ACONTECEU EM 2008 NA BIBLIOTECA

Espaço Infantil


Programa de Leitura nas Férias
Leitura domiciliar de livros infantis e juvenis com entrega de resumos para elaboração de painel e postagem no Blog Jovens na Belmonte. Os participantes receberam certificados e brindes ao final do programa.
De 2 a 31 de janeiro

Clinica de Leitura nas Férias
Leitura de livros, revistas ou gibis por meia hora cada dia até o final do mês de janeiro. Os participantes receberam brindes e certificados ao final do programa.
Para crianças até 10 anos.
De 2 a 31 de janeiro

Programa de Leitura nas Férias e na Clínica de Leitura
Entrega dos certificados aos participantes do Programa de Leitura nas Ferias e Clinica de Leitura realizados de 2 a 31 de janeiro com distribuição de livros, ingressos de cinema e teatro. Apresentação do espetáculo O rato roeu a roupa do rei Ricardo – adaptação teatral do conto A roupa nova do imperador de Hans Christian Andersen.
Adaptação e direção: Paulo Bueno.
Elenco: Grupo DBC de Teatro com Alexandre Meireles, Edson Theodoro e Léo Bertero.
Produção: Bruna Botelho.
Apoio: Casa de Livros Distribuidora e Associação Cultural Paidéia.
Dia 29 de março às 10h no Auditório Kiyomi Oba

Dia Internacional da Mulher
Livros de lilases intensos, de escritoras azul-celeste, provocam leituras rosa-choque
Textos da obra de Cecília Meireles, Clarice Lispector, Cora Coralina e Raquel de Queiroz foram apresentados por mediadoras de leitura da Biblioteca Belmonte conduzindo à reflexão e ao debate com uma platéia de profissionais de salas de leitura e estudantes de cursos de Pedagogia e Letras.
Dia 11 de março às 14h30 no Auditório Kiyomi Oba

Pequenas leitoras contam grandes mulheres
Meninas de 8 a 12 anos freqüentadoras da biblioteca contaram para crianças do ensino fundamental histórias de princesas, fadas e heroínas da história universal em um ambiente especialmente decorado com objetos e acessórios que marcam o universo das adolescentes.
Dia 19 de março às 14h30 na Sala de Contos

Mulheres escritoras de Santo Amaro
Leda Kraml, Isaura Camila, Natalia Ayek, Jacy Donadio e Maria Helena Berardi, autoras e poetisas residentes em Santo Amaro, em uma roda de leitura, apresentaram suas obras e falaram de suas experiências literárias para público jovem e freqüentadores da biblioteca.
Dia 25 de março às 10h na Sala de Oficina

Projeto Todas as Faces do Livro!
Oficinas promovidas por um grupo de pedagogas da Ophicina Recreare com o objetivo oferecer apoio aos educadores para o trabalho de formação de leitores, propiciando a ampliação do repertório de metodologias e técnicas de contação de histórias, associadas ao processo de letramento. Parceria Biblioteca Belmonte e Ophicina Recreare.
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 de abril, 4ª feiras, das 15h às 17h
 
Espaço Gourmet: leituras saborosas
Aliando conceitos de nutrição para o corpo e para a mente e voltado ao público de adultos em fase de letramento, livros são dispostos em uma mesa de banquete remetendo à importância da aquisição da leitura e do conhecimento. Agendamento para alunos de Educação de Jovens e Adultos.
Este evento ocorre todos na Biblioteca
 
Exposição aventais, histórias e livros
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, a arte-educadora Mayra Pivetta organiza uma exposição onde aventais confeccionados em EVA contam histórias da literatura infantil com destaque para o Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.
De 18 à 30 de abril 

Amor De Mãe
Jovens e adolescentes usuários da biblioteca revezaram-se no palco do Auditório Kiyomi Oba com apresentações de dança, música e recital de poemas sobre as Mães.
Dia 10 de maio às 14h30
 
Ler Para Nascer, Contar Para Renascer, Cantar Para Crescer
Em parceria com as Unidades Básicas de Saúde da região, a biblioteca reúne adolescentes grávidas para sessões de leitura compartilhada de clássicos infantis recontados em poemas. Em seguida, as narradoras e mediadoras Iracy Vivan Cardoso e Andréa de Sousa contam histórias entremeadas por canções de ninar.
Dia 15 de maio às 10h

Espaço Gourmet: Para Mamães, Livros À La Carte
Numa mesa de banquete, as mães tomaram seus lugares para compartilhar um cardápio literário. Após as leituras, foram retomadas as doces memórias infantis com quadrinhas e parlendas apresentadas pelas contadoras de história.

