Share

Serviços


Emissão de certidões
O Arquivo Histórico de São Paulo - AHSP emite certidões de inteiro teor dos documentos do acervo. A solicitação é feita na Supervisão de Acervo Permanente por meio de preenchimento de formulário e pagamento de taxa no banco, por lauda (conforme tabela integrante ao Decreto 53.657 de 21 de dezembro de 2012). O prazo para entrega da certidão é de 24 horas (prazo mínimo, dependendo do volume de documentos).


Reproduções de microformas

O acervo microfilmado está disponível para consulta pública em cartões-janela (plantas e mapas) e rolos (documentos textuais micro-filmados). Estes poderão ser reproduzidos. A solicitação é feita na 
supervisão de acervo permanente por meio de preenchimento de formulário e pagamento por cessão de imagem (conforme tabela integrante ao  Decreto 53.657 de 21 de dezembro de 2012).


Veja as normas para reproduções dos acervos na 
Supervisão de Acervo Permanente:
Acesse as Instruções para cessão de cópias de acervos do Arquivo Histórico.


Instrumentos de busca

Catálogo geral da 
Supervisão de Acervo Permanente (antiga Seção de Manuscritos)
in: Revista do Arquivo Municipal, ano 41, Vol. 191.(1978)
(consulta Presencial)

Documentação encadernada
(consulta presencial)

Bases de Dados
(consulta presencial)
O Arquivo Histórico de São Paulo dispõe do Sistema de Registro, Controle e Acesso ao Acervo – SIRCA (em fase de alimentação de dados).
Encontram-se inseridos neste banco de dados:

Acesse a relação dos fundos documentais do acervo arquivístico do Arquivo Histórico


Cadastro de histórico de denominação de logradouros públicos
www.dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br


Site do Arquivo Histórico de São Paulo
www.arquivohistorico.sp.gov.br


Serviço Educativo
O Serviço Educativo promove visitas guiadas no Edifício Ramos de Azevedo, que teve seu valor cultural reconhecido e protegido através de legislação municipal - através de zoneamento como Z8-200-100 e em processo de tombamento municipal iniciado pela Resolução nº 44 / CONPRESP / 92, e legislação estadual mediante tombamento pelo CONDEPHAAT (Resolução CONDEPHAAT / SC / 186 / 02). Está ainda sob proteção indireta, por sua localização em área próxima a imóveis tombados pelo IPHAN. Realiza também visitas técnicas destinadas aos estudantes das áreas de biblioteconomia, arquivística e história. Nelas são enfatizados aspectos referentes à estrutura organizacional do Arquivo e à documentação por ele custodiada.


Agendamento de visitas
As visitas deverão ser agendadas através do e-mail: educativoarq@prefeitura.sp.gov.br