Pesquisa de Pós-Doutorado

Foi concedida, a partir de outubro de 2008, a bolsa de Pós Doutorado Sênior ao pesquisador José Inácio de Melo Souza, sob a supervisão da Profª Drª Maria Sampaio Bonafé, Arquiteta, Chefe da Seção Técnica de Difusão Cultural do Arquivo Histórico de São Paulo

A pesquisa intitula-se Inventário dos espaços de sociabilidade cinematográfica da cidade de São Paulo (1895-1929).

Foi firmado um protocolo de cooperação técnica entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e o Departamento do Patrimônio Histórico – DPH.

A pesquisa objetiva a sistematização do conhecimento sobre o patrimônio urbano da cidade de São Paulo voltado para os espaços de sociabilidade pública em torno de projeções cinematográficas (bares, botequins, confeitarias, teatros, cinemas, escolas, orfanatos, etc). Descrição destes espaços e divulgação por meio eletrônico.

Nos últimos 25 anos, o cinema entendido como um espaço – geográfico e físico – de sociabilidade urbana, abarcando não só a reunião de pessoas de diversas categoriais sociais para a apreciação de um divertimento, mas também a de um artefato cultural manufaturado por indústrias multinacionais e comerciantes locais, tem recebido cada vez mais atenção dos estudiosos e instituições de ensino e pesquisa. Desde o pioneiro Salões, circos e cinemas de São Paulo (1981), de Vicente de Paula Araújo, vários autores se debruçaram sobre o tema, cada um deles contribuindo com suas abordagens para o alargamento do campo de estudo genericamente conhecido como “mercado exibidor”.

O Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica é um projeto que busca aglutinar as diversas experiências construídas ao longo do período citado por meio da criação de interfaces entre instituições, pesquisadores e arquivistas com o objetivo de sistematizar conhecimentos, valorizar acervos e destacar a história e o patrimônio cultural urbano, de forma que ele se transforme num núcleo de conscientização sobre o passado, estabelecendo rotinas de trabalho e um espaço de discussão e de difusão para outros grupos de estudo da cultura material voltados para este objeto.

A união entre instituições e pesquisadores é fundamental para o sucesso do projeto. O Arquivo Histórico de São Paulo-AHSP, vinculado ao Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, detém um acervo de 4.500.000 documentos textuais e gráficos sobre a cidade; em outro sentido, a Cinemateca Brasileira-CB, sediada em São Paulo, órgão da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, concentra tanto a principal documentação sobre cinema da cidade, como experiência técnica e profissional para a pesquisa, elaboração e difusão do que se possa obter durante o processo de análise de ambos os acervos.