Share

Recomendações aos usuários


Na Sala de Consultas do Arquivo Histórico Municipal o usuário requisita e examina os documentos de seu interesse, sejam os manuscritos, as fotografias, os mapas e plantas ou os livros, periódicos, folhetos e teses pertencentes ao acervo da Biblioteca.

A equipe de servidores das seções oferece orientação quanto aos acervos disponíveis em função das demandas dos consulentes, auxilia no manuseio dos instrumentos de pesquisa (inventários, índices, catálogos em papel e em meio eletrônico) e nos procedimentos para a requisição dos documentos.

Esta equipe também encaminha os pedidos de cópias e certidões às unidades competentes, intermediando todos os contatos necessários com as áreas de guarda, tratamento e conservação do acervo às quais os usuários não têm acesso.

Normas e procedimentos
- alimentos e bebidas; 
- canetas, líquidos corretores, cortadores de papel e assemelhados; 
- bolsas, pastas, embrulhos, sacolas, valises, malas e guarda-chuva; 
- livros, revistas, jornais, folhetos, fotografias, mapas, plantas, gravuras, microfilmes e assemelhados; 
- copiadoras portáteis, scanners; 
- e telefones celulares.
- lápis ou lapiseira;
- borracha;
- apontamentos de pesquisa;
- papel para anotação;
- porta-nota de pequenas dimensões, talão de cheques, cartões de crédito e seus documentos de identificação pessoal (carteira de identidade /ou passaporte).

A eventual entrada de qualquer material de utilização imprescindível à realização de pesquisas, tais como computadores portáteis, câmeras e outros equipamentos fotográficos, dependerá de autorização prévia da supervisão da Sala de Consultas, por escrito, em formulário próprio. É permitido fotografar o material pesquisado,(mediante autorização e procedimentos usuais da seção responsável), sem o uso do flash.