Reunião renova compromisso com a Parceria para o Governo Aberto e amplia o prazo para inscrições no Programa Agentes Formadores de Governo Aberto

 A Controladoria Geral do Município (CGM) participou, nesta quarta-feira (04/07), da reunião que marcou a renovação da parceria com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais e a Secretaria Municipal de Justiça para o Programa “Governo Aberto”. O encontro ocorreu durante uma atividade do “Fórum de Gestão Compartilhada” que tem o objetivo de fomentar as propostas de transparência e fortalecer as políticas públicas de governo aberto, além de formular, implementar e avaliar o Segundo Plano Municipal de Governo Aberto do Município de São Paulo. Estiveram presentes no evento o Secretário Municipal de Relações Internacionais, Júlio Serson, o Secretário Municipal de Justiça, Rubens Rizek, o Controlador Geral do Município, Gustavo Ungaro, além de representantes da sociedade civil e do poder público.

O Secretário Municipal de Relações Internacionais, Júlio Serson, abriu o encontro reforçando que a transparência pública é uma prioridade no governo do prefeito Bruno Covas. “O prefeito Bruno Covas entende que a transparência, o contato direto com o cidadão é muito importante”. Júlio reforçou o trabalho realizado pelo Programa Governo Aberto, que é uma iniciativa internacional, reconhecida pela Organização das Nações Unidas.

Em nome do Fórum de Gestão Compartilhada, a representante da sociedade civil, Juliana Sakae falou com otimismo sobre a formulação do novo Plano Municipal de Governo Aberto. Para Juliana, este é o momento de se imprimir uma nova marca de governar. “É a hora de se ter uma liderança mais moderna, mais aberta e transparente, com a participação popular, que entenda que a tecnologia vem para suprir as demandas sociais”, reforçou.

O Secretário Municipal de Justiça, Rubens Rizek ressaltou o trabalho voluntário que muitas vezes é feito pelos representantes da sociedade civil no Fórum de Gestão Compartilhada. “É um grupo heterogêneo, com participantes de várias localidades, doando seu tempo para ter uma sociedade mais organizada, mais transparente. Isso é um ato de amor, e vamos crescer mais”, pontuou o secretário.

O Controlador Geral do Município, Gustavo Ungaro, lembrou que fez parte do primeiro encontro que instituiu o Open Government Partnership (OGP) em Londres e, em um segundo momento, em Brasília. E reforçou a importância das ações concretas e articulações, que começaram no plano internacional, e hoje repercutem em São Paulo, transformando a cidade em referência no trabalho de Governo Aberto. Ungaro representará a Prefeitura de São Paulo no Encontro Anual da OGP de 2018, que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de julho, em Tblisi, na Geórgia.

Ungaro aproveitou o encontro para anunciar a prorrogação do prazo para a inscrição no Programa “Agentes Formadores de Governo Público”. Para o Controlador, “essa iniciativa concreta mostra ser possível colocar em prática um plano de Governo Aberto, em ação conjunta do poder público e sociedade civil, com atividades que acontecerão em todas as regiões da cidade, até dezembro deste ano, promovendo e difundindo a cultura da transparência, a lei de acesso à informação, a participação, o controle social e novas tecnologias”.

Agentes de Governo Aberto

O prazo para as inscrições para o Programa “Agentes Formadores de Governo Aberto” foi prorrogado para 16 de julho. O programa consiste na capacitação de moradores do município para a aplicação dos conceitos do Governo Aberto, oferecendo atividades, entre setembro e dezembro de 2018, em todas as regiões da cidade. O edital do Programa já foi publicado e oferece 30 vagas, sendo 26 para agentes formadores e 04 para interpretes da língua brasileira de sinais. Os Agentes Formadores de Governo Aberto irão atuar em 4 áreas distintas:

*Transparência, dados abertos, difusão da Lei de Acesso à Informação;

*Gestão participativa inclusiva, mapeamento colaborativo, incentivo ao controle social;

*Inovação, tecnologia aberta e inclusão digital;

*Comunicação social, cultura digital, mídias alternativas e colaborativas;

As inscrições podem ser feitas na plataforma digital da SP Cultura, no link http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/projeto/3697 ou nos dias 06 e 16 de julho, de forma presencial, na Secretaria Municipal de Relações Internacionais, no Viaduto do Chá, 15 - 7º andar. No dia 06, o atendimento será das 9h00 às 12h00 e no dia 16, as inscrições podem ser feitas das 10h00 às 17h00.