Logo - Cultura

ACONTECEU NA BIBLIOTECA RAUL BOPP

2009

INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA TEMÁTICA EM MEIO AMBIENTE RAUL BOPP

Escultura de gelo


Escultura de gelo na Av. Paulista


No dia 29 de maio, a partir das 5h da manhã, um convite inusitado foi instalado em frente ao Parque Trianon, nas proximidades da Avenida Paulista. Um bloco de gelo com as dimensões de 5m X 1,8m despertou a curiosidade e atenção do público para o que está ocorrendo com as geleiras da Antártida. A mesma experiência foi repetida no dia 30 dentro do Parque da Aclimação, integrando as atividades da inauguração do espaço temático. A idéia da escultura de gelo derretendo ao longo do dia tinha o propósito de conscientizar a população sobre o aquecimento global.



Debate - Desafios do consumo consciente e sustentabilidade no contexto global
Com Laura Valente, Diretora Regional do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade


Apresentação da palestra (pdf)

A História das coisas
Você já se perguntou de onde vêm e para onde vão as coisas que consumimos? Até quando vai existir matéria-prima?
O documentário A História das Coisas esclarece bem a situação, é feito numa linguagem simples, tem uns 20 minutos e está legendado em português. Vale muito a pena assistir.

ENCONTRO
Política Municipal de Mudanças Climáticas
Com Volf Steinbaum, Sociólogo e Planejador Urbano; Assessor Técnico da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA; Responsável pela condução do Programa de Mudanças Climáticas na SVMA.
Neste encontro, será debatido um dos mais atuais temas sobre mudanças climáticas no âmbito local: trata-se da aprovação da Lei que institui a Política de Mudança do Clima para o Município de São Paulo (Lei Número 14.933, de 5 de junho de 2009), uma iniciativa inédita e inovadora que servirá como modelo de inspiração e replicação para todas as cidades brasileiras. 
Este instrumento regulatório representa um conjunto de políticas públicas que têm como objetivos principais o combate às mudanças climáticas, a melhora de vida da população e a preservação do meio ambiente, movendo a sociedade para uma economia de baixo carbono. Dentre seus dispositivos mais importantes e inovadores está o estabelecimento da meta de redução de gases que provocam o efeito estufa.



PALESTRA
Desafio para enfrentar as mudancas climáticas
Apresentação do Sr. Volf em 8 de agosto de 2009.

ENCONTRO



Expectativas sobre a próxima Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 15 – Copenhague)

Com Fabio Feldmann, consultor, ambientalista e Secretário Executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade. Foi eleito deputado federal por três mandatos consecutivos (1986 – 1998) e atuou como Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo entre 1995 e 1998. Foi fundador da S.O.S. Mata Atlântica, da OIKOS, Funatura e Biodiversitas. Atua como conselheiro na The Nature Conservancy Brasil, Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Akatu, Greenpeace Internacional e outras ONGs. Neste encontro, ouviremos a opinião do ambientalista Fabio Feldmann sobre o que a sociedade pode esperar da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em dezembro deste ano em Copenhague, Dinamarca. Este encontro diplomático tem como objetivo estabelecer um novo tratado internacional que substitua o Protocolo de Kyoto.
Um dos pontos mais polêmicos desta reunião está na necessidade de se discutir um maior comprometimento dos países com metas mais audaciosas de redução dos gases causadores do efeito estufa. Se estas emissões continuarem nos padrões atuais, os impactos decorrentes do fenômeno do aquecimento global continuarão a se agravar.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Entre 20 e 24 de outubro de 2009 ocorreu uma série de atividades visando envolver o público infantil nas questões ambientais:

oficina de origami
Na oficina de origami foi ensinado como transformar páginas de revistas e jornais em origamis.

cultivar plantas em casa

As crianças aprenderam a cultivar plantas em casa.


Bilboque

Bilboquê é um brinquedo que foi confeccionado na oficina com materiais reciclados.


Bilboque


Foram confeccionadas miniesculturas da fauna e flora brasileira usando como matéria prima materiais reciclados.

coral de 100 crianças

Apresentação com o músico Henrique Krispim e o coral de 100 crianças do Colégio Unidade Jardim – Santo André.



logo SMB


Raul Bopp