Contação de lendas de origem japonesa e oficinas de origami (dobradura em papel)
Com a educadora e pesquisadora Tiemi Yamashita, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa.
Dia 24 de junho das 9h às 13h
Dia 26 de junho das 9h às 11h

Espaço Gourmet: delícias da oralidade junina
Em uma instalação do Arraial Literário da Biblioteca Belmonte, o público é convidado a pescar advinhas, charadas, parlendas, simpatias e quadrinhas e a ler o produto de sua pesca. Os repentistas Adão Fernandes e João Doutor e os emboladores Peneira e Sonhador servem  improvisos que remetem à fome da leitura e da vontade de ler. Para crianças e adultos.
Dia 12 de junho às 15h

Programa de Leitura nas Férias
Como forma de estimular a leitura durante o período de férias escolares, a Biblioteca Belmonte promove mais um Programa de Leitura nas Férias. Os participantes deveriam preencher a ficha de inscrição, onde foram anotados os livros lidos; escolher e retirar por empréstimo domiciliar 10 livros de literatura infantil ou literatura juvenil, sendo necessário ler ao menos 5 títulos da lista de sugestões de livros premiados da biblioteca; escrever um resumo crítico de no máximo 10 linhas dizendo do que trata cada história, se o participante gostou ou não do livro e porquê. Para crianças e jovens.
De 1 à 31 de julho
 
Clínica de Leitura nas Férias
Nessa atividade, os participantes leram meia hora por dia. Durante o horário de funcionamento da biblioteca, os participantes foram à biblioteca para ler livros, gibis, quadrinhos. Foram distribuídos brindes, stickers e certificados ao final do programa. Houve também contação de histórias durante o período. Para crianças de até 11 anos.
De 1 à 31 de julho

Álbum de Família – Contação de Histórias
Na Sala de Contos, pais e filhos, vovós e netos foram convidados a vivenciarem as delícias da tradição oral através da contação de histórias universais, cantigas de roda, sessões de trava-línguas e parlendas, passeando também por charadas e adivinhas. Após cada sessão, as famílias registraram os preciosos momentos compartilhando câmeras fotográficas. No último sábado de julho, dia 26, um painel da mostra de fotos foi montado ficando em exposição na biblioteca até o Dia dos Pais.
Sábados das 10h às 11h30

Não é 8 Nem 80: São 88 Histórias Contadas
Nessa data única no século, a Biblioteca Belmonte promoveu junto a outras instituições da região de Santo Amaro um dia inteiro de contação de histórias, em diferentes instituições, para o público de todas as idades. Foram histórias lidas, cantadas, contadas e declamadas. No repertório, lendas, fábulas, parábolas, cordel e contação de causos. Integraram o roteiro das 88 histórias: bibliotecas comunitárias, escolas, creches, Centro de Cidadania da Mulher, Asilos, CEDECA, Casas de Cultura, Instituições financeiras, hospitais Unidades Básicas de Saúde e outras instituições.
Dia 8 de agosto das 8h às 20h

As Treze Visões do Largo 13
A Biblioteca Belmonte em Santo Amaro foi palco de uma série de quatro debates mensais (agosto, setembro, outubro, novembro) vinculados ao projeto premiado pelo VAI As Treze Visões do Largo Treze de Maio. O primeiro debate, denominado Literatura, quem publica? contou com a participação de pessoas importantes do cenário editorial, acadêmico e literário da cidade de São Paulo e da região de Santo Amaro.
Mesa: Literatura: Quem publica?
Mediação: Patrícia Flores, poeta e editora.
Debatedores: Frederico Barbosa, poeta e diretor da Casa das Rosas; Antonio Vicente Pietroforte, escritor e professor da FFLCH-USP; Érika Pires, editora do jornal literário O Treze; Sonia Pereira, poeta; Binho, poeta; Elisa Buzzo, poeta e editora. Antes do debate houve leitura de 30 minutos dos poetas presentes.
Dia 23 de agosto às 10 horas, no Auditório Kiyomi Oba
 
Festival A Arte de Contar Histórias
A Biblioteca Belmonte ofereceu ao público contações de histórias que fazem parte da IV edição do Festival A Arte de Contar Histórias, evento que se tornou um ponto de encontro e trocas que movimenta a cidade, pois ocorre em 34 bibliotecas da rede municipal, de todas as regiões da cidade, em 6 Bosques da Leitura e nos Parques do Ibirapuera, da Luz, do Piqueri, da Aclimação, do Carmo e Anhanguera, oferecendo gratuitamente às pessoas de todas as faixas etárias um repertório de histórias diversificado e de qualidade. Também oferece uma programação de formação para contadores de histórias, pesquisadores e interessados.

