Formação continuada no AHSP: a conservação de acervos

Novas palestras apresentam a tecnologia de irradiação para preservação e o uso de Equipamentos de Proteção no cotidiano de trabalho

Dando continuidade ao ciclo de palestras promovido pela Supervisão de Conservação de Acervos, destinado à formação continuada das equipes, foram realizadas nos meses de junho e julho de 2014 mais três palestras no auditório do Arquivo Histórico de São Paulo.


Radiação Gama

Nos dias 24 de junho e 22 de julho de 2014 os professores doutores e pesquisadores do IPEN Luci D. Brocardo Machado e Pablo Vazquez, respectivamente, apresentaram um panorama sobre o processamento por radiação ionizante como tecnologia alternativa para a desinfecção e desinfestação em documentos.

Essa técnica permite a redução da carga microbiana e a eliminação de insetos em obras em papel, pintura, escultura e objetos variados visando ampliar as condições de preservação de documentos presentes em arquivos museus e bibliotecas, por exemplo. Através do emprego do Irradiador Multipropósito de Cobalto-60, tipo compacto, projetado e construído pelo Centro de Tecnologia das Radiações – CTR/IPEN, localizado na Cidade Universitária, é possível o controle microbiológico em diversos campos como armazenagem de alimentos, esterilização de materiais cirúrgicos e outros setores.



Profª Drª Luci Machado, no auditório do AHSP.
fotos: SCA/AHSP

A professora doutora Luci Machado é doutora em química (IQ-USP), atuando como pesquisadora e orientadora de pós-graduação no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/Comissão Nacional de Energia Nuclear de São Paulo (IPEN-CNEN/SP). Dedica-se à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologia de cura de tintas, desinfestação e preservação de bens culturais e obras de arte por irradiação dentre outras áreas.



Prof. Dr. Pablo Vasquez em sua apresentação sobre uso de
irradiação na preservação documental.


Pablo Vasquez, professor doutor, é responsável pela linha de pesquisa e aplicação da radiação ionizante para preservação de bens culturais, no IPEN, onde é pesquisador e orientador da pós-graduação. Graduado em engenharia química pela EPUSP, com doutorado em ciências (USP/Washington University-EUA), desenvolveu seu pós-doutorado no IPEN.


Proteção na rotina do trabalho

O uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – foi o tema da apresentação da professora Débora Araújo Coelho no dia 17 de julho. Com graduação em enfermagem, com mais de 20 anos de atuação nas áreas de Saúde e Educação no Brasil e no exterior, e pós-graduação em enfermagem do trabalho, a palestrante traçou um panorama sobre riscos à saúde no ambiente de trabalho das instituições de memória, apontando os cuidados e responsabilidades por parte de técnicos e empregadores.



O uso do equipamento de proteção individual na rotina de trabalho
é discutido em palestra da professora Débora Coelho.


Foi destacada a presença de agentes de riscos em diferentes fases de processamento documental e o uso recomendado de EPIs como luvas, indumentárias especiais, óculos, capacetes etc.

O uso dos EPIs é de fundamental importância para a proteção de quem trabalha em acervos de um modo geral, para que não haja nenhuma contaminação por agentes químicos e orgânicos, além de proteção física das equipes. Foram abordados também a profilaxia correta dos ambientes de trabalho, a higiene pessoal e a manutenção regular dos equipamentos de proteção.