DICAS DE PESQUISA


   Dicas de pesquisa Busca Simples (pdf)

    Pesquisa por Índice (pdf)

    Pesquisa por Palavra (pdf)

    Pesquisa Avançada (pdf)



Uso de filtro
Ao fazer uma pesquisa, seja por Palavra, Avançada ou por Índice, pode-se filtrar por tipo de material (o padrão é todos), coleção
(o padrão é todas), a biblioteca (o padrão é todas) ou a região (bibliotecas da região norte, por exemplo).

Ordenar resultados de pesquisa
Os resultados das pesquisas podem ser ordenados por: relevância, título de A-Z, data de publicação crescente e decrescente, mais popular e classificação.

Resultado da pesquisa – Ficha do livro
Apresenta as principais informações do livro, a lista das bibliotecas que possuem exemplares e a situação: disponível (para empréstimo), consulta (no local), reservado e emprestado, neste caso há a informação de data de devolução (prevista).
Ao clicar em uma das bibliotecas, verificam-se os Detalhes da Biblioteca da biblioteca (endereço, telefone, horário de funcionamento, email e site).
É possível também vizualizar o resultado em MARC e em ABNT, é apresentada a referência bibliográfica do livro, segundo a norma NBR 6023 da ABNT.

Refinar resultados de busca
É possível refinar o resultado da pesquisa por autor, assunto, editora, conforme o caso. Veja a tela de resultados do lado esquerdo: Refine a busca.

Uso de acento
Para o sistema é indiferente o uso de acentos e sinais diacríticos nas palavras. A recuperação é feita de qualquer forma.

Uso de asterisco *
Use o asterisco para pesquisar raízes de palavras que pertençam a uma mesma família, ou seja, que recuperam palavras de um mesmo assunto. Por exemplo, ao pesquisar um assunto relacionado a computador, digitando comput* posso recuperar computação, computacionais, computacional, computador, computadores, etc.
O asterisco pode ser usado também no início da palavra. Ex.: *comput.

Uso de letras maiúsculas e minúsculas
Para o sistema é indiferente o uso de maiúsculas ou minúsculas. A recuperação é feita de qualquer forma.

Veja também: Manuais Alexandria