HISTÓRICO DA BIBLIOTECA ZALINA ROLIM

Histórico
Na década de 1950 o bairro de Vila Mariana desenvolveu-se bastante, foram construídas escolas, indústrias, lojas, hospitais. Em 1954, sob a responsabilidade do arquiteto Juvenal Waetge Junior, foi iniciada a construção do prédio para instalação da segunda biblioteca do bairro, na Rua Corredeira. A inauguração da Biblioteca Vila Mariana II ocorreu dois anos depois, em 13 de março de 1956, iniciando suas atividades em 14 de março. Pouco tempo depois a nova biblioteca foi denominada Biblioteca Infantil Matias Aires, em homenagem ao filósofo brasileiro. Porém, algum tempo depois este nome foi mudado, por determinação do Secretário da Educação e Cultura da época, voltando a ser denominada Biblioteca Vila Mariana II.

No final de 1965, atendendo à necessidade de diversos reparos, foi autorizada a reforma no prédio que terminou em abril de 1966. A sala de leitura foi ampliada, avançando sobre um terraço lateral; outra parte do terraço foi fechada dando à biblioteca mais uma sala. Estas mudanças foram necessárias para permitir a ampliação do atendimento que, em função da instalação de novas escolas no bairro, cresceu muito. As modificações introduzidas nos métodos de ensino da época passaram a exigir dos alunos uma maior carga de pesquisas, aumentando, em conseqüência, a importância no trabalho de apoio das bibliotecas.

Em dezembro de 1973 a Biblioteca Vila Mariana II passou a ser denominada Biblioteca Infanto-Juvenil Zalina Rolim, em homenagem à educadora e escritora nascida em Botucatu, no século XIX.

A partir de 2008, pelo Decreto no49.172, a biblioteca passou a fazer parte da subprefeitura regional da Vila Mariana com o nome de Espaço de Leitura Zalina Rolim, parte integrante do Centro de Convivio e Cultura da Vila Mariana. Está localizado nas dependências da antiga Biblioteca.

Legislação referente à biblioteca e ao espaço de leitura
Criação: Lei n.º 3.853 de 18 de março de 1950
Inauguração: 13 de março de 1956
Denominação: Decreto n.º 10.767 de 7 de dezembro de 1973
Alteração de denominação: Decreto no49.172 de 31 de janeiro de 2008


logo SMB