MEMÓRIA DO BAIRRO DA MOOCA

Seção Memória do Bairro da Mooca (Núcleo Museológico da Mooca) - Biblioteca Affonso Taunay

A idéia da criação da Seção Memória do Bairro da Mooca partiu de Ana Maria Pantaleão, bibliotecária-chefe da Biblioteca Affonso Taunay na época. Em 1985, ela expôs o projeto a diversos membros da comunidade, entre eles o Sr. Alfredo Castagna, filho de um dos primeiros moradores do Largo de São Rafael, e sua esposa, a Sra. Irene Castagna. Todos ficaram muito entusiasmados e interessados em resgatar a memória do bairro para o conhecimento das futuras gerações.

O projeto foi apresentado às entidades representativas e a SAM (Sociedade dos Amigos da Mooca) presidida pelo Dr. Pyrro Massella, formalizou ao Dr. Jorge Antônio Miguel Yunes, Secretário Municipal de Cultura, um pedido de espaço na Biblioteca Affonso Taunay para abrigar o "Museu da Mooca", por intermédio do ofício nº 54/86 de 3 de abril de 1986.

Em 11 de junho de 1986 foi realizada a primeira reunião que selecionou o material doado e determinou o espaço do antigo auditório da biblioteca para o "Núcleo Museológico da Mooca".

A Secretaria Municipal de Cultura atendendo o apelo da população local viabilizou recursos e determinou o espaço do antigo auditório da biblioteca para o Núcleo Museológico da Mooca, que foi instalado durante as comemorações de 430º aniversário da Mooca, no dia 18 de agosto de 1986.

Núcleo Museológico da Mooca Arquivo Portal da Mooca
Núcleo Museológico da Mooca em 1986
Imagem de Arquivo: Portal da Mooca

O Núcleo conta com um acervo fotográfico, documentos originais do século passado, instrumentos musicais do início deste século, ferramentas de marcenaria do primeiro morador do Largo São Rafael, painéis de São Paulo, diversos documentos e objetos, inclusive uma máquina de tapeçaria de 1930. O Núcleo preserva e homenageia a memória dos imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, etc., transferindo para as novas gerações um pouco de cultura, dos hábitos e das lembranças das famílias que se radicaram na região.

A bibliotecária Ana Maria Pantaleão, recebeu Voto de Louvor do Prefeito Jânio da Silva Quadros e Voto de Congratulações da Assembléia Legislativa do Estado pela iniciativa do museu.

Seu nome fo alterado para "Seção Memória do Bairro da Mooca", pela lei nº 12.659 de 19 de maio de 1998, decreto nº 37.973 de 18 de maio de 1999.

Em 30 de agosto de 2007 o Núcleo foi totalmente revitalizado com o apoio do Buffet Tulipas e da Imprensa Oficial do Estado - IMESP.

logo SMB

 Biblioteca Affonso Taunay