ATIVIDADES DE LEITURA INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Página e links atualizados em junho de 2020

A Sala Infantil da Biblioteca Pública Belmonte oferece acervo especial de literatura infantil e programação de atividades de leitura e contação de histórias para crianças e suas famílias. Nosso objetivo é incentivar e desenvolver práticas da leitura junto aos usuários que procuram a Biblioteca espontaneamente, bem como ampliar as oportunidades dessas atividades junto aos alunos e professores da educação infantil e fundamental das instituições de ensino da região.

O acervo com cerca de 17.000 títulos de literatura infantil abrange vários temas e níveis de leitura, livros paradidáticos, livros sem texto, livros-brinquedo, gibis e quadrinhos para leitura local e empréstimo domiciliar. Grupos de alunos e professores do ensino infantil e fundamental de escolas públicas e privadas da região são convidados para participar de programas pontuais ou de longo prazo que visam estimular a formação do hábito de leitura.

Contadoras de histórias, animadores culturais e bibliotecários fazem parte do grupo entusiasta que planeja e realiza atividades de leitura e contação de histórias utilizando técnicas diversas fundamentadas em excelentes razões para ler com as crianças:

1)    Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros desenvolve a inteligência e a imaginação.
2)    Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem.
3)    As imagens, informações e idéias dos livros alargam o conhecimento do mundo.
4)    Quem tem o hábito de ler conhece melhor a si próprio e compreende melhor os outros.
5)    Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer do convívio.
6)    Os laços afetivos entre as crianças e os adultos que lhes lêem tornam-se mais fortes.
7)    A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão. (Ler Mais + plano do Programa Nacional de Leitura – Lisboa).

Como forma de ampliar e melhorar a qualidade de nossos serviços oferecemos pela Web alguns recursos de informação sobre temas e técnicas de leitura, sobre atividades da programação mensal, destaques do acervo e links interessantes sobre essa temática.


INSTITUIÇÕES QUE TRABALHAM COM A PROMOÇÃO DA LEITURA

Ecofuturo

Leia Brasil

SITES PARA CRIANÇAS

Espaço de Leitura
Como funciona. O Espaço de Leitura proporciona diferentes experiências às pessoas interessadas em desfrutar de ricos momentos de leitura. Conheça as ferramentas disponíveis e veja como é fácil interagir com a plataforma!

Biblioteca Virtual Infantil
Projeto em construção permanente, desde 2010, que visa a criação de uma biblioteca a partir de textos e ilustrações produzidos pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII e de outras escolas públicas da região.


E-BOOKS GRATUITOS SOBRE SURDEZ

Editora Arara Azul


DICIONÁRIO DE LIBRAS (LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA)

Mini Dicionário Ilustrado de LIBRAS - FADERS
PDF
O mini dicionário ilustrado de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, elaborado em 2008 pelo CAS (Centro de Formação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas surdas) e que atualmente está sob a coordenação do SAT – Serviço de Ajudas Técnicas da FADERS que está vinculada a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul.



 

 

cultura popular

logo SMB