TEMÁTICA FEMINISTA

Inspire-se nas mulheres, muitas são poetas, escritoras, pensadoras, pintoras, cientistas... Elas esculpem e tecem a história. Ocupe este novo espaço e (re)conheça pensamentos, articulações, lutas e trajetórias das mulheres.

Entrada Cora Coralina foto Sylvia Masini
 

temática feminista

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, inaugurou dia 4 de julho de 2015, a primeira sala temática feminista de São Paulo, na Biblioteca Cora Coralina, em Guaianases, zona leste.

A programação da inauguração contou com a apresentação da poeta Tula Pilar, ex-moradora de rua que lançou um livro de poesias. Na sequência, apresentaram-se as rappers Amanda Negrasim, Yzaú e Sharylaine. O encerramento aconteceu com o Sarau do Coletivo Juntas na Luta, que combinou música, dança e poesia.

Concebida a partir da vocação natural do espaço da biblioteca, que já recebe o nome de uma marcante escritora brasileira, o local se propõe a unir essa trajetória, valorizando a luta e as ações do movimento em defesa dos direitos das mulheres, pauta que ainda hoje se mostra relevante e necessária.

Sob a curadoria da artista Biba Rigo, uma das salas desta biblioteca que foi inaugurada em 1966, recebeu ambientação com a temática feminista, contando com a participação das mulheres que, a partir de suas próprias histórias, olhares e experiências, participaram de oficinas de artes visuais e garantiram ao local um visual com destaque para o empoderamento das mulheres na apropriação de seu espaço.

Além de um acervo com mais de mil obras para consultas, estudos e pesquisas, a Biblioteca Temática Feminista Cora Coralina quer se consolidar como um ponto de referência cultural na discussão de gênero e feminismo de São Paulo, a partir de uma programação cultural continuada, com atividades de cinema, música, teatro, literatura, rodas de conversa e oficinas.

A rede de bibliotecas temáticas da cidade de São Paulo é organizada pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura. Além da oferta de acervo dedicado a um tema específico, os espaços recebem programação sobre o assunto, fortalecendo a sua divulgação.

Leia aqui sobre o acervo feminista

Muros externos caracterizados
Ambientação da biblioteca - muros externos