Obras no Edifício Ramos de Azevedo

Edifício Ramos de Azevedo: obras de restauro e acessibilidade entregues

Em janeiro de 2014 foram finalizadas as obras do Edifício Ramos de Azevedo. Construído para abrigar os cursos de eletricidade da Escola Politécnica, o edifício integra hoje o conjunto de edificações que sediam o Arquivo Histórico de São Paulo, no Bom Retiro.

Além das obras de restauro arquitetônico que enfocaram as dependências internas, o ponto de destaque das intervenções foi permitir o acesso universal ao espaço com a entrega do elevador destinado a pessoas com dificuldades de locomoção.

Assim, todo o edifício projetado pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo na primeira década do século XX pode ser visitado com o apoio do Serviço Educativo. E fica garantido o pleno acesso para consulta aos núcleos do Acervo Permanente, Biblioteca e Logradouros. Além disso, o grande salão central passa a abrigar em breve eventos e exposições.

O restauro arquitetônico teve como destaque a recuperação do auditório original e as pinturas das caixas de escadas laterais, que abrigam ainda vitrais produzidos pela Casa Conrado, constituindo-se como pontos de interesse da edificação.




Leia mais sobre o Edifício Ramos de Azevedo no Informativo Arquivo Histórico nº 21.