BAIRRO DE VILA FORMOSA

bairroVila Formosa é um distrito localizado na região sudeste de São Paulo. Foi parte integrante do Tatuapé até 1963. Relatos históricos afirmam que por volta de 1885 a área pertencia à família dos "Casa Grande" e que o Sítio da Casa Grande tornou-se o marco inicial da região. Em 1911 passou a pertencer aos irmãos Jacob.

Em 1920 a área foi loteada e recebeu o nome de Formosa, em homenagem ao antigo nome da cidade litorânea de Ilha Bela. O loteamento foi realizado até 1940 pela Companhia Melhoramento do Brás. A zona do atual Jardim Vila Formosa e parte do cemitério eram da Companhia Melhoramento do Brás. Foi planejado para ter uma urbanização de alto padrão, mas a instalação de um aterro sanitário, que perdurou até 1950, retardou esse processo. Atualmente essa área se transformou no bairro nobre do Jardim Anália Franco.

Foi um importante núcleo industrial paulistano, sendo que alguns dos galpões desativados deram lugar a núcleos residenciais luxuosos. O famoso Cemitério de Vila Formosa é o maior da América Latina, com cerca de 780 mil metros quadrados e o Ceret - Centro Esportivo do Trabalhador - possui a maior piscina da América Latina. Vila Formosa é hoje é uma das regiões mais arborizadas da cidade, contando com mais de cem praças e uma população prioritariamente de classe média.

O Bairro de Vila FormosaO Bairro de Vila Formosa Monografias de História dos Bairros de São Paulo - Arquivo Histórico Municipal -- Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

logo SMB

Paulo Setubal