Barra de Impressão

Biblioteca Raimundo de Menezes


Secretarias / Cultura / bibliotecas / bibliotecas_bairro / bibliotecas_m_z / raimundodemenezes


HISTÓRICO DA BIBLIOTECA

Histórico

Para verificar as aspirações da comunidade de São Miguel Paulista em relação a uma biblioteca pública, em meados de 1979, foi realizada uma pesquisa de campo nas ruas centrais do bairro. Depois de concluída a pesquisa, que foi bastante favorável à criação de uma biblioteca, o então Secretário de Cultura, Sr. Mário Chamie e o Administrador Regional de São Miguel Paulista, Sr. Horácio de Almeida providenciaram a instalação da mesma.

Inaugurada em 12 de julho de 1980 em um prédio alugado, permaneceu no local até 1985, quando se mudou para outro imóvel em melhores condições. Durante alguns anos o este prédio foi capaz de acomodar o acervo e os usuários. Porém, com o aumento da demanda, o espaço tornou-se pequeno, insuficiente para o atendimento e a realização de atividades culturais. Em 1992 a Biblioteca foi transfeirrida novamente para outro edifício.

Em 1985 a Biblioteca Pública de São Miguel Paulista passou a ser denominada Biblioteca Raimundo de Menezes, por sugestão do escritor Henrique Alves, que participou de uma campanha lançada pela Gazeta do Tatuapé, para denominação da biblioteca.

Desde 2005 a Biblioteca ocupa o atual prédio, mais espaçoso, capaz de atender de maneira mais adequada o público e permitir o desenvolvimento de diversas atividades.

Raimundo de Menezes, seu patrono, foi escritor, membro da Academia Paulista de Letras e Diretor do Departamento de Cultura, hoje Secretaria Municipal de Cultura.

Legislação referente a biblioteca:

Criação: Decreto nº 17.535 de 14 de setembro de 1981
Inauguração: 12 de julho de 1980
Denominação: Decreto n° 20.848 de 23 de abril de 1985


logo SMB

Raimundo de Menezes