NÚCLEO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

nucleo deficiencia visual

O Núcleo para Pessoas com Deficiência Visual, presta serviços para a população cega e de visão subnormal, disponibilizando livros em braille, livros falados e periódicos. O empréstimo desse material pode ser feito pessoalmente ou por meio de Cecograma, serviço gratuito prestado pelos Correios para remessa desse tipo de material para qualquer lugar do Brasil.

A biblioteca Prefeito Prestes Maia oferece apoio ao deficiente visual por meio de tecnologia assistiva com Scanners e Lupas que reproduzem em áudio o texto escrito, tornando acessível o acervo da biblioteca. Desde 2018 também está a disposição do público o Óculos-scanner Orcam MyEye que possibilita o acesso ao conteúdo dos diferentes tipos documentais nos acervos, tais como livros, jornais, revistas, gibis, mangás, etc.

Para pesquisar os títulos em braille das bibliotecas do Sistema, acesse o catálogo eletrônico geral, selecione a busca por palavra e na opção assunto digite livros para cegos. Veja aqui algumas sugestões de títulos.

Leia mais informações sobre acessibilidade nas bibliotecas de SMB nas modalidades visual, auditiva, motora e intelectual, e links de interesse, legislação e Diagnóstico anual das Condições de Acessibilidade CSMB.
 

logo SMB

Prefeito Prestes Maial