HISTÓRICO DO ÔNIBUS DA CULTURA

Biblioteca Circulante

"Em vez de esperar em casa pelo seu público,
vai em busca do seu público onde ele estiver"

Com estas palavras, em 1935, o escritor e primeiro diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, Mário de Andrade, justificou ao então Prefeito Fábio Prado a necessidade de viabilizar o projeto de implantação de uma unidade móvel para levar livros à população: a Biblioteca Circulante.

A Ford construiu e doou um modelo de caminhonete-biblioteca que passou a visitar periodicamente lugares como o Largo da Concórdia, Jardim da Luz e a Praça da República, proporcionando aos frequentadores o contato com os livros. Este serviço foi interrompido em 1942 devido à necessidade de racionamento de combustível na II Guerra Mundial.

Em 1979, por meio de convênio com o Instituto Nacional do Livro, o serviço foi retomado com uma perua Kombi adaptada, com o objetivo de atender bairros desprovidos de recursos culturais, facilitando o acesso aos livros, procurando incentivar o interesse pela leitura, apoiando a ação educativa da escola e oferecendo oportunidades de enriquecimento cultural. Passou a ser chamado de Ônibus-Biblioteca.

Onibus Biblioteca

Devido a um problema mecânico identificado no segundo semestre de 2007, o único veículo disponível, que cumpria os sete roteiros semanais, teve de ser trocado. Apesar de períodos de interrupção do serviço, o ônibus-biblioteca continuou circulando pela cidade de São Paulo levando aos interessados um acervo formado por livros de literatura infantil, juvenil e de adulto, publicações paradidáticas, quadrinhos, gibis e revistas.

Onibus Biblioteca

Em novembro de 2008 o projeto tomou um novo fôlego com a doação de veículos feita pela Secretaria Municipal dos Transportes (SPTRANS) e quatro novos veículos de cor amarela, com uma fotografia do primeiro carro-biblioteca estampado no vidro traseiro, passaram a circular na cidade de São Paulo. Além da caracterização dos novos veículos, foi contratada a Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) para fornecer motoristas e uma programação mensal de encontro com autores.

Em 2008, o Projeto Ônibus Biblioteca foi o vencedor do Prêmio Viva Leitura na Categoria Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias.

Em 2010 contou com quatro veículos, vinte roteiros de atendimento, desgastes, mas muita atividade literária, além de grande interesse por parte da mídia. Isso reforçou a importância e a busca por melhorias, e a necessidade de expansão do serviço.

Com a intenção de aumentar a frota e ter mais locais de atendimento, o número de servidores tornava-se insuficiente. Em 2011 a ideia de expansão tomou corpo e em março, após amplo programa de treinamento elaborado e aplicado pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, o serviço passou a contar com sete ônibus.  No início de novembro passaram a circular nove veículos, cada qual atendendo seis roteiros, num total de 54.

Com a Agenda 2012 – Programa de metas para a cidade de São Paulo, dentro do eixo Cidade Criativa: incentivo à produção cultural e à interação criativa, a meta 139: "doze novos ônibus-biblioteca em circulação na cidade", foi cumprida.

Onibus Biblioteca

Em 2015 contava com doze ônibus e 72 locais de atendimento (Roteiros), sendo 18 na Zona Norte, 27 na Zona Sul, 24 na Zona Leste e três na Zona Oeste da cidade. Em cada veículo, há um acervo de quatro mil itens, entre livros, revistas, gibis, mangás e jornais, para crianças, jovens e adultos. O serviço oferece, de terça a domingo, das 10h às 16h, empréstimo de materiais, leitura local, mediação de leitura, participação em eventos, na esfera pública, visita monitorada, e uma programação cultural, uma vez por mês em cada roteiro.

Ônibus da Cultura


Em 2016 o serviço do ônibus foi interrompido temporariamente e retornou a suas atividades em dezembro de 2018 como Ônibus da Cultura com 12 roteiros.

Por questões administrativas da empresa de atendentes, o serviço do Ônibus da Cultura foi suspenso em 5 de agosto de 2019 e retomou suas atividades em todos os roteiros a partir de 21 de janeiro de 2020.

Não há dúvida de que o projeto do Ônibus, iniciado por Mario de Andrade, é uma das maiores políticas públicas de cultura, com foco na leitura, por beneficiar diretamente as comunidades onde as opções culturais são escassas. E o reconhecimento maior vem da população atendida, seja pelo constante aumento de inscritos, considerável volume de empréstimos de livros, revistas e gibis ou pela excelente receptividade em todos os roteiros.

Para conhecer um pouco mais do histórico do ônibus acesse o Blog