Share

Revista do Arquivo Municipal


Em 1934 chegava ao público o primeiro número da Revista do Arquivo Municipal, com a intenção de publicar na íntegra os documentos históricos que constituíam o acervo do Arquivo Municipal da cidade de São Paulo, abrindo também um canal de comunicação dos atos da Prefeitura. O primeiro número era uma publicação da Diretoria do Protocolo e Arquivo da Prefeitura e dirigida por Alfredo Luzzi Galliano e secretariada por Nuto Santana.

No ano seguinte foi incorporada ao recém criado Departamento de Cultura e Recreação e passou a circular mensalmente com edições cada vez mais amplas, diversificando sua linha editorial e publicando artigos de autores estrangeiros e pesquisas sobre história, etnologia, sociologia, antropologia e questões voltadas à preservação da memória nacional.

Rapidamente a Revista extrapolou as modestas preocupações iniciais, tornando-se importante veículo de comunicação para a intelectualidade paulistana e brasileira. Na década de 1930, a Revista do Arquivo Municipal era distribuída para diversos países no exterior; contava com centenas de assinantes, chegando a ter uma tiragem de 2000 exemplares. 

Encontramos em suas páginas, além da importante transcrição dos documentos coloniais e imperiais existentes no Arquivo, trabalhos de registro e análise vindos de Affonso E. Taunay, Caio Prado Jr., Mario de Andrade, Paulo Duarte, Claude Lévi-Strauss, Florestan Fernandes, Antonio de Alcântara Machado e de muitos outros pesquisadores. 

A Revista, apesar de ao longo de sua existência, ter sido publicada muitas vezes com uma periodicidade irregular, sempre se caracterizou como veículo para pensar e discutir a história e a cultura da cidade de São Paulo. 


Clique na imagem para ler a versão em PDF