Barra de Impressão

Biblioteca Cassiano Ricardo


Secretarias / Cultura / bibliotecas / bibliotecas_bairro / bibliotecas_a_l / cassianoricardo


HISTÓRICO DA BIBLIOTECA

crédito: Museu da Cidade de São Paulo/Casa da Imagem

Biblioteca Circulante Municipal - 1954. Acervo: Museu da Cidade de São Paulo/Casa da Imagem


Com acervo predominantemente para adultos, a primeira biblioteca do Tatuapé foi inaugurada em 9 de julho de 1952, porém seu funcionamento efetivo se deu  a partir de 3 de fevereiro de 1953. Em homenagem ao poeta paulista, passou a denominar-se Biblioteca Pública Cassiano Ricardo em 21 de maio de 1976.
Desde 1998 a biblioteca manteve o Núcleo Braille, com acervo especial fornecido pela Fundação Dorina Nowill em convênio com a Secretaria Municipal de Cultura. Em 2005 o Núcleo foi transferido para a Biblioteca Padre José de Anchieta.

O prédio já passou por duas reformas, sendo a primeira em 1992 e a segunda em 2002, com a ajuda da Sociedade Amigos da Biblioteca Cassiano Ricardo – Sabcard. Em 2007 entrou novamente em reforma, quando ganhou  um espaço dedicado à música, que recebeu o nome de Espaço Itamar Assumpção em homenagem ao compositor e músico, expoente da Vanguarda Paulistana, morto em 2003. A partir de 10 de novembro de 2007, passou a ser biblioteca temática de Música. A ambientação, criada pelo escritório Rossi Barbosa Arquitetos Associados, trabalha no interior do prédio e na sinalização visual elementos ligados ao universo da música popular e erudita e ao patrono do espaço.

Além da consulta e empréstimo de livros do acervo, os usuários têm à sua disposição material de música (livros, CDs,...), bem como uma programação cultural voltada ao tema, que busca a ampliação de públicos, mediante a qualificação das ações culturais e a valorização e extroversão dos acervos, caso do Sarau do Ricardo ao Itamar, que, a cada mês, brinda o público com poemas, crônicas e canções especialmente selecionadas.
Para saber mais, acesse a Programação Cultural.  A biblioteca conta, ainda, com oficinas de música e laboratório de línguas.

Inauguração: 9 de julho de 1952
Denominação: Decreto nº 12.979 de 21 de maio de 1976



logo SMB

música