HISTÓRICO DA BIBLIOTECA PREFEITO PRESTES MAIA

Placas Biblioteca de Santo Amaro

Por iniciativa do prefeito Prestes Maia e do secretário da Educação Carlos Rizzini, que delegou à Comissão de Construção Escolar da Secretaria da Educação a tarefa de executar o projeto da biblioteca de autoria do Arquiteto Luis Augusto Bertacchi, em setembro de 1963 começaram as obras da biblioteca que, num ritmo acelerado, foram finalizadas em dezoito meses. 

A Biblioteca de Santo Amaro recebeu o nome de “Biblioteca Presidente Kennedy”, em homenagem ao presidente americano John Fitzgerald Kennedy assassinado em 1963. A biblioteca foi inaugurada no dia 4 de abril de 1965. Veio ao evento de inauguração o seu irmão Robert Francis Kennedy (Bobby), e estando o Prefeito hospitalizado, fez-se representar por sua esposa, senhora Maria de Lourdes Prestes Maia, formalizando desta forma seu último ato como prefeito de São Paulo.

Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Fotógrafo: MÁXIMO, Camerindo Ferreira. Data: 1972
Acervos Artísticos e Culturais da Prefeitura de São Paulo

O prédio de sete andares, com 7 mil metros quadrados de área construída, tem porte semelhante ao da Biblioteca Mário de Andrade. A concepção da biblioteca como centro de cultura obedeceu a padrões internacionais, dispondo de saguão e auditório e de grandes espaços para as mais diversas manifestações culturais. Numa portaria de 1965, o prefeito Prestes Maia decidiu que as dependências e espaços seriam ocupados especificamente para iniciativas de caráter cultural, sem cunho político, delegando à chefia da biblioteca autonomia na distribuição dos espaços e atividades.

Nesses anos todos, o quarto andar tem servido para abrigar a Coleção Prestes Maia, constituídas por um rico acervo de 12 mil livros em diversas línguas e de assuntos variados, entre eles, arquitetura, urbanismo, estética, história e literatura, além de revistas especializadas, folhetos, relatórios, plantas, medalhas, obras de arte e objetos pessoais. Essa coleção foi agregada definitivamente ao acervo da biblioteca em março de 2003. Em 2007, a biblioteca recebeu em doação da Companhia Paulista de Obras e Serviços do Estado de São Paulo, os móveis que pertenceram ao gabinete do prefeito Prestes Maia.

A Biblioteca Presidente Kennedy teve seu nome alterado para Prefeito Prestes Maia em outubro de 2005 pelo decreto 46.434 de criação do Sistema Municipal de Bibliotecas.

Dando sequência ao projeto de bibliotecas temáticas, em 27 de dezembro de 2012 a biblioteca Prefeito Prestes Maia torna-se Biblioteca Temática em Arquitetura, sendo a décima unidade de temática, oferecendo uma coleção especializada em arquitetura e urbanismo, além de seu acervo regular de livros de literatura e informação, revistas, atlas e multimídia.

Moveis do Prefeito Prestes Maia

O patrono foi chefe da Secretaria de Viação e Obras Públicas da Prefeitura de São Paulo entre 1926 e 1930, quando elaborou um plano de reestruturação da cidade. Mais tarde, em 1938, foi nomeado prefeito da capital, onde permaneceu até 1945. Por conta de seu trabalho, Prestes Maia deixou um acervo particular valioso, formado de plantas, documentos, fotografias e outros, que registram a urbanização da cidade. Toda a documentação, que soma cerca de 880 itens, está à disposição dos interessados no ambiente temático. 

Em janeiro de 2008, pelo Decreto nº 49.172 passou a denominar-se Biblioteca Pública Prefeito Prestes Maia e em dezembro de 2016, pelo Decreto nº 57.528, Biblioteca Pública Municipal Prefeito Prestes Maia.

Em 14 de outubro de 2014 o imóvel da biblioteca foi tombado, juntamente com outras edificações no Eixo Histórico de Santo Amaro. Tombamento - Conpresp - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. Resolução nº 27 de 14 de outubro de 2014

Datas e Legislação referentes à biblioteca:
Inauguração: 4 de abril de 1965
Especialização e nova denominação: Decreto nº 46.434, de 6 de outubro de 2005 (pdf) (Biblioteca Municipal Prefeito Prestes Maia)
Alteração de denominação: Decreto nº 49.172, de janeiro de 2008 (pdf) e Decreto nº 57.528, de 12 de dezembro de 2016  (pdf)

Transferência para subprefeitura: Decreto nº 42.772, de 3 de janeiro de 2003 (pdf)
Criação de SMB: Decreto nº 46.434, de 6 de outubro de 2005 (pdf)
Transferência para SMC: Decreto nº 48.166, de 2 de março de 2007 (pdf)

Projeto de Arquitetura e Paisagismo Biblioteca
Projeto de Execução Paisagismo (com a praça)

projeto paisagismo praça

logo SMB

Prefeito Prestes Maial