A cidade de São Paulo e sua arquitetura (1906-1920)

Programa de Políticas Públicas da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, aprova segunda fase do Projeto

Aprovada a segunda fase do projeto A cidade de São Paulo e sua arquitetura pelo Programa de Políticas Públicas da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo –, uma parceria entre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU-USP – e o Arquivo Histórico Municipal Washington Luís.

O objetivo é informatizar parte da Série Obras Particulares e o Fundo Particular Severo e Villares, pertencentes ao acervo do AHMWL. Estas são as Séries Documentais de maior interesse para os arquitetos e incluem tanto projetos arquitetônicos de obras públicas, como projetos de particulares (edifícios comerciais, de serviços, residenciais etc.), submetidos à aprovação da Prefeitura entre 1906 a 1920.

A primeira fase teve duração de seis meses (de março a agosto de 2007) e foi o piloto do projeto. Nela foram registradas no banco de dados, reproduções fotográficas e digitais das 1819 plantas do Escritório Técnico Severo Villares e de 1636 processos de Edificações Particulares, de tipos variados (documentos não encadernados; de tamanhos diferentes), para definição do ritmo e procedimentos da rotina de trabalho da segunda fase.

A segunda fase terá a duração de 24 meses (de maio de 2008 a maio de 2010) e continuará os mesmos procedimentos com cerca de 65 mil documentos das mesmas Séries Documentais.

O Prof. Dr. Nestor Goulart Reis Filho coordena a equipe executora, constituída por Professores e Pesquisadores do Laboratório de Estudos sobre Urbanização, Arquitetura e Preservação – LAP da FAU-USP. A Profª. Dra Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno está à frente do projeto, supervisionando os trabalhos no Arquivo Histórico Municipal.

Essas iniciativas, além de beneficiarem os pesquisadores e contribuírem para a formação dos universitários da FAU-USP envolvidos no projeto, devem repercutir para além das fronteiras da comunidade científica, favorecendo a preservação do acervo, bem como a divulgação do conteúdo documental e a conseqüente valorização do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da cidade de São Paulo.

Veja o Projeto FAU