Palestra "Preservação Digital"

Palestras de especialistas em preservação de diversos segmentos promovem a formação continuada das equipes técnicas.

A partir de março, o Arquivo Histórico de São Paulo inicou sua programação para 2014 de palestras e cursos destinada a promover a formação continuada de suas equipes técnicas. Técnicos e pesquisadores dos campos associados às áreas de atuação do AHSP e do Museu da Cidade são convidados para debater novos desenvolvimentos em suas especialidades, estudos de casos etc.



No dia 19 de março, abrindo a programação anual, a Professora Doutora Teresa Cristina Toledo de Paula, do Museu Paulista-USP, fez sua apresentação sobre conservação têxtil no auditório do Edifício Ramos de Azevedo, sede da instituição. Graduada em História pela USP, com pós-graduação em museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Teresa Toledo atua há 30 anos na área museológica.

Mestre em conservação/restauração de têxteis (ECA-USP, 1998) e doutora sobre o tema "Tecidos no Brasil" (ECA-USP, 2004), é especialista em conservação e restauro da Universidade de São Paulo desde 1989.

Em sua apresentação, a professora Teresa Toledo traçou um panorama sobre diversos momentos de sua área de atuação: da conservação à curadoria de coleções têxteis, como também da restauração de têxteis e assemelhados.

A palestra, organizada pela Supervisão de Conservação do Acervo, enfatizou a ação preventiva, discutindo práticas para higienização, embalagem e manuseio, bem como cuidados especiais durante exposições de objetos e peças têxteis.




No dia 12 de maio, numa promoção da Comissão Técnica de Digitalização de Acervos Histórico-Culturais do AHSP/MCSP, o Professor Doutor José Carlos Abbud Grácio, especialista em preservação digital, fez sua apresentação no Solar da Marquesa de Santos, sede do Museu da Cidade de São Paulo.

Com o tema “Preservação digital: demandas e estratégias de ação”, o professor, docente da UNESP Marília e membro do Comitê Superior de Tecnologia da Informação (CSTI), conversou com técnicos e gestores do AHSP e MCSP, além de convidados de instituições afins como Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade, e gestores e técnicos de SEMPLA.

A palestra, que tem com base o livro “Preservação digital na gestão de informação: um modelo processual para as instituições de ensino superior” (Cultura Acadêmica Editora, 2012), permitiu discutir o tema da informação digital e cultura organizacional, tendo como horizonte a implantação de estratégias para preservação.