NÚCLEO BRAILLE DA BIBLIOTECA

Núcleo de Apoio ao Deficiente Visual - NADEVI

O NADEVI, Núcleo de Apoio ao Deficiente Visual, presta serviços para a população cega e de visão subnormal, por meio do empréstimo de livros em braille, livros falados e periódicos.

Oferece também uma lupa eletrônica para pessoas com baixa visão, que necessitam de grandes ampliações de texto e imagem. Este sistema consiste na ampliação de imagens captadas por uma micro-câmera aliada a um circuito eletrônico que amplia os textos e as imagens em até 28 vezes, reproduzindo-os em um aparelho de TV

 

Lipa Eletrônica para o Deficiente Visual


A biblioteca também possui scanners acessíveis, doados pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que reproduzem em áudio o texto escrito, tornam acessível quase todo o acervo das bibliotecas. Por meio de um computador, um scanner e um fone de ouvidos, a pessoa cega ou com baixa visão pode, de maneira autônoma e independente, digitalizar e ouvir o livro, por meio de voz sintetizada. Pode também gravar o resultado da leitura e levar para casa.   Desta forma, a pessoa com deficiência visual pode consultar não apenas os livros em braille, mas também livros e revistas impressos e demais itens disponíveis.  A implantação de scanners acessíveis é uma das ações previstas no Plano Municipal São Paulo Mais Inclusiva, voltado para promover a equiparação de oportunidades no acesso à informação, à mobilidade e à participação de todas as pessoas na vida da cidade.

A Biblioteca Mário Schenberg faz empréstimos de livros em braille e livros falados por meio de Cecograma (serviço gratuito prestado pelos Correios para remessa de material impresso em braille e livros falados) para qualquer lugar do Brasil.

Para pesquisar os títulos em braille das bibliotecas do Sistema, acesse o catálogo onlineselecione a busca por palavra e na opção assunto digite livros para cegos. Veja aqui algumas sugestões de títulos.

Clique aqui para saber informações sobre outras bibliotecas do Sistema com acervo braille.


logo SMB

 

Biblioteca Mario Schenberg