PRÊMIOS, CONCURSOS E PROJETOS DE LEITURA

Referência de algumas entidades relevantes que trabalham com literatura infantil e infanto-juvenil


Prêmio Jabuti - Clique aqui para ver as obras premiadas

Lançado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro quando presidia a Câmara Brasileira do Livro. Na atualidade é o mais tradicional e importante prêmio literário do Brasil
. Desde a primeira premiação, o Jabuti foi se aprimorando e ao longo dos anos, foi ganhando novas categorias. Hoje contempla desde romances a livros didáticos, livros de ilustração a projeto gráficos.
https://www.premiojabuti.com.br/

Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - Clique aqui para ver as obras premiadas
É uma instituição sem fins lucrativos criada em 1968 e tem como objetivo promover a leitura e divulgar livros de qualidade para crianças e jovens.
https://www.fnlij.org.br/

Prêmio Hans Christian Andersen
É o mais importante prêmio literário da literatura infanto-juvenil, considerado o pequeno Nobel de Literatura. O prêmio é concedido a cada dois anos pela International Board on Books for Young People (filiada à UNESCO) para escritores e ilustradores (categorias) vivos. Seu nome homenageia o poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis Hans Christian Andersen e consiste de uma medalha de ouro entregada pela rainha da Dinamarca Margarida II, patrona do prêmio.
Entre os premiados constam as escritoras brasileiras Lygia Bojunga Nunes (1982) e Ana Maria Machado (2000) 
e o ilustrador  Roger Mello (2014).
International Board on Books for Young People

Instituto Ecofuturo

Organização não governamental cuja missão é gerar e difundir conhecimentos e práticas que contribuam para a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade. Atuam em parceria com empresas, poder público, institutos de pesquisas, universidades e outras ONGs em áreas da educação e meio ambiente. Projetos do Programa Ler é Preciso: Bibliotecas Comunitárias, Concurso de Redação e Rede Cultural.
http://www.ecofuturo.org.br

Academia Brasileira de Letras

A  Academia Brasileira de Letras fundada em 20 de julho de 1897, é composta por 40 membros efetivos e perpétuos, eleitos em votação secreta e 20 sócios correspondentes estrangeiros, tem por fim o cultivo da língua e a literatura nacional.
http://www.academia.org.br