Share

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

biblioteca

CICLO DE ESTUDOS - TEATRO PARA CRIANÇAS... É MESMO?


O Ciclo de Estudos Teatro para crianças... é mesmo? é ação do projeto Isso é Coisa de Criança, da Cia Truks, contemplado pela 29ª. EDIÇÃO DO PROGRAMA DE FOMENTO AO TEATRO PARA A CIDADE DE SÃO PAULO. O Ciclo promoverá quatro encontros e duas oficinas, em que serão discutidas e experimentadas algumas questões relacionadas ao fazer teatral para crianças, mais precisamente no que tange à necessidade de construção de uma comunicação de fato verdadeira com este público. Debateremos, entre outros assuntos, se o teatro para crianças está em verdadeira sintonia com o que elas sentem, pensam, sonham, imaginam, ou se ainda é entendido como “teatro utilitário”, nos diversos formatos que isto pode se configurar.
De 8 a 31 de maio, às 2as, 3as e 4as feiras das 19h30 às 21h30

     Debates e Encontros
     8 de maio – mesa redonda - TEATRO PARA CRIANÇAS... É MESMO?
     Com mediação do jornalista e crítico Dib Carneiro Neto, do site “Pecinha é a vovozinha”, contará com os debatedores Iarlei Rangel, do Grupo Esparrama, Verônica Gerchman, do Grupo Morpheus Teatro, Henrique Sitchin, da Cia Truks e Paulo Rogério Lopes, multipremiado dramaturgo.
     15 de maio – Encontro com Ilo Krugli, do Teatro Vento Forte, que falará sobre o teatro do grupo, e a poesia no teatro para crianças.
     22 de maio – Encontro com a jornalista Gabriela Romeu, que falará sobre a sua experiência como crítica de teatro para crianças, e o atual panorama desta arte na cidade de São Paulo.
     29 de maio – Encontro com Henrique Sitchin, que fará um interessante relato sobre as dez oficinas “TEATRO DE OBJETOS PARA CRIANÇAS”, ministradas pela Cia Truks nos Centros para Crianças e Adolescentes da Prefeitura de São Paulo, realizadas entre os meses de fevereiro a abril de 2017.

     Oficina Jogos Teatrais com O Teatro De Objetos – Com Aguinaldo Rodrigues, Driely Palácio, Gabriel Sitchin, Henrique Sitchin e Rogério Uchoas, da Cia Truks. Nesta oficina serão promovidos uma série de exercícios práticos, em que os participantes serão constantemente estimulados a criarem as suas cenas particulares, através da linguagem do Teatro de Objetos, trabalhado “à maneira” da Cia Truks.
     Dias 9, 16, 23 e 30 de maio

     Oficina Dramaturgia para o teatro para crianças – a criação a partir da imagem disparadora” – com Henrique Sitchin, da Cia Truks. Nesta oficina, Henrique Sitchin, utiliza-se do método desenvolvido pelo Professor argentino Maurício Kartum, bem como das experiências do educador italiano Gianni Rodari. A partir de discussões sobre a infância e suas características, bem como o levantamento de problemas relativos ao teatro para crianças, os participantes serão estimulados a criarem os seus roteiros próprios, bem como desenvolverem uma poética particular e em sintonia com as crianças.
     Dias 10, 17, 24 e 31 de maio

     Os debates/encontros serão abertos e gratuitos para todos os interessados
     As inscrições para as oficinas poderão ser feitas através do e-mail truks@uol.com.br – basta uma apresentação pessoal e uma breve carta de intenção em que nos diga por que quer participar desta oficina. Mais informações: truks@uol.com.br


MÚSICA

musical infantil


Show musical infantil Carimbó é o Bicho!

Um repertório contagiante, divertido e interativo que fala sobre animais e costumes do Norte
O carimbó é um ritmo e uma dança paraense, sendo uma das mais características formas de expressão artísticas do Pará e região amazônica. Em 2014 recebeu o título de patrimônio imaterial brasileiro
“Carimbó é o Bicho!” é formado por Maiana Monteiro (voz e maracas), Afonsinho Menino (percussão), Vavá Couto (violão) e Sergio Paulo (saxofone), com participação especial de Caçula Brito (dança). Livre. Duração 50 a 60 minutos
22 de maio às 14h


ENCONTRO


Encontro com o escritor
O Autor Lívio Giosa estará lançando o livro infantil “Sonhos, roncos ... e o reizinho nasceu” - primeiro volume de uma coleção com o nome Reino dos Sonhos.
27 de maio às  14h

