Recomendações aos usuários

Os documentos armazenados neste Arquivo são únicos e insubstituíveis. Pedimos, por gentileza, que sigam as seguintes orientações para nos ajudar a salvaguardar nosso acervo. Na sala de consultas, não é permitida a entrada de objetos que possam causar danos aos documentos, comprometer a segurança do Acervo e das instalações, tais como comidas e bebidas, canetas, borrachas, líquidos corretores, instrumentos cortantes. O manuseio incorreto ou sem proteção dos documentos constitui importante fator de deterioração. É permitido o uso de máquinas fotográficas, computadores portáteis e telefones celulares. O celular deve ser mantido em modo silencioso e, quando necessário, atenda-o fora da sala de consulta. Cuide de seus equipamentos eletrônicos e de outros materiais, pois eles são de sua inteira responsabilidade.

Na consulta, o usuário também é responsável pela preservação da integridade dos documentos, e precisa estar atento a regras básicas, tais como: virar as páginas pelo meio sem molhar os dedos; não fazer "orelhas" não usar clipes para marcar as páginas de livros e documentos – substituir por uma filipeta de papel; não apoiar os braços sobre os documentos.

É permitido fotografar o material pesquisado - mediante autorização e procedimentos usuais da seção responsável - sem o uso de flash. Para consultar os documentos, o uso de luvas é obrigatório e, caso necessário, máscaras também podem ser oferecidas pelo AHM. O uso desses equipamentos visa à saúde dos consulentes e à preservação do Acervo.

Durante a consulta, os documentos devem estar sempre bem apoiados. Evite: levantá-los ou manuseá-los nas beiras da mesa de apoio ou fora dela. As boas práticas de manuseio são fundamentais para proteger o documento de qualquer dano que delas possa advir; os documentos de grande formato encontram-se em risco devido à fragilidade pelo seu tamanho e dificuldade no seu manuseio. Sempre que consultados, devem estar totalmente apoiados e na horizontal.

Caso seja necessário fazer alguma anotação, por favor, não escreva sobre o documento e nem no documento. Essas ações podem causar danos graves na superfície do papel. Abra apenas uma pasta, caixa ou pacote de cada vez para evitar a mistura de papéis entre os arquivos; certifique-se de devolver as pastas com os documentos na ordem original em que as recebeu. Não tente forçar a abertura dos documentos. Caso você tenha dificuldades, a equipe terá prazer em ajudá-lo(a).