Bezerra
Durante o dia haverá exibição de curtas de animação infantil e desenhos animados do "Sítio do Picapau Amarelo".

Caminhos da Biblioteca -
Visitas monitoradas
Proposta diferenciada de visita monitorada, abrangendo toda a diversidade de atuação da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e adequando-a à realidade do grupo de visitantes, mostrando assim como a biblioteca é uma instituição democrática, capaz de interagir, integrar e compor com todo tipo de atividade a ser realizada.


PROGRAMA VOCACIONAL DANÇA

Realizado pelo DEC - Departamento de Expansão Cultural da Secretaria de Cultura em diversos espaços públicos, o Programa Vocacional é aberto a maiores de 14 anos.
Turma 1: às terças-feiras das 16 às 19h
Turma 2: às
terças-feiras das 19 às 21h


PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA

O PIÁ (Programa de Iniciação Artística) atende crianças e jovens de 5 a 14 anos visando a iniciação e o despertar do interesse pelas seguintes linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro. A proposta artístico-pedagógica do PIÁ considera na sua abordagem as sensações, sentimentos, conceitos, valores e significados culturais e sociais. As brincadeiras, experimentações e convivências entre artistas-educadores, crianças e jovens, geram os processos artísticos que revelam, em suas incessantes transformações, o desenvolvimento da sensibilidade, percepção e imaginação. Inscrições abertas, diretamente na Biblioteca.


EXPOSIÇÕES

Eu, Lobato


Eu, Lobato
A exposição retrata passagens vividas por José Bento Monteiro Lobato ao longo dos seus 66 anos. Através de painéis biográficos, objetos de uso pessoal e livros escritos e editados por Lobato, visa mostrar a sua importância no cenário literário, econômico e político brasileiro.
De segundas a sextas-feiras das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h e domingos das 10 às 14h


logo SMB

Monteiro Lobato