HISTÓRICO DA BIBLIOTECA ALCEU DE AMOROSO LIMA

Gravura de Marcelo Senna

A Biblioteca Pública de Pinheiros, posteriormente denominada Biblioteca Alceu de Amoroso Lima, foi inaugurada em dezembro de 1979, após um movimento de reivindicação dos moradores e comerciantes do bairro de Pinheiros que não encontravam na região um ambiente apropriado para a leitura e o acesso à informação. Inicialmente a Biblioteca foi instalada em um sobrado localizado na Rua Cardeal Arcoverde, 3019.

Desde sua implantação, o público foi crescendo e o acervo aumentando a cada ano. A unidade, que atendia apenas usuários de Pinheiros e proximidades, passou a receber também leitores dos bairros próximos. Em 1988, com um acervo de 14 mil volumes, o espaço se tornou insuficiente e a comunidade criou a Sociedade de Amigos da Biblioteca Alceu Amoroso Lima, que reivindicou a construção de um novo prédio e a garantia de sua manutenção. A associação passou a buscar terrenos vazios no bairro para abrigar o novo edifício e acabou por escolher o terreno da esquina da Avenida Henrique Schaumann com a Rua Cardeal Arcoverde. Em 1990, a prefeitura de São Paulo aprovou um projeto arquitetônico, de linhas modernas, assinado pelo arquiteto José Osvaldo Vilela. A inauguração da nova sede, que abriga atualmente a Biblioteca, ocorreu em outubro 1998.


Em 2009 a Biblioteca recebeu uma escultura, obra do artista León Ferrari, feita em homenagem ao patrono, Alceu de Amoroso Lima, que foi colocada em seu jardim frontal .

Escultura em Homenagem a Alceu Amoroso Lima

Escultura em Homenagem a Alceu Amoroso Lima

Selecionada para ser uma das Bibliotecas Temáticas do Sistema Municipal de Bibliotecas, o espaço foi reformulado em 2006 e passou a contar com um andar exclusivo para o Núcleo Temático de Poesia , onde o público pode desfrutar do acervo de poesia num ambiente agradável para a leitura, cursos e oficinas. Além da transformação interior, com a colagem de poemas nas paredes da biblioteca e a compra de mobiliário, a fachada do edifício sofreu uma intervenção artística a partir do trabalho do grupo sprays poéticos, onde com mais de quatro metros de altura, a palavra POESIA é recheada de uma grafitagem em que a linguagem poética adquire uma dimensão urbana e visual.

Inicialmente, o número de títulos recebidos relacionados a temática em poesia foi de 600 livros, nacionais e internacionais, disponíveis no mercado editorial. Posteriormente, ensaios, críticas e biografias de escritores foram incorporados ao acervo. O responsável pela escolha do acervo de Poesia e pela programação inicial foi o poeta Frederico Barbosa, curador do Núcleo, visando transformar a biblioteca em um centro cultural ativo e ponto de referência para os interessados neste campo. A biblioteca também está aberta para os poetas que desejem apresentar seus trabalhos.


Em janeiro de 2008, pelo Decreto nº 49.172 passou a denominar-se Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima e em dezembro de 2016 , pelo Decreto nº 57.528, Biblioteca Pública Municipal Alceu Amoroso Lima.

Datas e Legislação referentes à biblioteca:
Inauguração: dezembro de 1979
Criação: Decreto nº 17.535, de 14 de setembro de 1981 (pdf)
Denominação:Decreto nº 21.778, de 24 de dezembro de 1985 (pdf)
Especialização: Decreto nº 46.434, de 6 de outubro de 2005 (pdf)
Alteração de Denominação:  Decreto nº 49.172, de janeiro de 2008 (pdf) e Decreto nº 57.528, de 12 de dezembro de 2016 (pdf)

Transferência para subprefeitura: Decreto nº 42.772, de 3 de janeiro de 2003 (pdf)
Criação de SMB: Decreto nº 46.434, de 6 de outubro de 2005 (pdf)
Transferência para SMC: Decreto nº 48.166, de 2 de março de 2007 (pdf)
  

logo SMB

poesia