HISTÓRICO DA BIBLIOTECA

Histórico

A Biblioteca da Aclimação foi criada juntamente com outras bibliotecas e parques infantis municipais na década de 1950, porém o prédio, cuja construção foi concluída em setembro de 1956, foi ocupado pelo Núcleo Educativo das Crianças Deficientes Auditivas até o final de 1960, hoje EMEE Helen Keller, localizada num prédio próximo.

Alguns meses depois, instalou-se no prédio por um curto período a Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura, e após sua saída, a biblioteca finalmente se instalou e foi inaugurada em 21 de fevereiro de 1961 com o intuito de facilitar o acesso dos estudantes das unidades de ensino mais próximas à leitura e à informação.

Em setembro de 1973 a Biblioteca da Aclimação passou a ser denominada Biblioteca Infanto-Juvenil Ophélia França, em homenagem à bibliotecária e servidora pública que se dedicou aos serviços prestados às crianças e aos jovens da cidade de São Paulo na área de bibliotecas infanto-juvenis.

A partir de outubro de 2005 esta biblioteca teve seu nome alterado para Raul Bopp, em homenagem ao poeta modernista.

A Secretaria Municipal de Cultura dando continuidade ao projeto de Bibliotecas Temáticas e inaugurou, no dia 30 de maio de 2009, a Biblioteca Temática em Meio Ambiente Raul Bopp.

Localizada dentro do Parque da Aclimação, tombado em 1986 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico), a Biblioteca faz a ponte entre os temas meio ambiente e cultura. Para reforçar essa ligação, será realizada uma intensa programação, também espalhada pelo parque, que contará com debates, apresentações, oficinas, exposições e exibição de documentários, procurando retratar temas como o aquecimento global, sustentabilidade, consumo consciente e desmatamento. A idéia principal é trazer para a vida e o cotidiano das pessoas um pouco mais sobre esses debates, que a cada dia se tornam mais relevantes.

Para receber o acervo e a programação, a biblioteca passou por um processo de ambientação, criado pela arquiteta Márcia Rossi, que inclui renovação de mobiliário, aplicações de elementos artísticos em parede e pinturas na sala temática e na fachada, criadas pelo artista Vincent Guilmoto.


Legislação referente à biblioteca:
Criação: Lei n.º 3.853 de 18 de março de 1950
Inauguração: 21 de fevereiro de 1961
Denominação: Decreto n.º 10.661 de 27 de setembro de 1973 e Decreto nº 46.434 de 6 de outubro de 2005
Transferência para subprefeitura: Decreto nº 42.772 de 3 de janeiro de 2003
Criação de SMB: Decreto nº 46.434 de 6 de outubro de 2005

logo SMB

Raul Bopp