01/04/2016 15h04

Share

Acervo Permanente

Constituído por aproximadamente 2.000 metros lineares de documentos de guarda permanente, o acervo do Arquivo Histórico Municipal – AHM é fonte imprescindível para a recuperação de informações sobre a história de São Paulo, pois remonta à organização político-administrativa da cidade, bem como seu cotidiano, desde sua fundação no século XVI, até a primeira metade do século XX. 

Dentre os fundos que o compõem, destacam-se: Câmara Municipal de São Paulo e Prefeitura Municipal de São Paulo, além das coleções e fundos privados como Severo e Villares S/A e Escritório Caio da Silva Prado.


| Disponibilização do acervo para consulta 

O atendimento aos consulentes acontece de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00 e requer agendamento prévio.

| Reprodução de documentos

A reprodução do acervo da instituição segue as normas estabelecidas pelo decreto n° 57.548, de 19 de dezembro de 2016, que fixa os preços prestados pelas unidades da PMSP.
 
Para solicitar a reprodução do acervo é necessário enviar um e-mail para o endereço eletrônico imagemarquivomunicipal@prefeitura.sp.gov.br. O interessado receberá um formulário de requisição e a lista de documentos necessários para a abertura de um expediente interno. Após a entrega do formulário (devidamente preenchido), juntamente com os documentos solicitados, o expediente será submetido ao crivo da Comissão Interna para Avaliação de Solicitações de Imagens. Sendo deferida, a requisição de cessão de imagem será publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

Entrega da imagem: Após a publicação da autorização no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, o consulente deve efetuar o pagamento do preço público através de uma guia por nós emitida (quando houver pagamento) e assinar o Termo de Compromisso de uso exclusivo da imagem, conforme regulamenta em Decreto n° 57.548, de 19 de dezembro de 2016.


| Emissão de certidões
O Arquivo Histórico Municipal - AHM emite certidões de inteiro teor dos documentos constantes em nosso acervo. Para solicitar uma certidão é necessário entrar em contato com a Supervisão do Acervo Permanente através do e-mail consultaacervo@prefeitura.sp.gov.br
Será cobrado o valor fixado pelo 15º Cartório de Registro Civil do Bom Retiro, para o reconhecimento de firma constante no documento. O prazo para entrega da certidão é de 24 horas (prazo mínimo, podendo variar de acordo com o volume de documentos solicitados)