BIOGRAFIA DO PATRONO JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS

José Mauro de Vasconcelos 
José Mauro de Vasconcelos nasceu em 26 de fevereiro de 1920, no Rio de Janeiro. Passou a infância em Natal, RN. Sua família era muito pobre e José Mauro passou por muitas dificuldades. Seu grande sonho de infância era ser nadador profissional e chegou a ganhar alguns prêmios em campeonatos que participava.

Tinha uma personalidade muito inconstante. Aos quinze anos mudou-se sozinho para o Rio de Janeiro, teve diversos empregos para conseguir se sustentar. Percorreu o Brasil de norte a sul; foi treinador de boxe, agricultor, operário, garimpeiro, carregador de bananas, ator de cinema, jornalista, locutor de rádio e escritor.

Iniciou diversos cursos superiores, mas nunca concluiu nenhum deles.

Meu pé de laranja lima

Seu primeiro romance Banana Brava fixa a aventura vivida por ele em terras do Rio Araguaia. Em 1968 escreveu sua obra mais conhecida O meu pé de laranja lima, baseada em sua infância; nos primeiros meses de lançamento vendeu mais de 217 mil exemplares.

 

José Mauro de Vasconcelos é figura controvertida da literatura brasileira, marginalizado pela crítica e aclamado pelo público, é autor de largas tiragens com sucessivas reedições.

Faleceu em julho de 1984 em São Paulo.

Algumas Obras de José Mauro de Vasconcelos: Vamos aquecer o sol, Banana brava, Barro blanco, Coração de vidro, Doidão, O veleiro de cristalRosinha - minha canoa, Rua descalça, O palácio japonês, Vamos aquecer o sol, O meu pé de laranja lima.

Nota: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas; pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas onde estão disponíveis para empréstimo.

 

logo SMB

Jose M de Vasconcelos