BAIRRO DE SAPOPEMBA

bairro
O primeiro nome dado à região pelos imigrantes italianos foi Monte Rosso, devido à terra vermelha, própria para a agricultura e fabricação de telhas e tijolos. Depois veio o nome Sapopemba, originário da árvore Sapopema, espécie comum na Amazônia que desenvolve raízes de até 2 metros de altura ao redor de seu tronco.

Mas foram os portugueses os responsáveis pelo povoamento do bairro, que transformaram as grandes extensões de terras férteis em chácaras de plantação de verduras.

Um evento importante da história de Sapopemba foi a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal em 1931. Formou-se uma procissão grandiosa que levou a estátua da santa até Sapopemba. Mais tarde, ao lado da antiga Igreja de São Roque, foi erguido um santuário para a imagem da santa.

Nos últimos 76 anos, no mês de maio é realizada a tradicional Festa de Nossa Senhora de Fátima.

O bairro possui uma escola de samba, a Combinados de Sapopemba, fundada em 12 de dezembro de 1984. Presidida por Zilberto José da Silva, suas cores oficiais são vermelho, branco, verde e preto. Nesse ano, Mestre Saraiva, o primeiro presidente, juntamente com sua diretoria, conseguiram a filiação na União das Escolas de Samba Paulistanas - UESP, e assim a Escola passou a desfilar oficialmente na categoria de Escola de Samba, fazendo grandes carnavais, em uma linha de homenagens à celebridades paulistanas.

Inesita Barroso (1992) campeã, Maurício de Souza (1993), Jair Rodrigues (1994) campeã, Tonico e Tinoco (1995), todos eles desfilaram com a escola, e Inesita Barroso continua desfilando até hoje, ela que é a Madrinha da Ala de Compositores."

A fundação de Sapopemba deu-se em 26 de julho de 1910. A criação do distrito ocorreu em 1985.

logo SMB

Gilberto Freire