BAIRRO DA PENHA

bairroO bairro da Penha, situado no subúrbio da capital paulista, foi fundado por volta de 1667, pelo padre Jacinto Nunes Siqueira, que possuía uma igreja chamada Nossa Senhora da Penha em sua fazenda. Com o passar dos anos, o povoado ao seu redor foi crescendo e na década de 1920, com a facilidade de locomoção existente no bairro, muitas pessoas já haviam se instalando na região. Muitas dessas invasões foram de grileiros, surgindo por consequência o trabalho informal.

Porém, outra história sobre a fundação da Penha é contada, diz-se de um viajante que pernoitou em uma colina para descansar, ele tinha na bagagem uma imagem de Nossa Senhora da Penha. Seguiu viagem no dia seguinte, mas logo sentiu falta da santa, voltando para buscá-la. Partiu e léguas a frente, percebeu novamente a ausência da imagem. Encontrando-a outra vez na colina, o viajante concluiu que aquele fora o local escolhido pela santa para ficar, então construiu uma capela.

A fundação da Penha é incerta, mas a data mais citada é a de 5 de setembro de 1668, quando foi concedida uma sesmaria ao padre Mateus Nunes da Siqueira que, conforme esclarece o próprio documento, já possuía uma fazenda no local e que havia, por iniciativa de seu irmão, o padre Jacinto Nunes da Siqueira, construído uma capela para Nossa Senhora da Penha. O primeiro documento de fé data de 1667, referente a uma doação em testamento à igreja.

Os moradores cultivam até hoje a devoção à Nossa Senhora da Penha, reunindo-se anualmente para festas, realizadas no dia 8 de setembro, dia da natividade da santa.

Bairro da PenhaO Bairro da PenhaMonografias de História dos Bairros de São Paulo - Arquivo Histórico Municipal -- Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

logo SMB

Jose Paulo Paes