BIOGRAFIA DO PATRONO SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA

Sergio Buarque de Holanda 

Sérgio Buarque de Holanda foi historiador e crítico literário. Participou do Movimento Modernista de 1922. Foi colunista e correspondente de diversos jornais, tanto no Brasil quanto no exterior. Escreveu um dos mais importantes livros históricos do país, Raízes do Brasil.

Assumiu diversos cargos públicos e ocupou a cadeira de História da Civilização Brasileira, na Faculdade de Filosofa, Letras e Ciências Humanas da USP; foi o primeiro diretor do Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

Foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros, membro-fundador do Partido dos Trabalhadores e pai do compositor brasileiro Chico Buarque de Holanda. A casa em que morava foi transformada no Museu da Música Brasileira. Escreveu, entre outras obras, Cobra de vidro, Tentativas de mitologia e Caminhos e fronteiras.

Nasceu em 11 de julho de 1902, em São Paulo, e morreu em 24 de abril de 1982.

Algumas obras de Sérgio Buarque de HolandaA viagem a Nápoles, Raízes do BrasilCaminhos e fronteirasO espírito e a letra : estudos de crítica literária II, 1948-1959Caminhos e fronteirasVale do Paraíba : velhas fazendasVisão do Paraíso : os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil

Nota: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas; pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas onde estão disponíveis para empréstimo.

logo SMB

Sergio B de Holanda