Ágata de Botas - Narrativas do folclore brasileiro por Simone Nasar
O espetáculo é composto por cantigas e parlendas entremeando a narrativa. A canção Balaio, do folclore gaúcho, deu início às aventuras de Dona Baratinha e de seu noivo trapalhão. Trabalhando o lado lúdico das narrativas, Simone Nasar resgatou histórias brasileiras que transmitem valores éticos e morais de maneira divertida.
Dia 25 de outubro às 10h30

Antes ella do que yo!
Narração de histórias de reflexão e humor para jovens e adultos sobre a morte por Theda Cabrera, com base no livro de Jean-Claude Carrière O Círculo dos Mentirosos. Theda Cabrera é atriz e narradora de histórias, Bacharel em Artes Cênicas e Mestre em Artes pela Unicamp. Para jovens e adultos.
Dia 25 de outubro às 14h30

Contação de Histórias ao colo dos livros: mamães, papais e bebês.
As mediadoras Andréa de Sousa e Iracy Vivan Cardoso conduziram uma vivencia literária onde pais, mães e bebês foram estimulados a interagir com livros, leituras e contação de histórias. Para crianças de até 2 anos e suas famílias.
Dia 30 de outubro às 10h

Cultura Popular e Literatura Infantil 
Palestra com José Nicolau Gregorin Filho, professor da USP e doutor em lingüística pela UNESP.
No encontro, o professor versou sobre as conhecidas narrativas infantis de nossa cultura popular, com seus mitos e personagens marcantes. Atividade com validação para progressão funcional de servidores públicos. 
Dia 18 de outubro às 9h

Projeto Fotográfico Um Olhar
Apresentação do resultado do projeto Um Olhar, que desenvolve oficinas semanais de fotografia com os jovens da comunidade Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. Com o objetivo de incentivar o olhar crítico, os participantes foram estimulados a desenvolverem ensaios em diversas comunidades, sobre os mais variados temas. O resultado foi apresentado na Belmonte, em um encontro no qual houve exposição de fotos, exibição de um documentário realizado pelos jovens e um debate.
Dia 21 de outubro às 14h30

Consciência Negra
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Biblioteca Belmonte, em sua programação de novembro, promoveu contações de histórias com temática africana.
Contando histórias sobre lendas de deusas afro-brasileiras
Por Maristela Vanini, arte-educadora e atriz, e Janaína Sant´Ana, atriz e dançarina.
Esta contação de histórias partiu de diferentes versões dos mesmos mitose das histórias das cinco orixás femininas que influenciaram muito a nossa cultura: Yemanjá, Nanã, Obá, Oxum e Iansã. Aliou-se à arte de contar histórias dança e percussão, criando uma sintonia entre as linguagens oral e corporal para presentificar o universo destas mulheres. Para todas as idades.
Dia 19 de novembro das 9h às 11h e das 14h às 16h

Pequenas Áfricas Brasis
Por Eboka, grupo formado por Érika Coracini, atriz, bailarina clássica e arte-educadora e Verlucia Nogueira, cantora, percussionista e arte-educadora.
O espetáculo, que une música e teatro, apresentou composições criadas a partir dos ritmos brasileiros de origem afro (moçambique, maracatu, congo, jongo, maculelê); imagens e objetos de cena que ambientam e imprimem traços visuais da arte africana e contos da tradição oral, costurados por histórias e mitologias da África e do Brasil.
Dia 25 de novembro das 9h às 11h e das 14h às 16h

Contos de Negros Berços
Por Iracy Cardoso e Andrea de Sousa, contadoras de histórias da equipe da Biblioteca.
Histórias africanas que promovem interação e sugerem dramatização foram contadas e declamadas. Para crianças de 7 a 10 anos.
Dia 18 de novembro às 11h

Livros á Mão, Mãos ao Livro
As narradoras Andréa de Sousa e Iracy Cardoso apresentaram livros e fizeram leituras, estimulando o público a adquirir o hábito da leitura. Para crianças de 3 a 5 anos.
Dias 6 de novembro às 14h
Dia 7 de novembro às 9h30

No Colo do Livro
Em um círculo, livros de plástico, de pano, de borracha e de papelão foram dispostos e apresentados para familiares e bebês de até 2 anos. O evento despertou o interesse pelo livro, incentivando futuros leitores.
Dia 27 de novembro às 11h

A mais bela história de todos os tempos
As contadoras de história Andréa de Sousa, Ivani Magalhães e Milena Pandrigo contaram histórias de Natal, apresentando diferentes estilos e recursos.
Dia 4 de dezembro às 10h