Exposição

SALAS DE CINEMA EM SÃO PAULO: 1895-1929

Memória do cinema no acervo do Arquivo Histórico de São Paulo

A partir de 17 de setembro a Galeria Olido recebe a mostra Salas de cinema em São Paulo: 1895-1929 que apresenta uma panorama inédito sobre os espaços de exibição na cidade durante as três décadas marcadas pela introdução do cinema silencioso.

Em 1900 a população do município de São Paulo chega a 240 mil habitantes, após quadruplicar em dez anos. O impacto do fenômeno atinge a vida cotidiana em seu todo. São Paulo, marcada por traços coloniais, passa então por transformações extraordinárias.

Modernidade e atraso cruzam-se pelas ruas. Imigrantes de todas as paragens, italianos com destaque, e migrantes nacionais buscam na cidade o ganha-pão e o sonho de enriquecimento. Faltam condições adequadas para habitação, saneamento, educação, transporte e, mesmo assim, a cidade explode.

Outras mudanças têm lugar indicando ações da modernidade: o automóvel, a eletricidade e a telefonia, entre tantos. O cinema surge nesse campo fértil de oportunidades. Os espaços de exibição iniciam sua trajetória de conquista do território, avançando pelo centro urbano rumo à Lapa, ao populoso Brás, à distante Vila Mariana...

Esse momento da história do cinema silencioso no Brasil ganha nova forma na mostra Salas de cinema em São Paulo: 1895-1929. O acervo do Arquivo Histórico de São Paulo permite recuperar a ação da municipalidade na busca de ordenar e regular tal processo. Esses documentos identificam um conjunto impressionante de locais de exibição e seus agentes e introduzem novas fontes para pesquisa.

A exposição conta com serviço de monitoria, que utiliza ainda maquetes física e virtual do Cine Teatro República, uma das grandes salas da década de 1920, além de álbuns com projetos de diversas salas da cidade. Completa a programação o ciclo de palestras Memória do cinema  e o Arquivo Histórico de São Paulo, que traz historiadores e pesquisadores  para apresentar um quadro sobre o cinema silencioso em São Paulo.

Acesse a Exposição

Links: Acesse a Base de dados e o Ciclo de Palestras


LOCAL:

Galeria Olido

Av. São João, 473 - térreo (Largo do Paiçandu)

São Paulo - SP

Abertura:

17 de setembro de 2012 às 19 horas

Visitação:

de 18 de setembro a 04 de novembro de 2012

Horários de funcionamento:

de terça a sexta das 10h às 20h

sábado das 13h às 20h

domingo das 13h às 19h

Monitoria:

de terça a sexta das 11h às 19h

sábado das 13h às 19h

ENTRADA FRANCA