BIOGRAFIA DO PATRONO AFFONSO TAUNAY

Affonso Taunay

Affonso d’Escragnolle Taunay, filho do Visconde de Taunay, nasceu em 11 de julho de 1876 em Florianópolis, Santa Catarina. Em 1900 formou-se em engenharia civil, mas dedicou-se aos estudos de historiografia e nesta área consagrou-se mestre do bandeirismo paulista e do período colonial brasileiro. Como engenheiro foi professor da Escola Politécnica da USP e posteriormente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma universidade.

Ocupou diversos cargos públicos e em 1945 recebeu o título de Servidor Emérito do Estado de São Paulo. Integrou o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, o Instituto Histórico de São Paulo, a Academia Paulista de Letras, a Academia Brasileira de Letras, a Academia Portuguesa de História e foi sócio correspondente de institutos históricos estaduais. Atuou como ensaísta, biógrafo, romancista, tradutor e lexicógrafo.

Faleceu em 20 de março de 1958.

Algumas obras de Affonso Taunay: História: São Paulo nos primeiros anos (1920); Escritores coloniais (1925); História geral das bandeiras paulistas – obra em 7 volumes (1924-1950); História do café no Brasil (1929-1941); A retirada da Laguna : em quadrinhosSão Paulo nos primeiros anos : ensaio de reconstituição social : São Paulo no século XVI : história da Vila PiratininganaZoologia fantastica do Brasil, Século XVI e XVII.

 

logo SMB

afonso taunay