Coleção de Fotografias do acervo do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís


Dispersas entre os diversos fundos documentais do AHMWL, existem cerca de cinco mil fotografias, entre álbuns, montagens, positivos e negativos simples, que acompanham e complementam a documentação existente. Ainda que de pequena dimensão, esta coleção constitui uma fonte importante para a história da cidade de São Paulo da primeira metade do século XX. Embora disponibilizada ao público há pelo menos uma década, a consulta aos registros permaneceu limitada a listagens sumárias dos álbuns custodiados. Tal situação explica em parte o caráter de ineditismo que caracterizam muitas dessas imagens

Frente à diversidade dos objetos fotográficos existentes e considerando as características diferenciadas para sua armazenagem e veiculação das informações neles contidas, faz-se necessário o desenvolvimento de atividades que objetivem a preservação desse material, para que não percam sua característica principal que é a integridade de informações com os fundos documentais originários.

Com apoio do governo espanhol, através do Programa ADAI - Programa de Apoyo al desarrollo de archivos iberoamericanos, o Arquivo organizou seu  acervo fotográfico, através do Projeto: Da relíquia ao virtual - Organização do Núcleo de Fotografias do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís e no mês de março de 2009, o Arquivo Histórico Municipal disponibilizou ao público o banco de dados sobre sua coleção fotográfica. Este novo instrumento, — cujo desenvolvimento foi possível graças ao ADAI: Programa de apoyo al desarrollo de Archivos Iberoamericanos —, representa um avanço importante para a pesquisa e difusão deste conjunto iconográfico.

Este projeto organizou, com metodologia específica para o meio fotográfico, as fotografias pertencentes aos diversos fundos documentais do Arquivo Histórico Municipal Washington Luis, voltado para a conservação dos originais e sua informatização.

Este trabalho objetivou contribuir para o exercício do direito à memória, identidade e cidadania no município de São Paulo à medida que preserva e disponibiliza ao público documentos visuais e suas informações textuais complementares que registram as atividades oficiais da administração da cidade entre 1938 e 1960, além de contribuir para a história dos cidadãos ao abranger as fotografias existentes também nos fundos documentais particulares.

Os resultados gerais deste trabalho, isto é, conservar originais fotográficos, preservar e divulgar informações visuais neles contidas com o apoio das informações textuais complementares e o aumento da vida útil de cerca de 5.000 fotografias integrantes dos diversos fundos sob a guarda da instituição.

Referência: textos do Informativo Arquivo Municipal nº 22 – Fotografias do Acervo do Arquivo Histórico municipal Washington Luís

Leia sobre o perfil da Coleção de Fotografias do AHMWL

Leia sobre o Programa Adai e o Projeto Da Relíquia ao Virtual