BAIRRO DE VILA CURUÇÁ

bairro
Vila Curuçá é um distrito situado na Zona Leste da cidade de São Paulo. A história de Vila Curuçá é a mesma do distrito de Itaim Paulista e a parte leste do distrito do Jardim Helena. A exploração da região deu-se no início do século 17, com a doação de semarias a portugueses.

Consta que entre o período de 1610 e 1611, o Bandeirante Domingos de Góes virou "sesmeiro" das terras da região do "boi sentado" que estão localizadas nas proximidades do Rio Tietê. Elas foram passadas para o controle dos padres carmelitas em 1621. Foi nessa ocasião que construiu-se a primeira capela, que é considerada como um marco da colonização da região, denominada Nossa Senhora da Biacica (esse nome vem do tupi "imbeicica" ou "cipó resistente", facilmente encontrado no rio Tietê). Por muito tempo Itaim Paulista e Vila Curuçá e a parte leste do Jardim Helena formavam um bairro só, chamado de "imbeicica".

Nesse distrito existe uma unidade do CEU (Centro Educacional Unificado) chamado de "CEU Vila Curuçá", que funciona como escola de ensino infantil, ensino fundamental e centro de recreação para os habitantes da região. Além disso, no local funciona um telecentro que propricia acesso a internet para a população local.

Próximo ao CEU Vila Curuçá existe um Clube da Cidade, se trata de um centro de diversão e recreação da Prefeitura de São Paulo, cujos centros semelhantes estão espalhados pela cidade. No local existem piscinas, quadras e outras atrações para receber os mais de 3000 visitantes a cada final-de-semana no verão e recebe os idosos para os bailes de terceira idade. O requisito fundamental é ser morador da Vila Curuçá ou do Itaim Paulista.

O distrito de Vila Curuçá é beneficiado pela Estação da CPTM: Jardim Helena - Vila Mara, Inaugurada em 28 de maio de 2008. Estação que facilitará o acesso ao bairro, além de melhorar o comercio em geral.


logo SMB

Vicente Paulo Guimaraes