Homenagem à Inês Etienne Romeu pela Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura do Município de São Paulo no AHSP

O AHSP, juntamente com a Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura do Município de São Paulo, fará uma homenagem à arquivista Inês Etienne Romeu no dia 27 de abril, às 19h.


27 de abril de 2016, às 19h | Arquivo Histórico de São Paulo |

A Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura do Município de São Paulo, em parceria com o Arquivo Histórico de São Paulo, fará uma homenagem à Inês Etienne Romeu no dia 27 de abril de 2016, data de um ano de sua morte.

Mineira de Pouso Alegre, Inês Etienne Romeu participou ativamente da luta armada contra a ditadura civil-militar no Brasil. A ex-presa política foi integrante da Vanguarda Popular Revolucionária - VPR, da VAR-Palmares e da Polop.

Após ser delatada, e presa pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury, em maio de 1971, Inês foi torturada no DOI-CODI paulista e, depois, levada para Petrópolis/RJ, onde permaneceu por meses, confinada e torturada na chamada "Casa da Morte", prisão clandestina do regime militar. Fisicamente debilitada, foi libertada pesando 32 kg, mas com a memória intacta. Para mantê-la viva, seus advogados decidiram levá-la oficialmente à prisão. Condenada à prisão perpétua, Inês foi anistiada em 1979.

Sempre corajosa, ainda sob o regime militar, denunciou os torturadores e localizou a "Casa da Morte" em Petrópolis.

Na década de 1980, foi diretora do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Foi também, nas décadas de 1980 e 1990, diretora do Núcleo Regional de São Paulo da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), o qual precedeu a constituição da Arq - SP.

Em 2009, durante cerimônia oficial em Brasília e após discurso da ex-companheira de guerrilha, e então ministra, Dilma Rousseff, recebeu o Prêmio Direitos Humanos na categoria "Direito à Memória e à Verdade" das mãos do então Presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Além de lembrar o importante papel de Inês na luta pela democracia e pela verdade durante a ditadura, a homenagem relembrará também a atuação dela enquanto arquivista, com relevantes feitos nessa área.

O evento será às 19h00, no dia 27 de abril, no Arquivo Histórico de São Paulo, que está localizado na Praça Coronel Fernando Prestes, 152, Bom Retiro, São Paulo – SP.