HISTÓRICO DA BIBLIOTECA ÁLVARO GUERRA

Biblioteca Infantil de Pinheiros

Biblioteca Infantil de Pinheiros. Data: 1966
Acervos Artísticos e Culturais da Cidade de São Paulo

A abertura da Biblioteca Infantil de Pinheiros ocorreu não apenas pelos movimentos populares, mas também , e principalmente pelo empenho de Lenyra Fraccaroli, que em 1950, torna-se chefe da Divisão das Bibliotecas Infanto-Juvenis do Estado São Paulo e que tinha o objetivo de fundar uma biblioteca em cada bairro da cidade de São Paulo. Inaugurada em 15 de maio de 1955, em meados de 1957 a sala de artes foi aberta ao público e no final de 1959 iniciaram-se os trabalhos com o teatro de fantoches, umas das principais atrações da biblioteca.

No final da década de 1960  e início da de 70 o desenvolvimento do trabalho na biblioteca pública infantil foi marcado por uma crescente busca de espaços e acervos por estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Era o processo de escolarização pelo qual passaram as bibliotecas públicas da cidade, alterando fundamentalmente o perfil das unidades que passaram a enfatizar o atendimento à pesquisa escolar e o empréstimo de livros. A procura cresceu tanto que o prédio já não comportava mais o número de crianças usuárias dos serviços.
Assim, a primeira reforma sofrida para a ampliação da biblioteca ocorreu em 1972. A sala de pesquisa teve ampliado o número de assentos, oferecendo mais conforto e espaço. Durante o ano de 1983 a biblioteca ficou fechada por seis meses para mais uma reforma, visando o uso adequado para a população.

Biblioteca Alvaro Guerra

Em 1973 a Biblioteca Infantil de Pinheiros foi renomeada passando a se chamar Biblioteca Infanto-Juvenil Álvaro Guerra, em homenagem ao grande educador e poeta brasileiro.
Um lamentável episódio marcou a história da unidade: num domingo de julho de 1989 a biblioteca foi alvo de vandalismo sendo parcialmente incendiada e destruída, ocasionando sérios danos às instalações e ao acervo. O fogo atingiu pelo menos 6 mil livros e parte do mobiliário, sem que houvesse tempo hábil para a chegada dos bombeiros. A biblioteca foi reaberta para o público em 1º de julho de 1992, após dois anos de grandes reformas e preparação de um novo acervo. A reabertura foi marcada por grande alegria porque significava a retomada do trabalho da biblioteca junto à comunidade, ressentida com o longo período de fechamento.

A fim de tornar os ambientes mais compatíveis com as necessidades dos leitores na contemporaneidade, em 2008 a biblioteca passou por nova reforma. Paredes foram derrubadas, dando mais luminosidade e amplitude aos espaços. Na sala de atividades, que fica voltada para a Av. Pedroso de Morais e sofria muito com o barulho externo, foram instaladas janelas anti ruído.  Para compor essa nova fase, o mobiliário foi trocado ou reformado. Foram compradas estantes baixas para o acervo infantil, juntamente com mesas e cadeiras para o uso das crianças.

Por conta das mudanças físicas advindas da reforma, o Serviço Estação Memória que era desenvolvido na biblioteca, em parceria com o Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA-USP desde 1997, ficou sem um espaço específico para as suas atividades. Dessa forma, a partir de 2008, a Estação Memória se estabelece na ECA-USP.

Em janeiro de 2008, pelo Decreto nº 49.172 passou a denominar-se Biblioteca Pública Álvaro Guerra e em dezembro de 2016 , pelo Decreto nº 57.528, Biblioteca Pública Municipal Álvaro Guerra.

Em outubro de 2017, a unidade foi totalmente remodelada, ganhou acessibilidade, mobiliários novos e uma ambientação convidativa, sendo reinaugurada como a primeira biblioteca-modelo e como referência para toda a rede municipal, projetada seguindo os eixos contemplados no  programa Biblioteca Viva.

Veja aqui algumas imagens da biblioteca remodelada

Datas e Legislação referentes à biblioteca:
Criação: Lei nº 3.853, de 18 de março de 1950 (pdf)
Inauguração: 15 de maio de 1955
Denominação: Decreto nº 10.767, de 7 de dezembro de 1973 (pdf)
Alteração de denominação: Decreto nº 49.172, de janeiro de 2008 (pdf) e  Decreto nº 57.528, de 12 de dezembro de 2016  (pdf)

Transferência para subprefeitura: Decreto nº 42.772, de 3 de janeiro de 2003 (pdf)
Criação de SMB: Decreto nº 46.434, de 6 de outubro de 2005 (pdf)
Transferência para SMC: Decreto nº 48.166, de 2 de março de 2007 (pdf)

logo SMB

Álvaro Guerra