OFICINAS – EDITAL REDES E RUAS

Hackerspace Itinerante
Com Mônica / Adriano / Michael
O projeto Hackerspace Itinerante leva oficinas de tecnologia e arte para espaços públicos, de forma gratuita. A oficina planejada para a Biblioteca Monteiro Lobato terá três horas de duração, incluindo duas trilhas distintas. Todos os participantes passarão pelas duas trilhas.
Cada trilha contará com um eixo condutor distinto, a saber:
TRILHA 1: Programação criativa - Nessa trilha os participantes terão contato com conceitos básicos de lógica computacional. Nosso objetivo é promover a familiarização dos participantes com a linguagem de programação por meio de atividades práticas.
TRILHA 2: Mão na massa – Por meio de brincadeiras lúdicas e desafios, os participantes terão contato com conceitos básicos de computação sem utilizar computadores, princípios de eletrônica, montagem de circuitos eletrônicos, uso de multímetros, entre outras atividades práticas envolvendo a construção manual de artefatos. Público: estudantes de 8 a 12 anos. Mais informações com jafreitas@gmail.com
10 de maio às 8h

OFICINA – Formação de Educadores
O Instituto Catalisador, em parceria com o Aprendiz, realiza o projeto de formação de educadores, que consiste em sensibilizar e subsidiar os educadores para realizarem práticas "mão na massa" que conectem as escolas municipais aos Fab Labs Livres e Telecentros, ampliando ações que estão em sintonia com os conceitos de Educação Integral, Cidade Educadora e Aprendizagem Criativa. Mais informações com paola@catalisador.org.br. Público: educadores.
13 e 27 de maio às 9h

CURSO


Regência orquestral

com os maestros Daniel Misiuk e Angelino Bozzini
Três importantes oportunidades para músicos que tenham interesse em dar os primeiros passos no mundo da regência orquestral e na prática de orquestra. 14 anos. 3 horas.
     Introdução à Regência Orquestral - Curso teórico e prático aberto a regentes iniciantes e interessados em conhecer os princípios da regência orquestral. Informações e inscrições disponíveis em http://regenciaorquestral.blogspot.com.br ou diretamente com os maestros.
     A Arte da Regência - Para quem já tem alguma experiência como regente e gostaria de aprimorar sua técnica e formação artística.
     Prática Orquestral - Abrindo um espaço para pessoas que têm uma formação instrumental e buscam um local para prática de conjunto formaremos uma orquestra que servirá de base para a formação de repertório camerístico e sinfônico para os integrantes da orquestra, bem como para a prática dos regentes do curso "A Arte da Regência".
Aos sábados das 10h às 13h


PIÁ - PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA


O PIÁ é um programa de formação voltado para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos. A abordagem artístico-pedagógica do PIÁ relaciona processos artísticos e Cultura da Infância por meio da convivência entre artistas educadores, crianças e adolescentes, considerando ludicidade, experimentação estética e realidades sociais e culturais.
A partir do dia 2 de maio - inscrições de segunda a sábado, das 10h às 17h, na recepção da biblioteca ou diretamente nos dias e horários indicados para cada turma.
Turmas e horários:
Segundas-feiras, das 9h às 12h – crianças de 8 a 10 anos
Segundas-feiras, das 14h30 às 16h30 – crianças de 5 a 7 anos
Quartas-feiras, das 9h às 12h – crianças de 8 a 10 anos
Quartas-feiras, das 13h às 16h – crianças de 11 a 14 anos
Quintas-feiras, das 9h30 às 11h30 – crianças de 5 a 7 anos
Quintas-feiras, das 13h30 às 16h30 – crianças de 8 a 10 anos
Sábados, das 10h00 às 12h00 – crianças de 5 a 7 anos
Sábados, das 13h30 às 16h30 – crianças de 11 a 14 anos


ATIVIDADES ESPECIAIS - VISITA MONITORADA

Caminhos da Biblioteca
Visita monitorada para escolas e grupos de interessados, com o objetivo de apresentar as dependências da biblioteca, seu acervo, os serviços prestados e a programação cultural disponível. É necessário realizar agendamento prévio pelo e-mail bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br ou pelos telefones 11 3256-4438 e 11 3256-4122.


EXPOSIÇÕES PERMANENTES
O horário de visitação às exposições é o mesmo do de funcionamento da biblioteca.
Para visitas guiadas é necessário agendamento pelos telefones  (11)3256-4438 e (11)3256-4122.ou e-mail bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br

Eu, Lobato



Eu, Lobato

Curadoria de Oiram Antonini e Nelson Somma Junior
A exposição retrata passagens que José Bento Monteiro Lobato viu e viveu em seus 66 anos de vida. Composta por livros, objetos pessoais, roupas, materiais de pintura, documentos, mobiliário e painéis com uma linha do tempo na qual são retratados aspectos importantes ocorridos na vida do escritor. Livre. Permanente.




ERA UMA VEZ... A Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
80 Anos da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Curadoria Azilde Andreotti / Coordenação e Produção Mariana Galender
Exposição de fotografias que demonstra a trajetória da BIJ Monteiro Lobato nesses oitenta anos (1936-2016). As imagens fazem uma retrospectiva da história da Biblioteca, a primeira do país dirigida ao público infantil, por meio do protagonismo da criança, desde sempre, sua vocação principal.


PROGRAMAÇÃO SPCULTURA

SPCultura
Veja a programação de toda a Secretaria da Cultura


logo SMB

Monteiro Lobato