Share

BIOGRAFIA DA PATRONESSE ADELPHA FIGUEIREDO

Imagem do post

Adelpha Silva Rodrigues de Figueiredo nasceu no dia 20 de setembro de 1894 em Sorocaba, São Paulo. Foi uma das primeiras bibliotecárias brasileiras.

Começou sua vida profissional como professora da Escola Americana de São Paulo, hoje denominada Instituto Mackenzie. Estudou farmácia e música, porém, seu interesse pela organização de acervos a levou a fazer o curso de biblioteconomia na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Foi a primeira diretora da Biblioteca George Alexander, na Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade.

Remodelou tecnicamente a biblioteca da Faculdade de Medicina e fundou em 1936 a primeira Escola de Biblioteconomia do Estado sob os votos da Prefeitura Municipal de São Paulo, formando a primeira turma em 1938.

Introduziu novas técnicas para a classificação de material, registro do acervo, arranjo dos catálogos e inovação do livre acesso dos leitores às estantes. Foi uma das fundadoras e primeiras professoras do curso de Biblioteconomia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESP-SP - junto com Rubens Borba de Morais.

Em 1948 participou da fundação da Escola de Biblioteconomia da Faculdade de Filosofia Sede Sapientae da Pontifícia Universidade Católica. Acompanhou os primeiros passos da Associação Paulista de Bibliotecários, dirigindo-a de 1947 a 1951 e foi durante a sua presidência que se realizou, em São Paulo, a conferência sobre o desenvolvimento de bibliotecas públicas na América Latina, sob os patrocínios da UNESCO e DEA, em 1951.

Faleceu em 3 de agosto de 1966, em São Paulo.


Adelpha Figueiredo




logo SMB

Adelpha1