PREFEITURA DE SÃO PAULO

INFORMAÇÃO CIDADÃ - CGM

Parceria CSMB e Controladoria Geral do Município

01/12/2016 15h26

A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura e a Coordenadoria de Promoção da Integridade da Controladoria Geral do Município (CGM) estabeleceram em parceria um programa para as Bibliotecas Públicas atuarem como Polos de Acesso à Informação Cidadã. O programa permite que a atuação das Bibliotecas como fonte de informações para a cidadania integre os serviços municipais em benefício da população, expandindo o acesso e a utilização de dados públicos. O que é um Pedido de Informação? O pedido de informação é um canal útil de atendimento ao cidadão para ter acesso aos dados da administração, obter documentos ou receber esclarecimentos sobre como funciona a Prefeitura. Informações pessoais ou que comprometam a segurança da população não são fornecidas. O pedido tem um prazo de até 20 dias corridos para ser respondido, e é possível recorrer caso a resposta não satisfaça. Como fazer um pedido de informação à Prefeitura de São Paulo? É possível fazer o Pedido de Informação de duas maneiras: Pela Internet      Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão: http://esic.prefeitura.sp.gov.br Presencialmente      Ouvidoria do Município (Galeria Olido, 16º andar);      Praças de atendimento das Subprefeituras;      Unidade física do SIC do órgão ao qual será solicitada a informação;      Bibliotecas polo de acesso à Informação Como fazer um pedido de informação em uma biblioteca pública? Dirija-se a uma das bibliotecas participantes, de segunda à sexta-feira, no horário de funcionamento da biblioteca onde os funcionários poderão orientar como formular e encaminhar o pedido de informação. Endereço das Bibliotecas Polo de Acesso à Informação Biblioteca Álvaro Guerra Av. Pedroso de Morais, 1919 – Pinheiros, Tel. 3031-7784 Biblioteca Camila Cerqueira César Rua Waldemar Sanches, 41 – Butantã, Tel. 3731-5210 Biblioteca Érico Veríssimo Rua Diógenes Dourado, 101 – COHAB Taipas, Tel. 3972-0450 Biblioteca Gilberto Freyre Rua José Joaquim, 290 – Sapopemba, Tel. 2143-1811 Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque, Tel. 3256-4438 Biblioteca Prestes Maia Av. João Dias, 822 – Santo Amaro, Tel. 5687-0513 Biblioteca Pedro Nava Rua Helena do Sacramento, 1.000 – Mandaqui, Tel. 2973-7293 Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda Rua Vitório Santim, 44 – Itaquera, Tel. 2205-7406 Outros Canais de Atendimento ao Cidadão Pedidos de informação são diferentes de pedidos de serviço, de reclamações e de denúncias, e existe um canal de comunicação específico para atender cada uma dessas demandas na Prefeitura de São Paulo. Saiba qual é o mais adequado para a sua necessidade: Pedido de Serviço Público - solicitações como poda de árvore, limpeza, fiscalização, etc. ligue 156 ou acesse o SAC: http://sac.prefeitura.sp.gov.br Reclamações, sugestões ou elogios - preencha um formulário direto no site da Ouvidoria Geral do Município, http://www.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/ouvidoria, pelo telefone 156 e acessar a opção 3,  ou pessoalmente, das 10h às 16h, no Edifício Conde de Prates, na Rua Líbero Badaró, 293, 19° andar, Centro. Denúncias de corrupção ou irregularidades - podem ser enviadas à Controladoria Geral do Município através do endereço eletrônico: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cgm/formdenuncia