Acervo fotográfico do Arquivo Histórico de São Paulo

A coleção de fotografias do Arquivo Histórico de São Paulo permanece ainda hoje praticamente inédita, embora  disponibilizada para consulta há pouco mais de uma década.

Composta por imagens sobre as ações da municipalidade na estrutura urbana e na implementação e manutenção de serviços urbanos, produzidas em sua maior parte na primeira metade do século XX, o conjunto fotográfico da Supervisão de Acervo Permanente apresenta grande valor histórico. Embora de menor dimensão frente a outras coleções, as imagens da cidade aqui presentes lhe conferem uma característica única ao complementar de forma rara a documentação fotográfica sobre São Paulo do século XX. As imagens registram, em especial, ações municipais desenvolvidas numa área geográfica que reflete a pronunciada expansão urbana entre as décadas de 1920 e 1950.

A implementação do banco de imagens aqui tratado foi possível graças ao apoio do Programa ADAI, que permitiu tornar operacional a versão para consulta via intranet. Agora, com o suporte da ArquiAmigos, associação de amigos do Arquivo Histórico de São Paulo, foi dado mais um passo garantindo acesso pleno para todos via internet.

A coleção de fotos disponíveis na internet está em crescimento contínuo. As imagens remanescentes podem ser consultadas no local mediante agendamento prévio.

Consulte o Banco de Dados

O Acervo Fotográfico do Arquivo Histórico de São Paulo
está também disponível no Portal
ACERVOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

Consulta presencial de segunda a sábado das 9h às 17h

Praça Coronel Fernando Prestes, 152 – Luz
01124-060 São Paulo-SP
acesso pela estação Metrô Tiradentes

http://www.arquivohistorico.sp.gov.br

Para saber mais sobre o Acervo Fotográfico do AHSP e outras coleções similares custodiadas pela Secretaria Municipal de Cultura, veja a edição temática n.22 do Informativo AHSP. Em especial, leia o segmento: Um perfil da coleção de fotografias do AHSP, que traz uma seleção de imagens de destaque (http://www.arquiamigos.org.br/info/info22/i-manu.htm).

Informativo: http://www.arquiamigos.org.br/info/info22/index.html