CGM de São Paulo participa de encontro com as Ouvidorias do SUS no Paraná

Evento representou mais uma oportunidade de diálogo e troca de experiências entre os profissionais da área

Representando a Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM), a ouvidora geral Maria Lumena Sampaio esteve, nessa quinta-feira (17), em Curitiba (PR), para participar do Encontro com as Ouvidorias do SUS no Paraná. O evento contou com a presença de representantes das unidades próprias do Estado, Consórcios Intermunicipais de Saúde, Ouvidorias Regionais de Saúde e Ouvidorias de Municípios sede de Regionais de Saúde.

O principal objetivo foi preparar os Ouvidores de Saúde na sua atribuição com o acolhimento do usuário do Sistema Único de Saúde – SUS, ampliando os canais de escuta, acolhimento e resposta das manifestações, bem como a participação do usuário na gestão do SUS, através da avaliação contínua da qualidade dos serviços do SUS.

Durante o encontro, Lumena falou sobre as Ouvidorias Públicas do Brasil, apresentando uma contextualização histórica e social. Também apresentou alguns trabalhos desempenhados pela Ouvidoria Geral do Município de São Paulo, hoje subordinada à CGM, como a inclusão de duas versões do relatório mensal de atendimento e dos dados da transparência passiva.

Outros temas tratados no evento foram O papel das Ouvidorias do SUS e seu Processo de Trabalho, ministrado pela coordenadora do Sistema Nacional de Ouvidorias – DOGES, Maria Francisca Moro, O Acolhimento do Cidadão – A Humanização e Ouvidoria, e Mediação de Conflitos.

Na ocasião, foram capacitados os novos ouvidores dos 19 Hospitais Próprios do Governo do Estado e dos 25 Consórcios Intermunicipais de Saúde. O encontro também foi marcado pelo lançamento da Cartilha de Direitos dos Usuários da Saúde. Apresentada pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a Cartilha traz informações que todo cidadão deve saber na hora de procurar atendimento no Sistema Único de Saúde ou no sistema privado. O material também esclarece como está organizada a rede pública de saúde e o que o cidadão pode exigir quando for procurar atendimento.

Segundo Lumena, o diálogo entre as ouvidorias é fundamental para o fortalecimento da atividade e para um serviço cada vez mais qualificado. “A participação neste evento, inclusive, foi muito importante pela interlocução e a interface entre a Ouvidoria Municipal e a Ouvidoria de Saúde. Ou seja, essa troca de experiências fortalece as ouvidorias e, por consequência, os esforços para um atendimento adequado ao cidadão que procura o SUS. Outro aspecto é que o convite reafirma a referência da Ouvidoria Geral do Município de São Paulo como articuladora de diálogo com outras ouvidorias públicas”, avalia.