HISTÓRICO DA BIBLIOTECA

Histórico
A Biblioteca Infantil Cruz das Almas foi inaugurada em 16 de abril de 1965, porém só iniciou suas atividades em 2 de agosto de 1970. Funcionava no mesmo prédio da Biblioteca Pública Afonso Schmidt, embora com entrada independente.

A solicitação para criação de uma biblioteca infantil no bairro de Cruz das Almas partiu da comunidade, e esta sempre colaborou efetivamente com o trabalho da biblioteca, inclusive com a prestação voluntária de serviços.

Em janeiro de 1982 a biblioteca mudou-se para um prédio que foi originalmente projetado e construído para a biblioteca, mas que inicialmente abrigou uma escola. Ela funcionou neste local até 1986 quando foi interditada devido ao risco de desabamento do talude situado atrás do prédio, sendo reaberta em setembro de 1992, após a execução das obras necessárias. Seu fechamento por quase 7 anos obviamente prejudicou a comunidade, pois seu caráter de ponto cultural da região extinguiu-se. Após a reabertura foram necessários diversos trabalhos de divulgação para trazer seu público de volta.

Em novembro de 1977 a Biblioteca Infantil de Cruz das Almas foi renomeada passando a se chamar Biblioteca Infanto-Juvenil Thales Castanho de Andrade, em homenagem ao antigo diretor do Departamento de Educação do Estado de São Paulo.

Legislação referente à biblioteca
Inauguração:16 de abril de 1965
Denominação: Decreto n.º 14.748 de 3 de novembro de 1977


logo SMB

Thales C de Andrade