PREFEITURA DE SÃO PAULO

PERGUNTAS FREQUENTES

11/03/2008 15h31

O que devo fazer para retirar publicações por empréstimo? Você deve se inscrever na biblioteca para obter seu cartão de leitor e apresentá-lo sempre que quiser retirar um material. O que preciso para me inscrever na biblioteca e obter meu cartão de  leitor? No ato da inscrição, apresente o original de um dos seguintes documentos pessoais indicados abaixo:

Você deve apresentar também um dos comprovantes de residência indicados abaixo com seu nome, de seus pais ou cônjuge, emitidos nos últimos três meses:

Para a inscrição, não há limite de idade ou de escolaridade; No caso de menores de 16 anos, a inscrição deverá ser feita pelos pais ou responsáveis. Na impossibilidade do comparecimento dos mesmos, o menor deve trazer o Termo de Responsabilidade devidamente preenchido e assinado e apresentar o original ou a cópia do RG da pessoa que assinou o termo. Qual a validade da inscrição na biblioteca?

A inscrição do usuário é válida por 1 (um) ano a partir da data de seu cadastramento.

A renovação é efetuada mediante apresentação de comprovante de residência atual, documento pessoal e cartão de matricula do leitor na biblioteca. Qual é o prazo de empréstimo das publicações?

Para fins de identificação do prazo de empréstimo, do número máximo de itens disponíveis por empréstimo bem como da possibilidade de renovação, classificam-se os usuários nas cinco categorias listadas na tabela que segue:

Posso me inscrever numa biblioteca mesmo morando em outro bairro? Sim, você pode escolher a biblioteca que pretende freqüentar e retirar publicações por empréstimo. Posso retirar publicações de uma biblioteca com o cartão do leitor de outra biblioteca? Sim, apesar de sua matrícula estar vinculada a uma biblioteca, o cartão do leitor vale para todas as bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas. Posso fazer a exclusão da minha matrícula? Sim, solicite a exclusão na mesma biblioteca onde foi feita a matrícula e certifique-se de que não há nenhuma pendência. O que eu faço se perder o cartão do leitor? Informe à biblioteca o mais rápido possível para que não haja uso indevido de seu cartão e solicite a 2ª via. Posso fazer a reserva de empréstimo de uma publicação? Sim, você pode reservar a publicação caso esteja emprestada e retirá-la em até um dia após ser notificado pela biblioteca.

Como fazer para trabalhar nas Bibliotecas Públicas Municipais da Secretária de Cultura?

Há 3 (três) formas de acesso:

 - Concurso público para ingresso na carreira como servidor público: o interessado deverá acompanhe o Diário Oficial do Município de São Paulo, por meio da leitura, onde são publicados os editais de concurso público, os quais contêm os protocolos que o candidato à vaga deverá acompanhar, como locais e datas de inscrição, etapas do concurso, publicação dos resultados, etc.

 - 

Seleção via edital do Programa Jovem Monitor Cultural: Programa que oferece vagas para jovens monitores/as culturais distribuídas em 96 espaços da cidade, como centros culturais, casas de cultura, teatros, bibliotecas, museus, arquivo histórico, e departamentos da Secretaria.

Os requisitos para participar são:

Para realizar as inscrições e obter maiores informações acesse o site do Programa: http://jovemmonitorcultural.prefeitura.sp.gov.br

 -

Além das opções descritas acima, há possibilidade de trabalho como estagiário na Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas e Biblioteca Monteiro Lobato: os interessados em vagas para estagiar devem, obrigatoriamente efetuar seu cadastro no site Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE (www.ciee.org.br) e acompanhar as vagas disponibilizadas. (maiores informações: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/gestao/estagios/index.php?p=9524

Essas são algumas das formas de atuar profissionalmente nas bibliotecas públicas municipais de São Paulo.