BOSQUES MUNICIPAIS DE LEITURA

Informações gerais

Logo Bosque da Leitura

O Bosque de Leitura é um ambiente cultural alternativo localizado em parques da cidade que incentiva a leitura, facilita o acesso à informação e estimula a aprendizagem contínua dos cidadãos.

Com um acervo de literatura e informação, funcionam aos sábados e domingos das 10h às 16h, atendendo em média 700 usuários em cada unidade, entre crianças, jovens, adultos e idosos que frequentam os parques. Além de promover o lazer cultural, divulga os serviços regulares das bibliotecas públicas da cidade e promove eventos culturais como saraus, contação de histórias, encontro com escritores, espetáculos teatrais, apresentação de cordelistas entre outros.

Leitura no Parque

O Sistema de Bibliotecas conta atualmente com treze Bosques de Leitura. O primeiro Bosque foi inaugurado em 3 de julho de 1983, no Parque do Ibirapuera, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Secretaria de Serviços e Obras (DEPAVE), com o patrocínio da Hoeschst do Brasil. Com a denominação de “Leitura no Parque”,  sua denominação alterada para “Bosque da Leitura” em 12 de dezembro de 1993.

Em 2006, dois novos Bosques foram implantados: em março no Parque do Carmo e em setembro no Parque da Luz. Em 14 de outubro de 2007, o Parque Anhanguera também ganhou um Bosque.

Em dezembro de 2009, dentro da Meta 152 da Agenda 2012, mais dois parques da cidade foram contemplados e surgiram os Bosques de Leitura Parque Cidade de Toronto e Parque Santo Dias. No final de 2010 foi a vez dos Parques Raposo Tavares e Lions Club Tucuruvi.

No segundo semestre de 2011 três novos Bosques de Leitura foram inaugurados nos Parques Lajeado e Parque do Trote, em parceria com Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), e no Parque Ceret (antigo Parque Esportivo dos Trabalhadores) - uma nova parceria da SMC com a Secretaria Municipal de Esportes (SEME). Em 2012 forma contemplados os Parques Guarapiranga e Rodrigo de Gásperi.

O trabalho desenvolvido tem sido recebido com simpatia pelo público e seu sucesso fez com que alguns Bosques de Leitura começassem a atender também aos sábados.

Os Bosques de Leitura recebem doações somente de revistas, quadrinhos, mangás e gibis. As doações de livros devem ser direcionadas para as Bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas.

Em janeiro de 2008, pelo Decreto nº 49.172 passaram-se a denominar-se Bosque de Leitura e em dezembro de 2016 , pelo Decreto nº 57.528, Bosque Municipal de Leitura.

Legislação de Alteração de denominação: Decreto nº 49.172, de janeiro de 2008 (pdf) e Decreto nº 57.528, de 12 de dezembro de 2016 (pdf)

Para mais informações, contate o Serviço de Extensão - Bosque Municipal de Leitura:
Rua Taquari, 549  Moóca, São Paulo, SP  Cep 03166-000
Tel. 11 2291-5763
ou pelo e-mail bosquedaleitura@prefeitura.sp.gov.br
Responsável: Nilce Ferreira da Silva